A importância de ter seu negócio online
O e-commerce tem crescido consideravelmente no mercado nacional ao longo dos últimos anos. De acordo com diferentes pesquisas, o Brasil é um dos países que mais compra pela internet. Só no 1º semestre de 2019, o comércio eletrônico teve um aumento de 12% em suas vendas online.
Para demonstrar todas as vantagens que um negócio digital pode somar aos empreendedores e clientes, fizemos uma lista com alguns dos principais benefícios. Confira quais são eles:
Esqueça o estoque: quando você trabalha em um negócio online, o estoque deixa de ser uma preocupação. Muitos empreendedores conseguem negociar com seu fornecedor, fazendo com que os produtos saiam de fábrica e sejam entregues diretamente para o consumidor final.
A não-necessidade de um estoque físico tem um grande impacto positivo nas empresas. A área física necessária para o negócio se desenvolver acaba sendo menor e, consequentemente, o aluguel também diminui.
Além disso, as empresas têm uma grande redução em sua infraestrutura e no quadro de funcionários. A autonomia e a segurança do negócio também passam a ser muito maiores.
Maior margem para negociação: o e-commerce também permite uma maior negociação entre a empresa e seus fornecedores, como transportadoras, empresas de entrega e até Correios.
Quanto maior for o volume de entregas, maiores são as chances de conseguir um grande desconto com esses parceiros estratégicos. Essa facilidade pode ser oferecida aos consumidores por meio de frete grátis ou outras ações.
Mais clientes: outro diferencial vantajoso do negócio online é que, diferentemente da loja física, o e-commerce permite que uma única empresa atenda consumidores de todo o país e até clientes internacionais.
Os usuários conseguem encontrar o negócio digital por meio de sites e buscadores, como o próprio Google. Também é possível anunciar nas redes sociais e conquistar novos clientes.
Dê adeus ao horário comercial: o negócio online pode ficar 24 horas por dia aberto, sem a necessidade de restringir as vendas para o horário comercial e somente durante a semana.
Assim, a empresa consegue atender seus clientes a qualquer momento e tudo isso sem a exigência de contratar novos funcionários para diferentes turnos. A única necessidade é ter um site de qualidade, uma ferramenta bem estruturada, intuitiva, de fácil navegação e segura.
Estude seus números: um benefício também trazido pelo negócio online é a maior facilidade em estudar os números da empresa. Ou seja, com algumas ferramentas, o empreendedor já consegue acompanhar quantos acessos sua loja está tendo e de onde vem esse cliente.
Vale lembrar que descobrir a origem do consumidor é determinante na hora de escolher em quais canais investir a maior parte da verba destinada à propaganda e marketing.
Crise nunca mais: algumas crises impactam diretamente os negócios físicos. Um exemplo recente é o fechamento dos comércios como ação preventiva contra o Coronavírus.
Durante esse período, as lojas digitais continuam funcionando normalmente e seu volume de vendas acaba até aumentando, já que os concorrentes físicos não estão atendendo os consumidores.
Ter um e-commerce pode ser determinante para sobreviver a essas crises, ter um alívio financeiro e faturar independentemente da situação do país.
Dica importante!
Também é necessário destacar que o negócio online é indicado para os mais diferentes segmentos de mercado, como moda e beleza, alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, agências de turismo, consultorias e muito mais. O mais importante é adequar-se a essa nova realidade do mercado e faturar muito por meio do e-commerce. Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar.