Loja Virtual: Saiba como criar sua loja e vender online
A procura por serviços de criação de loja virtual no Brasil vem aumentando significativamente nos últimos anos. Segundo dados divulgados pela E-commerce Brasil e Compre & Confia, em 2019, o crescimento das lojas virtuais foi maior que 22% e o faturamento de vendas pela internet superou 75 bilhões.
Em um mercado tão promissor e repleto de oportunidades, é natural que muitas empresas que possuem um espaço físico e ainda não estão no universo digital, bem como empreendedores, estejam interessados em contratar uma agência para criação de loja virtual.
Se você deseja saber como criar uma loja virtual, veja aqui todas as etapas que devem ser percorridas para que sua empresa conquiste clientes, gere vendas e receitas e se torne realmente competitiva.
Índice
- 1 Criação de loja virtual profissional
- 2 O que é uma loja virtual?
- 3 Quais as vantagens de uma loja virtual?
- 4 Como realizar a criação?
- 5 Criação do layout
- 6 Definição do servidor para sua loja virtual
- 7 Tenha um meio de pagamento confiável
- 8 Sistema de cadastro, pedidos e logística para sua loja virtual
- 9 Loja Vitual e seu sistema de atendimento ao cliente
Criação de loja virtual profissional
Um levantamento feito pelo PayPal e BigData Corp, em 2019, mostrou que o Brasil pode ter mais de 900 mil sites usados como plataformas de comércio eletrônico. São sites de todos os tipos, desde os mais simples até as grandes redes de varejo que chegaram com força para uma atuação digital.
O fato é que, assim como as empresas físicas, as lojas virtuais que não forem profissionais, desde o layout até a estrutura da ferramenta, com um carrinho de compras eficiente e um sistema de pagamento seguro, vão ser superadas rapidamente pelos concorrentes.
A verdade é que a criação de loja virtual é um trabalho profissional, feito para o bom posicionamento em um mercado digital cada vez mais performático – empresários que não tiverem essa consciência tendem a fracassar na internet.
Como a intenção do nosso artigo é explicar como fazer uma loja virtual, vamos começar com o item mais básico e avançar aos poucos no assunto. Primeiro, vamos para a definição:
O que é uma loja virtual?
Os sites de venda na internet, chamados de lojas virtuais ou e-commerces, são plataformas específicas utilizadas para transações online.
Diferentemente dos sites comuns, o site para comércio eletrônico possui infraestrutura para apresentar produtos e realizar a comercialização pelo ambiente online, com a digitalização do atendimento ao cliente e do processo de venda e pagamento.
Quais as vantagens de uma loja virtual?
Ao contrário do comércio tradicional, a loja virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo a conveniência necessária para que os clientes comprem quando quiserem, sem restrição de horário.
Como a redução do custo operacional de uma loja virtual é significativa, é possível oferecer preços mais competitivos para o cliente-final e aumentar as vendas.
Além disso, as lojas virtuais também ultrapassam barreiras. Se em um comércio tradicional sua empresa atende um bairro ou uma região da cidade, por exemplo, com o e-commerce é possível vender para o Brasil inteiro.
As lojas virtuais podem existir para vender produtos digitais ou físicos. Isso quer dizer que seu e-commerce pode oferecer aos clientes e-books ou cursos online em vídeo ou roupas e calçados, por exemplo.
Como realizar a criação?
A criação de uma loja virtual é bem diferente da criação de um site comum. O e-commerce possui ferramentas e estruturas para atendimento e venda online.
Na prática, é como se fosse uma loja física criada para a internet, em um ambiente virtual. Dessa forma, é preciso facilitar o processo de compra, oferecendo informações de qualidade, boas fotos dos produtos, carrinho de compras e várias formas de pagamento, como cartão de crédito e boleto.
O primeiro passo para ter sucesso nas vendas online é saber como criar uma loja virtual de maneira funcional e atraente.
Os consumidores que navegam pela internet precisam ficar interessados na loja virtual e, quando forem realizar a compra, todas as etapas, desde a escolha dos produtos até o pagamento, devem rodar sem empecilhos – na internet, confiabilidade é a chave do negócio.
Contar com uma agência para criação de loja virtual é a melhor maneira de elaborar um e-commerce sob medida para o seu modelo de negócio. Muitas empresas oferecem templates prontos que generalizam as lojas, mas eles não funcionam bem. O ideal é que seu e-commerce seja personalizado.
Pense bem: como uma loja virtual que oferece 50 produtos pode ter a mesma ferramenta de outro e-commerce que disponibiliza 5 mil produtos? E a descrição? Sistema de pagamento? Layout?
Muitos detalhes são imprescindíveis para uma loja virtual realmente performar na internet. Lembre-se do que dissemos no começo dessa nossa conversa: se sua empresa for apenas mais uma no universo digital, as chances de fracasso são muito grandes.
Criação do layout
A agência contratada para criar o e-commerce vai trabalhar em uma loja virtual personalizada, com a sua identidade visual, layout atrativo, plataforma amigável, UX (Experiência do Usuário), entre outros elementos que fazem parte do mercado digital.
A loja virtual é projetada com exclusividade para cada contratante, seguindo todos os diferenciais do seu segmento de negócio e adaptando esses fatores para o ambiente online.
Definição do servidor para sua loja virtual
Ter um bom serviço de servidor é essencial para um e-commerce, para que sua loja virtual ofereça consistência aos usuários. As páginas não podem demorar a carregar e o sistema não deve ficar apresentando problemas que possam interferir na decisão de compra do cliente.
Em geral, as empresas que fazem a criação de loja virtual sabem indicar um bom serviço de servidor, que tenha estrutura suficiente para abrigar uma loja online.
Tenha um meio de pagamento confiável
O sistema de cobrança da loja virtual precisa passar credibilidade e ser prático. Quem está acostumado a fazer compras pela internet sabe que isso faz muita diferença para concretizar uma negociação.
Os meios de pagamento estão sendo os mais práticos para as lojas virtuais, como PayPal e PagSeguro, por exemplo.
Porém, dependendo do modelo de negócio e do tamanho do e-commerce, a agência de criação da loja virtual pode elaborar um seamless, que seria um sistema de pagamento direto, sem intermediários.
Sistema de cadastro, pedidos e logística para sua loja virtual
Pense que a criação da loja virtual passa por um processo organizado e bem estruturado, que vai desde a exposição do produto até o recebimento do mesmo pelo cliente-final. Nesta trajetória temos muitas etapas, como cadastro do cliente, realização do pedido, confirmação de pagamento, envio do pedido, entre outras.
O sistema da loja virtual também tem que disponibilizar a possibilidade de troca ou devolução do produto, atendendo ao Código de Defesa do Consumidor.
Como você pode ver, a criação da loja virtual é complexa e todos os detalhes são devidamente planejados pelos especialistas.
A gestão de estoque é crucial para o e-commerce atender bem aos clientes, levando em consideração alguns pontos como os seguintes:
- Quantidade de produtos;
- Condições especiais de estocagem;
- Volume de vendas;
- Pedidos urgentes;
- Prazo de envio/localização dos clientes;
- Reposição do estoque;
- CDs – Centros de distribuição.
Loja Vitual e seu sistema de atendimento ao cliente
Quando um cliente vai ao shopping, ele logo é atendido por alguém preparado para ajudar no processo de compra. Os vendedores tentam identificar a necessidade de cada cliente, quais opções estão disponíveis na loja e a capacidade de investimento, preferências, entre outros detalhes.
O atendimento em uma loja online é um pouco diferente, pois os dados gerados pelo comportamento do cliente no site entregam relatórios muito ricos que podem auxiliar a equipe de inside sales a realizar um bom trabalho.
No caso da criação da loja virtual, é importante que a agência responsável por este trabalho prepare a plataforma para obter e lidar com algumas informações, entre as quais estão as seguintes:
Tráfego da loja virtual
Para oferecer um bom atendimento e aprimorar as estratégias de venda, é essencial saber quem são as pessoas que entram na sua loja online, simulam compras, realizam pedidos e quais delas não concretizam a compra e qual o motivo para isso acontecer.
Recorrência de visitantes
Quantos e qual o perfil dos usuários que compram apenas uma vez e não voltam mais? E aqueles que compram com frequência? Esses dados são importantes para descobrir falhas ou oferecer cupons de desconto para fidelizar clientes.
Fonte
É preciso saber de que maneira os clientes estão chegando na sua loja virtual e reforçar este trabalho para aumentar as vendas. Eles vêm de links patrocinados no Google ou das redes sociais? Indicação de clientes? Estes dados também são importantes para a criação de lojas virtuais.
Conversão de vendas em sua loja virtual
Das pessoas que entram em seu site, quantas realizam compras? Quantas deixam o carrinho cheio e vão embora? Por qual motivo isso acontece? Contar com o suporte de uma agência de criação de loja virtual especializada vai ser essencial para entender todo este processo. O abandono de carrinho é um problema sério para um negócio e cabe à equipe identificar o problema, que pode ser o custo do frete, por exemplo.
Avaliação dos produtos da loja virtual
Este é um ponto muito importante para uma loja virtual, já que muitos consumidores novos se sentem encorajados para comprar pela primeira vez quando veem avaliações positivas sobre um produto e, principalmente, sobre o atendimento de um e-commerce.
Outros fatores também são importantes, como ter um preço competitivo, um tempo médio de resposta aceitável para os clientes, segmentar, investir em marketing digital e conhecer as suas personas.
No fundo, se o seu negócio tiver uma loja online realmente funcionando e com características de um e-commerce profissional, o horizonte tende a ser muito promissor, com grandes chances de realização de bons negócios!
E aí, está preparado para vender online?
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