Avio
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Tráfego Pago Para Delivery
    • Criação de Sites
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente
  • Menu Menu

Conheça as diferenças e saiba como usar o WhatsApp Business

Duas mulheres próximas a um telefone celular

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo. Todo mundo conhece e utiliza esse app. Não importa a distância, é possível se comunicar de forma gratuita, enviar e receber arquivos a qualquer hora de forma eficiente e com segurança. Visando essa facilidade, as empresas passaram a utilizar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes e, ao entender a necessidade das empresas, a gigante das redes sociais de Mark Zuckerberg criou o WhatsApp Business. O app veio para auxiliar – principalmente – pequenas empresas no trabalho de divulgação e acompanhamento de seus negócios. Mas afinal, você sabe qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business e como utilizar essas diferentes ferramentas a favor de sua empresa?

Índice

  • 1 Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business?
  • 2 Conheça as diferenças e ferramentas do WhatsApp Business
    • 2.1 Perfil Comercial
    • 2.2 Catálogo
    • 2.3 Ferramentas de mensagem
    • 2.4 Link Curto
    • 2.5 Facebook e Instagram
    • 2.6 Nova Transmissão
  • 3 Qual o preço e como instalar o WhatsApp Business?
  • 4 É possível utilizar o mesmo número do WhatsApp no WhatsApp Business?
  • 5 Como usar o WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo aparelho?
  • 6 WhatsApp Business e Identidade Visual

Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business?

A diferença entre as duas versões do aplicativo é a funcionalidade a que se destina cada um deles. A princípio, o WhatsApp foi desenvolvido para uso pessoal. Ou seja, conversar com amigos e familiares. Também é possível enviar diversos arquivos, como fotos, vídeos, documentos em word, planilhas, entre outros. Por isso, foi questão de tempo até as os pequenos comerciantes perceberem as facilidades do WhatsApp para seus negócios.

Acontece que o formato padrão do aplicativo não contempla todas as necessidades de um perfil comercial, então o WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para auxiliar empresas na comunicação eficiente e organizada com seus clientes. O aplicativo oferece ferramentas auxiliares para divulgação, prospecção, comunicação e acompanhamento de clientes, produtos e serviços.

Conheça as diferenças e ferramentas do WhatsApp Business

Depois de instalar o WhatsApp Business em seu smartphone, conheça e comece a utilizar as ferramentas seguindo alguns passos simples. Primeiramente, na aba de CONVERSAS > MAIS OPÇÕES (no Android), ou em AJUSTES (no Iphone). Depois, em FERRAMENTAS COMERCIAIS.

Menu de opções do Whatsapp.

Menu de ferramentas comerciais para o WhatsApp Business no Android.

Então você encontrará as opções de Perfil comercial, Catálogo, Mensagem de ausência, Mensagem de saudação, Respostas rápidas, Etiquetas, Link curto e Facebook e Instagram.

Menu de opções do Whatsapp.

Opções existentes em ferramentas comerciais no WhatsApp Business

Perfil Comercial

O Perfil Comercial do WhatsApp Business é onde você gerencia os dados da empresa. É nessa opção que você inclui as principais informações do seu negócio. Ao clicar em Perfil Comercial, aparecerão, em lista, áreas para que possam ser preenchidas várias informações. Primeiramente, você coloca o nome da empresa. Depois, faz uma descrição das atividades, produtos e serviços. Em seguida é possível escolher a categoria comercial, como “roupas e vestuário” “serviços automotivos”, “educação” etc. Complete o perfil informando o seu horário de atendimento, e-mail e site. O WhatsApp Business te ajuda solicitando essas informações, assim você não deixa de oferecer nenhum dado importante ao cliente.

Catálogo

O catálogo do WhatsApp Business é perfeito para apresentar produtos, serviços e promoções. É nesse espaço que você tem a opção de incluir imagens que ficarão fixadas no seu perfil por tempo indeterminado. Além dessa facilidade, para cada imagem postada, é possível incluir o nome do item, descrição, preço, entre outras informações.

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

Ferramentas de mensagem

São as ferramentas de mensagem que facilitam e agilizam a comunicação entre empresa e cliente.

Primeiro: a Mensagem De Ausência desempenha o papel da secretária que vai recepcionar o cliente na sua ausência. Logo, é importante que você escolha bem quais mensagens vai colocar ali. O aplicativo dá uma sugestão que você pode utilizar, e também é possível escolher os destinatários que vão receber essa mensagem bem como os horários em que essa mensagem pode ser exibida.

Segundo: em Mensagem De Saudação, você dá as boas-vindas ao seu cliente após a primeira mensagem enviada por ele ou, também, em outra ocasião, essa mensagem é enviada quando um contato seu fala com você após 14 dias de inatividade. Também é possível selecionar os contatos que receberão a mensagem.

Terceiro: nas Respostas Rápidas você cria atalhos no teclado para as mensagens mais utilizadas nas conversas com os clientes. Você pode deixar salvo, por exemplo, uma mensagem de agradecimento ou uma resposta para dúvidas frequentes.

Quarto: as Etiquetas são ferramentas que ajudam a classificar os clientes e a etapa da negociação. Por exemplo, você pode marcar um cliente como “Novo cliente”, ou até com a informação “Pedido em andamento” ou “Pagamento finalizado”. São inúmeras opções e você pode personalizar as etiquetas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Link Curto

O link curto é criado de forma automática quando você inicia uma conta no WhatsApp Business. Esta facilidade permite que você compartilhe, nas diversas redes sociais e sites, um link para que as pessoas iniciem uma conversa com sua empresa via WhatsApp. Você pode compartilhar no formato link ou QR Code. É rápido e facilita muito na prospecção de clientes.

Facebook e Instagram

A ferramenta de Contas conectadas serve para sincronizar as redes sociais de sua empresa, Facebook e Instagram, à sua conta do WhatsApp Business. Para isso, basta abrir as contas comerciais das redes sociais e conectar o número do WhatsApp Business aos contatos da página. Quando um cliente estiver procurando por sua empresa nas redes, ao clicar sobre o contato, a janela para conversa se abrirá automaticamente.

Nova Transmissão

Essa ferramenta, presente em ambas versões do mensageiro, permite que você envie simultaneamente a mesma mensagem para seus contatos. Você pode escolher os clientes que receberão a mensagem e não há limite de contatos. Envie promoções e novidades através dessa ferramenta.

Depois de tantas informações novas e interessantes, você deve estar se perguntando se há mais alguma diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business. É necessário pagar para utilizar algum dos aplicativos? É possível instalar os dois no mesmo aparelho smartphone? Como instalar e começar a usar? Fique tranquilo! A gente responde tudo pra você.

Qual o preço e como instalar o WhatsApp Business?

Usar o WhatsApp Business é de graça. O aplicativo é gratuito. Você pode baixar o app em sua loja de aplicativos clicando aqui para Android e aqui para Iphone. Instalar é rápido e simples. Também é interessante escolher uma foto de perfil que combine com a sua marca. Pronto! Já pode começar a usar.

É possível utilizar o mesmo número do WhatsApp no WhatsApp Business?

Não. É importante saber que não é possível manter o mesmo número em ambos os aplicativos simultaneamente. Você pode divulgar sua marca, produtos ou serviços e manter uma imagem comercial respeitável aos olhos dos clientes, mas se seu número de telefone pessoal já está sendo utilizado nas transações comerciais está tudo bem! É possível migrar seu número pessoal do WhatsApp para o WhatsApp Business e usufruir de todas as suas ferramentas. Essa opção é muito útil para quem já tem uma carteira de clientes que o contata através do número pessoal. Quando você instala o WhatsApp Business há a opção de você fazer essa migração. É simples e sem dor de cabeça.

Como usar o WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo aparelho?

É possível utilizar simultaneamente os dois aplicativos no mesmo smartphone. Porém, como dito, não é possível utilizar o mesmo número de telefone nos dois aplicativos. Sendo assim, você precisa ter um aparelho dual chip para cadastrar um número diferente em cada aplicativo. Um número pessoal para o WhatsApp e um número comercial para o WhatsApp Business.

WhatsApp Business e Identidade Visual

Agora você já conhece todas as diferenças entre WhatsApp e WhatsApp Business.  Também já sabe como utilizar as ferramentas do WhatsApp Business a favor do seu negócio. Então, só falta construir uma Identidade Visual que represente fielmente a sua marca. Afinal, essa identidade estará presente desde a foto de perfil, nas fotos do catálogo, em seu site, nas redes sociais de sua empresa entre tantos outros lugares . É ela que vai conquistar ou afastar o seu cliente.

Para entender tudo sobre a identidade visual de sua empresa e aprender o necessário para construir uma perfeita para o seu negócio, preparamos um artigo para você. Não deixe de conferir.

Identidade Visual: o que é e como criar uma para sua empresa.

Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.

Solicite um orçamento.

Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!

FALE COM A GENTE!

Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail

Enviaremos informativos esporádicos com conteúdo de marketing digital e relevante para seu site e seu negócio, bem como notícias e promoções sobre a Avio

Você pode se descadastrar a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para informações de como exatamente usamos essas informações, por favor, visite nossa página Politica de Privacidade.

Utilizamos o Mail Chimp para armazenar essas informações e enviar nossos informativos. Você pode saber mais sobre a política de privacidade deles aqui.

Posts Relacionados

Mão segurando um megafone na tela de um celular.Anúncios pagos: conheça as vantagens e saiba a quem recorrer Ilustração de telefone celular sobreposto a um fundo azul claro.Signal: O app de mensagens que veio para brigar com o Whatsapp! Criação de Site: saiba tudo o que você precisa para ter o seu Ilustração de pessoas próximas a um celularCall to Action: saiba o que é e como usar esse recurso Ilustração de uma mão segurando um celular com o clubhouseClubhouse: O que é e como usar essa rede social Pessoas próximas a palavra SEOSEO on page: entenda tudo o que você precisa e saiba como fazer

Posts recentes

  • Tráfego pago para pizzaria: como vender mais
  • Tráfego pago para delivery: o que é e como fazer
  • 8 Dicas valiosas de produção de conteúdo para o seu blog
  • Gestor de tráfego: quem é e onde contratar esse profissional
  • Link Building: o que é, como funciona e como fazer
Logo Avio - Desenvolvimento de Sites

Somos uma agência especializada em anúncios online no Google, no Facebook e no Instagram, bem como na criação de sites.
Desenvolvemos uma estratégia única para que sua empresa alcance os resultados esperados no mundo digital. Fornecemos soluções completas que incluem gestão de tráfego, criação de landing pages, social media, design e copywriting. Clique e fale agora com nossa equipe.

São Bernardo do Campo / SP

(11) 98500-1092

Birigui / SP

(18) 93500-5577

falecom@avio.com.br

Política de Privacidade

/aviobr

Logo Avio Desenvolvimento de Sites

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

Princípio de Pareto: O que é e como aplicar Homem sentado olhando gráfico Mulher saindo de um celular gigante em uma live para empresa Como fazer uma live profissional para sua empresa
Scroll to top

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e podermos sugerir conteúdo relevante para você. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.