Google Meu Negócio: o que é e quais as vantagens
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que existe para divulgar uma empresa, sua história e informações essenciais como endereço, telefone, localização e horário de funcionamento em pesquisas feitas tanto no buscador do Google quanto no Google Maps.
As vantagens que o Google Meu Negócio pode gerar estão atraindo cada vez mais as pequenas empresas que precisam ter presença digital em uma região específica. A ferramenta é excelente, pois é gratuita e coloca a sua empresa em evidência nas buscas que os usuários fazem no Google Maps ou no buscador do Google.
Antes de falamos especificamente dos benefícios dessa solução, vamos explicar um pouco mais sobre o que é o Google Meu Negócio. Me acompanhe.
Índice
- 1 Google Meu Negócio: o que é essa ferramenta de divulgação de empresas
- 2 Vantagens do Google Meu Negócio
- 2.1 Gerenciamento de informações
- 2.2 Receber mais ligações
- 2.3 Melhorar a presença digital na própria ferramenta
- 2.4 Aumento do tráfego físico para sua loja
- 2.5 Publicidade gratuita e exposição no Google
- 2.6 Aumentar o tráfego qualificado do site da sua empresa
- 2.7 Melhor do que panfletagem ou jornal de bairro
- 2.8 Ferramentas para se relacionar com os clientes
Google Meu Negócio: o que é essa ferramenta de divulgação de empresas
As pessoas que usam o Google pesquisam sobre diversas empresas que estão instaladas em uma localidade. Sejam lojas, padarias, restaurantes ou oficinas, por exemplo. Para oferecer uma ótima experiência ao usuário, foi criado o Google Meu Negócio.
Essa plataforma do Google é gratuita e divulga a empresa nas buscas feitas pelos usuários, oferecendo a possibilidade para que inúmeros pequenos negócios tenham uma presença digital – muitos deles não possuem site ou página nas redes sociais e aparecem nas buscas apenas por causa dessa ferramenta.
Sabe quando você faz uma busca por uma empresa específica no Google – um restaurante, por exemplo – e, logo de cara, ele já te traz informações daquele lugar, como telefone, horário de pico, endereço, imagens do local, entre outras informações? Pois bem, isso é parte do Google Meu Negócio.
Vantagens do Google Meu Negócio
Não é novidade que o Google é o buscador mais utilizado. Tanto que “Dar um Google” é uma expressão comum no dia a dia. Quando você não sabe alguma coisa ou busca por informações a respeito de algo na internet, basta “dar um Google” e pronto. Em milésimos de segundos ele te retorna informações sobre sua busca. Mas porque utilizar o Google Meu Negócio?
Listamos abaixo as vantagens de se utilizar essa ferramenta gratuita do Google para aumentar a exposição de sua empresa na internet.
Gerenciamento de informações
Além de ser muito fácil para o próprio pequeno empresário gerenciar as informações, ainda é possível interagir com os clientes e postar fotos que mostram os produtos ou serviços da empresa. Os perfis no Google Meu Negócio que possuem imagens costumam ter 40% mais visitas.
Receber mais ligações
Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é conseguir mais ligações feitas através da ferramenta. Quando um usuário pesquisa sobre uma empresa, produto ou serviço no Google, as empresas que estão no Google Meu Negócio aparecem.
Os interessados podem clicar para telefonar e os proprietários dos estabelecimentos podem rastrear a origem daquela ligação para saber se o contato foi gerado através do Google Meu Negócio.
Essa é uma maneira de saber se a ferramenta está atendendo às expectativas do pequeno ou médio empresário e se vale a pena investir um pouco mais na exposição da empresa, como em anúncios pagos ou com a criação de um site ou de uma loja virtual.
Melhorar a presença digital na própria ferramenta
Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é que se trata de uma ferramenta bem fácil e simples de manejar, até mesmo para potencializar os resultados.
Os empresários podem melhorar a própria presença digital, incluindo fotos dos serviços e produtos, inclusive apostando em imagens profissionais. Outra maneira de melhorar a performance no Google Meu Negócio é com a criação de campanhas inteligentes, que ajudam a destacar sua empresa e a mostrar mais os seus produtos e serviços.
Aumento do tráfego físico para sua loja
O Google Meu Negócio atrai clientes para a sua loja, mesmo que você não tenha um site, um perfil no Instagram ou uma página no Facebook. Para as pessoas que não lidam bem com o mundo digital, vale a pena comparar essa ferramenta de presença digital do Google com a antiga lista telefônica – quem aí se lembra das páginas amarelas?
Como as pessoas fazem, atualmente, para encontrar uma loja? Se há alguns anos elas pesquisavam o telefone e endereço na seção de classificados da lista telefônica, atualmente elas digitam no Google.
Se a sua empresa está no Google Meu Negócio e disponibiliza nesta ferramenta as informações essenciais, como foto da fachada, endereço, telefone e horário de funcionamento, os clientes podem te procurar, inclusive fazendo uma visita ao ponto comercial.
Isso acontece muito pelo Google Maps, a ferramenta de GPS de Google. Nela, os usuários pesquisam sobre uma empresa e se dirigem até o estabelecimento mais próximo.
Por exemplo: você está em um bairro de São Paulo e quer encontrar um Petshop bem próximo. Logo, você digita no Google “Petshop na Vila Madalena SP” e aparecem as opções mais próximas.
Para ir até o ponto comercial usando o Google Meu Negócio integrado ao Google Maps, é só clicar em “rotas” e iniciar. O programa mostra o caminho e em quanto tempo você estará no estabelecimento.
O anúncio da sua empresa no Google Meu Negócio faz aumentar em até 35% o número de pessoas que solicitam uma rota para chegar ao destino.
Na prática, ter um perfil no Google Meu Negócio funciona como um “mini site”, que contém tudo que o cliente precisa saber sobre uma empresa!
Publicidade gratuita e exposição no Google
Uma das maiores vantagens do Google Meu Negócio é a exposição gratuita da sua empresa nas buscas do Google. Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que investir na criação de uma presença digital, e isso foi feito às pressas e com orçamento reduzido.
Se isso está acontecendo com você, o Google Meu Negócio é uma excelente solução, independentemente se sua loja já tem um site ou não – a ferramenta está disponível para todas as empresas.
Além disso, a publicidade ou exposição promovida pelo Google Meu Negócio é bastante rápida e os resultados que a sua empresa terá com este modelo de anúncio poderão ser excelentes.
Aumentar o tráfego qualificado do site da sua empresa
O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para complementar a sua estratégia e trazer tráfego para o site da sua empresa. As fichas, como são conhecidos os perfis das empresas na ferramenta, já estão em uma etapa de tomada de decisão sobre a compra de um produto ou serviço.
Quando buscam por um produto ou serviço específico, os clientes estão em uma fase bem avançada do funil de vendas e praticamente escolhendo a empresa na qual vão adquirir um produto ou contratar um serviço. O tráfego que será direcionado para a sua empresa através do Google Meu Negócio está pronto para gerar uma conversão.
Na prática, o Google Meu Negócio ajuda a aumentar as conversões no seu site e realizar novas vendas e negócios.
Melhor do que panfletagem ou jornal de bairro
Os efeitos do Google Meu Negócio para empresas pequenas e que atuam em bairros são muito positivos, com um custo-benefício muito melhor do que distribuir panfletos ou investir em estratégias de marketing que são ultrapassadas.
Para começar, o cadastro no Google Meu Negócio é gratuito. Além disso, como as buscas dos usuários são constantes, seu negócio aparecerá de forma permanente para pessoas que realmente estão interessadas em comprar.
Com a panfletagem acontece exatamente o oposto: o material impresso, que custa caro, pode acabar caindo nas mãos de pessoas que não estão nem um pouco interessadas no seu serviço ou produto. Além disso, a impressão de panfletos não é uma solução sustentável.
Ferramentas para se relacionar com os clientes
Na ficha da sua empresa no Google Meu Negócio você poderá postar fotos de produtos ou serviços, preços, criar ofertas e participar de um sistema de avaliações que os clientes fazem sobre o seu trabalho.
Isso é muito positivo, pois muitos clientes novos só aparecem quando visualizam as avaliações que os clientes fidelizados fazem sobre a empresa. Uma das dicas é fazer as atualizações da ferramenta sempre que for possível.
Se você quer integrar o Google Meu Negócio à estratégia de marketing digital da sua marca ou caso você enfrente alguma dificuldade para fazer a ficha da sua empresa nesta poderosa ferramenta do Google, conte com o nosso time.
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