Tecnologia 5G: Como ela pode mudar a nossa vida
Carros sem motorista, aviões sem piloto, cidades inteligentes, IoT – Internet of Things ou internet das coisas – tudo isso está ligado à tecnologia 5G, uma evolução da rede de dados móveis que vai transformar nossa maneira de viver.
Nosso estilo de vida já vem se revolucionando nas últimas décadas. Volte no tempo e lembre que, há 10 anos, você provavelmente não tinha um smartphone pelo qual fazia compras, utilizava um streaming de música ou se guiava através do Google Maps.
Agora, com a tecnologia 5G, uma nova onda de mudanças profundas começará a acontecer na sociedade e na vida das pessoas que utilizam tecnologia em suas rotinas, desde atividades bancárias até a locomoção para o trabalho.
Índice
O que é tecnologia 5G?
A tecnologia 5G é a evolução da tecnologia 4G, aquela que usamos hoje em grande parte do Brasil.
Vale destacar que, em nosso país, a tecnologia 5G já está em algumas cidades. Por aqui, ela está sendo testada e implementada em tecnologia 5G DSS pela operadora TIM. Entretanto, outros países já possuem a tecnologia 5G consolidada, como Austrália, Canadá, Suíça e Arábia Saudita.
Em seguida, veja as diferenças entre 4G e 5G:
- A tecnologia 5G trabalha em frequência mais elevada, com forte oscilação das ondas eletromagnéticas por segundo, por isso é mais rápida do que a 4G;
- A tecnologia 5G tem latência menor e permite um número bem mais elevado de conexões.
Só para ilustrar, o número de transferência de dados da tecnologia 5G pode chegar a 30 gigabits por segundo.
Portanto, a resposta na transmissão de dados será muito maior do que com o 4G. A menor latência é muito importante para que todas as mudanças que a tecnologia 5G promete aconteçam de verdade. Veja um comparativo entre as duas redes:
- 5G: latência de 1 milissegundo;
- 4G: latência de até 98 milissegundos.
Na prática, em um carro autônomo, por exemplo, a taxa de latência reduzida que a tecnologia 5G disponibiliza garante segurança aos passageiros.
Tecnologia 5G: o que vai mudar na nossa vida?
Um dos pontos mais importantes sobre a tecnologia 5G é identificar como ela vai modificar a nossa maneira de viver. Sendo assim, a tecnologia 5G poderá ser aplicada em uma série de serviços novos, com aspecto futurista.
Carros autônomos
A tecnologia 5G vai permitir o funcionamento dos carros autônomos, uma novidade que tem mexido cada vez mais com a imaginação das pessoas. Além disso, essa nova geração das telecomunicações, vai permitir aos carros agir de forma independente em vários casos, de maneira segura e assertiva:
- Seguir os sinais das vias de trânsito;
- Identificar objetos no caminho, como um cão, uma pedra ou uma pessoa;
- Transportar os passageiros para o local correto seguindo um mapa atualizado.
Os carros autônomos só são possíveis na tecnologia 5G por causa da baixa latência, como foi escrito anteriormente. Já que, para eles funcionarem com precisão, não pode haver perda de sinal durante a locomoção – caso contrário, os carros ficariam perdidos e incontroláveis.
Entretenimento de qualidade
Uma pesquisa da FGV mostrou que, no Brasil, existem cerca de 424 milhões de dispositivos digitais, entre eles smartphones, notebooks e tablets. Muitos destes aparelhos são usados para entretenimento dos mais diversos tipos, como vídeos, games e redes sociais.
A expectativa é que a tecnologia 5G aumente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores interessados em se divertir.
Entre as principais novidades que devem surgir com o 5G e entretenimento estão as seguintes:
- Maior acesso à Realidade Aumentada;
- Soluções de Realidade Virtual.
Também não haverá mais distâncias para que eventos de entretenimento sejam vivenciados com uma experiência incrível, o que somente a tecnologia 5G pode oferecer. Ou seja, se algo estiver acontecendo em Berlim e você quiser acompanhar no Brasil, com a Realidade Aumentada, isso será possível.
Claro, a tecnologia 5G deve fomentar uma tremenda e crescente indústria de entretenimento virtual ainda mais significativa e presente do que a que temos hoje, como Netflix e Amazon.
Cidades Inteligentes
A autonomia oferecida pela tecnologia 5G não vai ficar restrita aos carros, mas também estará em diversas outras estruturas que fazem parte das cidades.
A tecnologia será inserida nas “Smart Cities”, em construções, segurança pública, controle de tráfego, administração das cidades, novos modais de transportes e até mesmo em novos modelos de propagandas em “outdoors”. Tudo será diferente!
Comunicação e saúde
Nossa maneira de nos comunicar vem sendo recriada com a tecnologia e, com a entrada do 5G na nossa rotina, tudo pode mudar.
Além da comunicação entre as pessoas, algo que fazemos muito hoje, deve aumentar também a facilidade na troca de dados em tempo real entre empresas que são parceiras de negócios e que precisam agir de forma conjunta.
A comunicação também deve influenciar a área da saúde. Se a redução de latência permite que carros sejam autônomos graças a uma série de comandos que são executados em tempo real, também será possível um cirurgião realizar uma operação à distância, contando com os seguintes recursos:
- Robótica;
- Tecnologia 5G;
- Realidade Aumentada.
Ou seja, o médico poderá visualizar e executar o procedimento com o máximo de precisão, contando com a tecnologia 5G e seus níveis de transmissão de dados simultâneos. Isso é incrível!
Automatização
Atualmente, a rede de dados móveis já nos permite executar uma série de ações automatizadas ou à distância. Com o nosso smartphone, podemos ligar uma lâmpada ou controlar alguns aparelhos domésticos.
A tendência é que este nível de controle e comunicação aumente ainda mais com a tecnologia 5G. Mas é importante reforçar o seguinte: os aparelhos precisam estar habilitados para essa nova tecnologia.
Tecnologia 5G: China ou EUA?
A China e os EUA estão em uma verdadeira batalha para ver quem vai liderar a disponibilidade da tecnologia 5G para outros países do mundo.
O Brasil liberou um edital de leilão da tecnologia 5G no Brasil com flexibilidade para que a Huawei, que tem liderança no setor, também possa participar.
A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – espera que a partir de julho de 2022 a empresa vencedora da licitação comece a implementar a tecnologia 5G nas grandes cidades do Brasil.
A tecnologia 5G vai nos matar?
Muitas pessoas perguntam se a tecnologia 5G vai nos matar, ou seja, se ela pode colocar a nossa vida em risco por causa de uma série de serviços que passarão a depender diretamente do controle tecnológico, promovido por softwares e não mais por seres humanos.
Um dos casos mais conhecidos é o dos carros autônomos. Eles são capazes de desviar de um obstáculo ou observar um perigo assim como um motorista humano, em condições normais, é capaz de fazer?
Em 2018, um acidente fatal envolvendo um carro autônomo da Uber chamou a atenção de cidadãos e clientes da empresa. Esse tipo de acidente com carro autônomo provoca muita inquietação na opinião pública.
No entanto, a tecnologia 5G terá mecanismos de controle para impedir que veículos autônomos e operados com o suporte da transmissão instantânea e muito rápida de dados se envolvam em acidentes.
O objetivo da tecnologia autônoma é garantir conforto, agilidade e segurança aos usuários. Provavelmente, as empresas que construírem carros autônomos e os sistemas para eles operarem com tecnologia 5G vão implementar uma série de redundâncias para que não haja nenhum tipo de erro.
É como na aviação, o rigor nas operações e nos processos será fundamental, já que falhas realmente podem custar vidas.
No caso dos veículos, será necessário o uso de sensores, radares e até mesmo uma comunicação direta com o celular do usuário.
Quando a tecnologia 5G vai chegar ao Brasil?
De acordo com o sistema de Leilão da Anatel, está prevista a implementação da tecnologia 5G nas principais cidades brasileiras a partir do dia 31 de julho de 2022.
No entanto, em um país com dimensões continentais, muitas diferenças socioeconômicas e dificuldades de infraestrutura, a instalação do sistema completo necessário para que a tecnologia 5G fique disponível em todo território nacional pode demorar mais que o previsto.
Contudo, ninguém nega os benefícios da tecnologia 5G que darão continuidade a todas as mudanças que já estão sendo implementadas e vividas pela sociedade.
Atualmente, as pessoas que já possuem um smartphone habilitado para tecnologia 5G no Brasil podem experimentar o sistema em algumas cidades como: Porto Alegre, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Brasília, São Paulo, Manaus, Belém, Goiânia, Campinas, Guarulhos, Santos, entre outras.
As operadoras que estão implementando o sistema com mais agilidade são Claro e Tim, usando a cobertura 5G DSS.
Quer saber mais sobre as novidades da tecnologia? Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail