Avio
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Tráfego Pago Para Delivery
    • Criação de Sites
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente
  • Menu Menu

Como fazer uma live profissional para sua empresa

Mulher saindo de um celular gigante em uma live para empresa

As transmissões ao vivo na internet, como uma live profissional para sua empresa, foram um grande sucesso em 2020 e estão entre os trends para o setor corporativo. As lives nas redes sociais, que estão presentes no dia a dia de muita gente, podem potencializar a estratégia da sua empresa.

O fato é que as transmissões ao vivo ocuparam um vazio imenso que foi criado pela pandemia de Covid-19. Sem poder aglomerar, os shows, apresentações de teatro, workshops, congressos, reuniões e diversos eventos se tornaram virtuais.

A necessidade de falar com o público, mas sem ter o contato pessoal direto, fez com que as lives nas redes sociais, ou seja, os conteúdos em vídeo feitos ao vivo, se tornassem essenciais em todas as estratégias atuais de marketing digital.

Não existe qualquer possibilidade de criar uma estratégia de marketing de sucesso que não contemple lives nas redes sociais. O desafio é a profissionalização das transmissões ao vivo, que pode fazer a sua empresa ter ótimos resultados no ambiente digital.

Índice

  • 1 Quais as vantagens das lives nas redes sociais?
    • 1.1 Contato imediato com o público
    • 1.2 Interação com as pessoas
    • 1.3 Um momento único
  • 2 Criação profissional de lives para empresas
  • 3 Como fazer transmissões ao vivo com muito sucesso
    • 3.1 Avise os seguidores
    • 3.2 Brindes atraem bastante
    • 3.3 Motivação da live
    • 3.4 Ensaiar é preciso
    • 3.5 Nada de decoreba
    • 3.6 Ter um roteiro
    • 3.7 Testar os equipamentos e ter redundâncias
    • 3.8 Cenário para lives
    • 3.9 Onde fazer a live para empresa?
    • 3.10 A criação da persona

Quais as vantagens das lives nas redes sociais?

As lives para empresas permitem interagir com o público em um grau muito elevado, próximo, interessante, animado, construtivo e que gera muito valor.

Contato imediato com o público

As lives nas redes sociais permitem interagir com o público naquele momento, oferecendo uma experiência excelente para os seguidores e aumentando muito o engajamento.

Mesmo que o conteúdo fique disponibilizado no YouTube depois, o valor é muito maior para quem aproveitou o “ao vivo”, no horário marcado.

Interação com as pessoas

As lives oferecem uma troca de informações e um compartilhamento maior de conteúdos entre as empresas e os seguidores nas redes sociais.

Os participantes podem perguntar curiosidades, tirar dúvidas, fazer uma sugestão e oferecer ótimos feedbacks para a empresa, que se transformam depois em excelentes oportunidades.

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

Um momento único

As transmissões ao vivo permitem criar um momento especial, que não pode ser reproduzido. Por isso, todos os detalhes vão fazer muita diferença, como cenário, influencer, produtos, tom de voz, iluminação e trilha sonora. Esteja preparado!

Criação profissional de lives para empresas

As lives nas redes sociais se tornaram um evento organizado. Se você viu um concorrente ou até mesmo um amigo que tem uma empresa entrando ao vivo no Instagram, super despreparado, saiba que ele está correndo o risco de se tornar um grande fiasco. Por isso, não tente fazer igual.

A preparação para uma live requer ensaio, montagem, roteiro, equipe, equipamentos e mais uma série de elementos que são essenciais para expor a empresa de forma que a transmissão ao vivo seja um sucesso.

Como fazer transmissões ao vivo com muito sucesso

Avise os seguidores

As lives nas redes sociais são transmissões ao vivo com hora e dia marcado. Logo, o primeiro passo é informar com antecedência os seguidores para que eles possam separar um horário na agenda para participar.

Para isso, peça para a agência de marketing digital criar algumas artes para as mídias sociais e, até mesmo, realizar uma campanha patrocinada para impulsionar o evento. Horário, data e lembretes são necessários para a live bombar.

Brindes atraem bastante

Fazer sorteios e oferecer brindes aos participantes é uma excelente estratégia para engajar o público em transmissões ao vivo.

Em geral, as empresas oferecem versões personalizadas ou estilizadas de seus próprios produtos ou serviços e o custo é praticamente zero.

Se não for este o seu caso, faça um investimento em um brinde que combine bem com a sua persona, pois vale à pena. A sua agência de Marketing Digital pode ajudar nesta tarefa.

Motivação da live

E não basta fazer uma live no Instagram ou no YouTube, simplesmente por fazer. Qualquer exposição da sua empresa precisa ter um sentido, um propósito bem definido.

Por isso, a live pode ser temática e muito bem estruturada, com um tema bem delimitado, como “live sobre tendências da moda feminina outono/inverno” ou sobre “como investir na bolsa de valores se você é iniciante”. A proposta precisa ser boa e fazer sentido para sua marca e também gerar valor para o seu cliente.

Ensaiar é preciso

Ninguém chega na frente da câmera, em um palco ou diante de um microfone sem treinamento. Por isso, quem for aparecer na transmissão ao vivo precisa treinar ou estar ambientado com as aparições na rede.

Se for o dono, gerente ou um vendedor, é essencial ensaiar e, neste ensaio, é mais importante ainda que seja para valer.

A transmissão ao vivo vai durar 40 minutos? O ensaio também! Nesta simulação é importante treinar para reagir em todas as situações, até mesmo nas mais inusitadas.

Outros detalhes: movimento das mãos, olhar para a câmera, postura na cadeira, etc. Toda a comunicação não verbal também importa.

Nada de decoreba

As lives nas redes sociais não são um discurso oficial do presidente da empresa. A intenção é criar um ambiente de conversa e, por isso mesmo, os ensaios devem focar em falas fluidas, descontraídas, agradáveis e amigáveis.

É claro que no seu roteiro devem estar escritas algumas informações essenciais, até mesmo estatísticas ou pesquisas, dependendo do assunto da live sua transmissão.

Porém, quem estiver conduzindo a conversa pode ter um feeling e saber dosar a hora de usar um dado mais preciso e quando é legal deixar as ideias fluírem.

Ter um roteiro

Como todo bom conteúdo para internet, as transmissões ao vivo nas redes sociais precisam ter um roteiro com começo, meio e fim, onde estão os assuntos principais, tópicos que não podem ser esquecidos e espaço para perguntas e respostas.

As lives para empresas precisam ser organizadas e ter um conteúdo bem delimitado é essencial. Nos ensaios, é importante que a equipe que vai aparecer na transmissão já esteja com o roteiro em mãos, para não divagar demais.

Testar os equipamentos e ter redundâncias

Câmera, microfones, smartphone, notebook, conexão com a internet, software, todos os detalhes técnicos para suas lives precisam ser checados com antecedência.

Além disso, é essencial ter redundância para tudo que é essencial. Isso significa ter um microfone reserva e um notebook sobrando, por exemplo. Outra dica: deixe alguém do time responsável pela parte técnica, isso funciona melhor.

Cenário para lives

O cenário onde sua live será transmitida depende muito da empresa que está organizando a ação.

Se for uma multinacional, provavelmente será importante criar um ambiente que tenha o padrão da identidade visual da marca, seguindo um modelo global.

Se a empresa é pequena, é importante pensar em um ambiente neutro, com ótima iluminação e poucos ruídos.

É importante reparar se não tem nada fora do lugar, por exemplo, algo que não deve aparecer. Afinal, ninguém quer virar piada ou um meme na internet.

E isso acontece muito, por isso deve ser um cuidado de fato. Não dá para fazer uma live em suas redes sociais e ter um poster totalmente cafona e sem sentido atrás.

Se o cenário não for neutro, no mínimo ele precisa combinar com a temática da transmissão ao vivo. O assunto é tênis para corrida? Bem legal ter alguns exemplares mais antigos em cima da mesa ou um poster da Nike atrás.

Onde fazer a live para empresa?

É preciso escolher qual das plataformas você deve usar para fazer a transmissão ao vivo.

O ideal é escolher a rede social na qual o seu público é mais engajado. As pessoas dão mais likes no Instagram? Este é um sinal de que a transmissão ao vivo nessa rede social pode ser melhor para sua empresa.

Seu negócio tem um canal consolidado no YouTube? Neste caso, também não restam dúvidas, sua transmissão ao vivo será feita por lá.

Mas e se a sua empresa ainda estiver começando no Marketing Digital, tiver poucos seguidores no Instagram e ainda estiver conquistando um espaço no YouTube, Twitter ou Facebook?

Neste caso, é essencial avaliar qual é a sua persona, a rede social que ela mais utiliza e interage e promover uma transmissão ao vivo em uma plataforma que, em um futuro breve, será essencial na sua estratégia de Marketing Digital.

A criação da persona

Para criar persona, analisar métricas, avaliar dados e realizar outras tarefas bem típicas do ambiente digital profissional, a empresa pode contratar uma agência de marketing digital para criar apenas uma ação para a live.

Não precisa ser um contrato de um ano, com multa ou algo do tipo. Muitas agências de ponta são especializadas em realizar transmissões ao vivo pela internet, auxiliando o cliente somente nesta ação.

É muito interessante receber o suporte de uma agência especializada e experiente, pois os profissionais passam muita confiança, ajudam a perder a inibição na frente da câmera, dão ótimas dicas, preparam todo o conteúdo e supervisionam a transmissão enquanto ela acontece.

Enfim, se uma empresa tem condições financeiras de profissionalizar, não há dúvidas de que este é o melhor caminho, sempre.

Conte com a gente e profissionalize as lives da sua empresa!

Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.

Solicite um orçamento.

Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!

FALE COM A GENTE!

Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail

Enviaremos informativos esporádicos com conteúdo de marketing digital e relevante para seu site e seu negócio, bem como notícias e promoções sobre a Avio

Você pode se descadastrar a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para informações de como exatamente usamos essas informações, por favor, visite nossa página Politica de Privacidade.

Utilizamos o Mail Chimp para armazenar essas informações e enviar nossos informativos. Você pode saber mais sobre a política de privacidade deles aqui.

Posts Relacionados

Ilustração de três pessoas em uma agência de marketing digitalO que é identidade visual e como criar uma para sua empresa Ilustração de duas pessoas sentadas em livrosEntenda o que são materiais ricos, para que servem e como fazer Ilustração de três pessoas montando o layout da tela de um computadorUX: O que é, para que serve e como ela impacta seu site Criação de Site: saiba tudo o que você precisa para ter o seu Ilustração de mulher na tela de um celular no instagram react para storiesInstagram React: Como fazer e o que é exatamente essa novidade Ilustração de telefone celular sobreposto a um fundo azul claro.Signal: O app de mensagens que veio para brigar com o Whatsapp!

Posts recentes

  • Tráfego pago para pizzaria: como vender mais
  • Tráfego pago para delivery: o que é e como fazer
  • 8 Dicas valiosas de produção de conteúdo para o seu blog
  • Gestor de tráfego: quem é e onde contratar esse profissional
  • Link Building: o que é, como funciona e como fazer
Logo Avio - Desenvolvimento de Sites

Somos uma agência especializada em anúncios online no Google, no Facebook e no Instagram, bem como na criação de sites.
Desenvolvemos uma estratégia única para que sua empresa alcance os resultados esperados no mundo digital. Fornecemos soluções completas que incluem gestão de tráfego, criação de landing pages, social media, design e copywriting. Clique e fale agora com nossa equipe.

São Bernardo do Campo / SP

(11) 98500-1092

Birigui / SP

(18) 93500-5577

falecom@avio.com.br

Política de Privacidade

/aviobr

Logo Avio Desenvolvimento de Sites

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

Conheça as diferenças e saiba como usar o WhatsApp Business Duas mulheres próximas a um telefone celular Elo de corrente atrás de telas de computador Backlinks: o que são e como usar esse importante recurso
Scroll to top

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e podermos sugerir conteúdo relevante para você. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.