Entenda o que são materiais ricos, para que servem e como fazer
Atrair visitas, gerar leads, engajar o público e outros objetivos que são muito comuns no Marketing Digital podem se tornar mais frequentes e dinâmicos quando a sua estratégia envolve a criação e distribuição de materiais ricos. Existe uma porção de formatos disponíveis para você explorar!
Mas o que são materiais ricos e quais são as diferenças que eles apresentam em relação aos demais conteúdos? Primeiro, vamos explicar o que é material rico e deixar claro que outros conteúdos utilizados na estratégia da sua empresa não são necessariamente “pobres”, para usar o termo antagônico perfeito para este caso. Abaixo você vai entender o que queremos dizer, acompanhe!
Índice
O que são materiais ricos?
Os materiais ricos são conteúdos mais aprofundados, com grande quantidade de informação de qualidade. É quase que uma abordagem completa sobre um assunto, um tema, um problema, um produto ou outro objeto que está sendo utilizado.
Estes conteúdos completos possuem uma capacidade muito elevada de persuasão e atração em campanhas de captação de leads, principalmente porque são poucas as empresas que dispõem de tempo ou recursos para investir na produção de material rico.
Existem alguns parâmetros que delimitam o formato de um material rico. Ou seja, sem essas características o conteúdo não fica tão substancial a ponto de preencher a necessidade de um usuário mais especialista, interessado ou disposto a obter mais informações sobre um tema de interesse.
Quais são os tipos de materiais ricos?
Devido ao fato de o material rico ser aquele que possui muito valor agregado porque concentra muitas informações, espera-se que ele seja maior que o normal, principalmente por ser mais completo.
Entre os tipos mais produzidos estão: e-books, vídeos, blog posts e infográficos. Para se tornar mais interessante para o público, ainda é sugerido trabalhar com dois formatos ao mesmo tempo, como texto e vídeo, por exemplo.
Aprofundamento no conteúdo
O material rico precisa de um conteúdo aprofundado. Tudo bem, mas o que isso significa na prática?
Os materiais ricos apresentam todos os aspectos possíveis sobre um tema. Vamos imaginar aqui um material rico disponível na internet sobre tênis de corrida, como um vídeo publicado por uma loja virtual de materiais esportivos.
Nele, ao invés de falar somente de tamanho, cores disponíveis e detalhes superficiais, a abordagem trará informações sobre o tipo de pisada, material, peso do tênis, indicação para corredores, durabilidade em quilometragem, comparação com versões anteriores mostrando a evolução do produto, etc.
Ao gerar um conteúdo mais detalhado, você consegue não somente fornecer um material mais completo ao seu usuário mas, também, responde de forma mais amplas suas dúvidas e aumenta a chance convencê-lo a comprar de você.
Detalhamento técnico
Os materiais ricos tentam preencher uma lacuna de interesse por informações técnicas. No exemplo acima, sobre o tênis de corrida, as informações a respeito do material, tipo de pisada, peso e outros detalhes técnicos importantes para os praticantes da modalidade são essenciais para agregar valor ao conteúdo.
Essa regra básica de conteúdos ricos deve ser respeitada para todos os segmentos. Se a sua empresa vende tubos metálicos, tente expor aos usuários o máximo de detalhamentos técnicos possíveis, a ponto de tentar sanar todas as dúvidas que possam existir sobre o assunto.
Quais são as vantagens de produzir material rico?
O material rico demanda mais tempo, investimento e dedicação para ser produzido. Em suma, dá muito mais trabalho. Porém, o retorno obtido com eles costuma ser bem mais eficiente.
Em geral, estes conteúdos são publicados em estratégias de marketing digital para a captação de leads. O material rico é disponibilizado em troca de algo que também tem valor para a empresa, como o e-mail ou o Whatsapp do potencial cliente, por exemplo.
Estes conteúdos são os mais recomendados para a captação de leads qualificados, já que pessoas que estão muito interessadas possuem certo conhecimento sobre o assunto, estão mais dispostas a comprar ou querem ser abastecidas com informação de qualidade. Ou seja, estes prospects – estágio anterior ao de cliente – estão dispostos a criar uma relação mais profunda com a marca.
A empresa que publica materiais ricos na internet também se torna uma autoridade sobre o assunto e passa a se destacar mais junto aos seus consumidores, chamando mais atenção do que os concorrentes.
Se o material que sua empresa produz for muito qualificado, mais valor sua marca terá na internet diante das pessoas que realmente importam – aquelas que vão comprar de você!
Os conteúdos completos ainda geram maior engajamento do público, que costuma interagir bastante nas redes sociais, através dos perfis das empresas com as quais estão se relacionando.
Essas pessoas tendem a curtir e compartilhar mais as postagens, fazendo uma divulgação muito positiva da marca. Elas também fazem comentários positivos a respeito do produto/serviço, e isso tem um grande valor para atrair novos consumidores.
Através da construção de um material rico é possível criar uma rede muito positiva de pessoas interessadas no produto ou serviço, gerando muitas conversões, já que o conteúdo oferecido é capaz de atender aos desejos da audiência.
Como produzir um material rico?
Se sua empresa puder investir e contratar profissionais que elaborem este conteúdo, essa é uma excelente alternativa.
Outra possibilidade é você mesmo produzir o material. Para isso, escolha o formato com o qual tenha mais facilidade, como texto ou vídeo.
O mais importante, neste caso, é a estrutura do material rico, com o preparo de todas as informações que ele deve ter para atender à demanda da audiência, sem falhas ou frustrações.
Por isso, elabore uma pauta com tudo que o material rico deve ter, entre os quais estão os seguintes pontos:
- Cor;
- Tamanho;
- Características;
- Funcionalidades;
- Diferenciais;
- Modelos disponíveis;
- Preço;
- Durabilidade;
- Custo x benefício;
- Onde comprar;
- Quanto tempo demora a chegar;
- Diferenciais com relação ao concorrente;
- Outras informações relevantes.
Lembre-se de incluir todos os detalhes técnicos que são importantes para as pessoas que vão visualizar o seu material rico.
Divulgação
Depois de fazer uma minuciosa revisão para verificar se o material rico contém erros, é ideal contar com uma empresa de marketing digital para fazer a divulgação.
Em geral, isso é feito por meio de uma ação de marketing digital, como uma campanha no Google através de uma landing page para publicação com o intuito de obter o maior alcance possível.
São utilizadas estratégias de SEO e inbound marketing para atrair o leitor que realmente vai se interessar pelo material qualificado. As agências também usam Call To Action para melhorar o direcionamento.
Enfim, depois de tanto trabalho e investimento para a produção, é necessário usar os meios corretos para que o conteúdo qualificado chegue precisamente a quem realmente interessa.
A vantagem de criar landing pages para a publicação destes materiais ricos é que essas plataformas já contam com um formulário para ser preenchido pelo usuário, para permitir que ele tenha acesso ao conteúdo.
Para visualizar o material completo ou baixar o e-book, por exemplo, ele precisa se inscrever primeiro e deixar os dados de contato que são necessários para sua empresa se relacionar com ele, como e-mail ou Whatsapp.
A nossa sugestão é sempre profissionalizar a divulgação, para não haver nenhum problema com relação à disponibilização do material para as pessoas que querem consumir este conteúdo.
Nós podemos oferecer a você um panorama completo da produção de material rico, desde a pesquisa sobre as personas até a divulgação do material, passando por todas as etapas que fazem parte da criação deste tipo de conteúdo. Fale com a gente!
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail