Avio
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Contratar Gestor de Tráfego
    • Anúncios Online
    • Criação de Sites
    • Criação de Loja Virtual
    • Criação de Identidade Visual
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Menu Menu

URL amigável: o que é e como criar para o seu site

A Url amigável é o endereço virtual de um site que foi adaptado para ser mais acessível ao usuário, fácil de ser lembrado, simples de ser digitado e que leva diretamente à página que uma pessoa deseja acessar. Saiba mais a seguir!

Mulher deitada no sofá digitando uma url amigável no computador

A Url amigável é uma das preocupações de empresas e de profissionais de Marketing Digital que querem oferecer uma ótima UX, ou experiência do usuário, em inglês.

No fundo, todos que trabalham com produtos e serviços digitais se esforçam para conquistar o público, engajar a audiência, obter acessos e gerar vendas. Ou seja, fazer sucesso!

A Url amigável é um recurso importante dentre um conjunto de elementos que formam uma boa presença digital.

Antes de mais nada, para saber o que é Url amigável é importante sabermos o que é Url e vermos alguns exemplos.

Índice

  • 1 O que é URL amigável
    • 1.1 Exemplos de Urls amigáveis
  • 2 Vantagens da Url amigável
    • 2.1 Saiba quais são as vantagens
    • 2.2 Visualização prévia do material que será apresentado
    • 2.3 Ranqueamento com Url amigável
  • 3 Como fazer uma Url amigável
    • 3.1 Use palavras-chave para criar Url amigável
    • 3.2 Evite letras maiúsculas ou símbolos
    • 3.3 Encurtador de Url

O que é URL amigável

Url significa Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos. Sabe quando você digita o endereço de um site no buscador do Google ou no seu navegador? Nestes casos, você está digitando a url!

As Urls são formadas por esquemas e caminhos:

Esquemas das Urls: tecnicamente, as Urls precisam seguir um protocolo de rede, pois elas estão em uma imensa rede que é a internet e, quando o usuário digitar o endereço que ele quer encontrar, precisa cair exatamente na página que ele está buscando. Entre os protocolos para sites estão http e https.

Caminhos das Urls: o endereço do site é o seu próprio caminho e ele costuma ser dividido em 3 partes:

Imagem oferecendo serviço de contratação de um gestor de tráfego

Imagem oferecendo serviço de contratação de um gestor de tráfego

  • www, que é o hostname;
  • Domínio, que pode ser qualquer nome disponível e normalmente está associado com o nome da empresa, como avio, por exemplo; e, por fim;
  • Domínio de alto nível (ou extensão), que pode ser “.com.br”, “.com”, “.net”, “.org”, “.gov”, entre vários outros.

Dessa forma, a url completa seria, por exemplo: www.avio.com.br.

A url é o endereço de um site, uma imagem ou um documento que está na internet. Isso significa que, para uma pessoa chegar até um site, ela terá que digitar um endereço, que pode ser simples ou totalmente complicado. Vejamos um exemplo.

Por exemplo: www.avio.com.br é uma Url amigável, pois é curta, é fácil de ser lembrada e segue o padrão de outros endereços virtuais para sites.

Por outro lado, veja um caso de uma Url não amigável:

https://www.google.com/search?q=foto+bill+gates&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR873BR873&sxsrf=ALeKk03wGIh1xG9g76UrGINfOLwq_EKfAA:1617103026298&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjBg8qb8tfvAhU7LLkGHYXKARgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1920&bih=903#imgrc=M4qG9KX6A8ASRM

Só para constar, este é um endereço meramente ilustrativo para você perceber a diferença de Url amigável e uma Url não amigável.

Enquanto a do nosso site é curta, fácil de lembrar e segue um modelo com o qual você já está acostumado, o segundo é imenso, bem difícil de ser recordado e nada amigável. Esse segundo endereço direciona para uma pesquisa de imagem do Bill Gates.

Já pensou se o seu site, suas páginas na internet, seus posts de blog e outros materiais tivessem um endereço assim? Provavelmente, isso causaria muita estranheza para o usuário – este é um bom exemplo do que não é uma Url amigável.

Exemplos de Urls amigáveis

Bom, conforme os exemplos que apresentamos para você acima, já foi possível ter uma ideia melhor do que é Url amigável.

Ela é limpa, organizada, fácil de ser encontrada e digitada pelo usuário, faz menção ao endereço que ele está procurando e é simples de ser identificada.

Veja outros exemplos de Urls amigáveis:

  • https://avio.com.br/agencia-digital/
  • https://avio.com.br/criacao-de-identidade-visual/
  • https://avio.com.br/criacao-de-lojas-virtuais/

Continuando, é importante destacar que as Urls amigáveis acima mostram nelas próprias o que você vai encontrar quando for direcionado para essas páginas, como informações sobre a agência digital, além dos serviços de criação de identidade visual e lojas virtuais. Mais amigável que isso é impossível!

Diferentemente de uma Url não amigável na qual, por possuir um monte de letras e números, você não faz ideia de o que vai encontrar na página de destino. Além disso, não é nada fácil memorizar o endereço da página.

Vantagens da Url amigável

Afinal de contas, quais são os benefícios de ter urls amigáveis e por que você deveria se preocupar com isso? Vamos te mostrar abaixo.

Saiba quais são as vantagens

Os benefícios da Url amigável são oferecer uma experiência ao usuário excelente para encontrar um site, uma imagem, um produto, um serviço ou resolver um problema que ele precisa.

Na prática, é muito mais fácil digitar www.google.com.br do que um emaranhando de letras, números e caracteres que vão direcionar para uma página, como mostramos para você no exemplo acima.

Entre os benefícios da Url amigável, estão os seguintes:

  • Muita facilidade para encontrar o site ou outro endereço na internet;
  • Segurança para o usuário, que será direcionado com mais assertividade para o que ele está buscando;
  • Torna o acesso repetido ou uma nova visita muito mais provável, já que o endereço pode ser memorizado;
  • Melhora o SEO e o ranqueamento dos sites nos resultados dos buscadores;
  • Indiretamente, pode gerar mais acessos para um site na internet, já que é mais fácil de ser memorizado e tem preferência pelos buscadores.

Dando sequência, veja que os dois últimos pontos que abordamos sobre os benefícios da Url amigável são muito importantes para melhorar o posicionamento de um site e para profissionais que trabalham em uma agência de Marketing Digital.

Visualização prévia do material que será apresentado

A Url amigável tem a função de apresentar previamente um conteúdo que será exibido para você.

Você se lembra do exemplo que mostramos do nosso site da Avio, sobre criação de identidade visual e criação de lojas virtuais? A Url desta última página é: https://avio.com.br/criacao-de-lojas-virtuais/.

Quando se usa Url amigável, ela própria mostra escrito que tipo de conteúdo está exposto na página de destino. Assim, o usuário sabe, de antemão, o que irá encontrar ao clicar no link. Isso melhora a experiência do usuário e dá mais segurança para a navegação que ele tem em seu site.

No caso de proteção e segurança, especialmente em e-mail marketing e links que são disparados em ações de marketing digital, a Url amigável deixa claro que não se trata de um link suspeito.

Ranqueamento com Url amigável

O site tende a ranquear melhor com uma Url amigável, já que para o Google é importante que o usuário tenha segurança e que os resultados das buscas entreguem exatamente aquilo que você está digitando.

Na verdade, para o Google, existe uma grande preocupação em não enganar o usuário. Logo, se ele digita uma Url amigável vai saber que será direcionado para o que está buscando.

Com Urls não amigáveis (ou obscuras), acontece o oposto – o usuário clica em um link que o leva para um endereço indesejado e, em muitos casos, arriscado. Em termos de posicionamento do site, isso é ruim.

Como fazer uma Url amigável

A Url amigável é padronizada, e esta deve ser a sua primeira preocupação quando for definir o endereço do seu site na internet com o objetivo de oferecer uma boa experiência ao usuário.

O uso deste tipo de Url permite uma maneira mais simplificada de conectar aquilo que o usuário digita no buscador com o que ele vai encontrar, fazendo com que este caminho se torne mais fácil e assertivo.

Com este objetivo, as Urls amigáveis tentam tornar este processo menos técnico, já que quando um endereço é digitado, ele fará a identificação de um arquivo em PHP que será exibido no navegador.

Por exemplo: se você escrever www.avio.com.br/contato/ – isso quer dizer que será mostrado o arquivo contato.php.

Por isso, a criação de modelo de Url amigáveis faz a substituição de números e caracteres por informações mais precisas sobre o resultado que você vai encontrar quando digitar uma página.

Veja outro caso: vamos supor que a página da Avio sobre criação de lojas virtuais fosse assim: https://avio.com.br/lojas/asfx_07S407Uo63/at89-f.php. Não é impossível, mas seria bem difícil de se lembrar do endereço completo.

Porém, ao criarmos esta página, utilizamos a Url amigável da seguinte forma:

https://avio.com.br/criacao-de-lojas-virtuais/.

Ficou muito melhor, não é mesmo? Ao invés de uma série de letras e números, as Urls amigáveis mostram exatamente a informação que você vai acessar na página.

Mas para ter um bom resultado com Urls amigáveis, não basta seguir sua intuição para a adaptação destes códigos em informações mais precisas. Por isso, separamos algumas dicas especiais para você.

Use palavras-chave para criar Url amigável

Quando for criar uma página com Url amigável, troque os códigos que representam o endereço pela palavra-chave que está relacionada ao termo de busca e ao resultado que o usuário espera encontrar.

Isso será essencial para o seu resultado nos buscadores, para o seu site aparecer bem posicionado. Por isso, inclua na Url o termo de busca e, para isso, use ferramentas como a Ubersuggest e o planejador de palavras-chave do Google.

Evite letras maiúsculas ou símbolos

O uso de letras maiúsculas e símbolos não são comuns em Url amigável, eles devem ser evitados, principalmente termos com cedilha ou til.

Veja que no nosso site não usamos til nem cedilha na palavra “criação”.

avio.com.br/criacao-de-lojas-virtuais/

Encurtador de Url

As Urls amigáveis não são grandes. Pelo contrário, elas devem ser curtas e sem espaços, separadas por traços, como este – aqui.

Dica: quando for compartilhar seus conteúdos de um site nas redes sociais, opcionalmente você pode recorrer a um mecanismo que funciona como encurtador de Url, gerando links menores para aumentar o engajamento dos usuários. Há vários na internet. Um dos mais conhecidos é o bit.ly.

Sempre que for construir as páginas de seu site, pense na experiência que o usuário terá ao olhar e digitar a Url daquela página. Ele irá conseguir ler, memorizar e saber o que há na página de destino de forma fácil? Se sim, você está no caminho certo.

Se precisar da ajuda do nosso time para a criação de sites com Url amigável, entre em contato com a gente!

Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.

Solicite um orçamento.

Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!

FALE COM A GENTE!

Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail

Enviaremos informativos esporádicos com conteúdo de marketing digital e relevante para seu site e seu negócio, bem como notícias e promoções sobre a Avio

Você pode se descadastrar a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para informações de como exatamente usamos essas informações, por favor, visite nossa página Politica de Privacidade.

Utilizamos o Mail Chimp para armazenar essas informações e enviar nossos informativos. Você pode saber mais sobre a política de privacidade deles aqui.

Posts Relacionados

Ilustração de três pessoas montando o layout da tela de um computadorUX: O que é, para que serve e como ela impacta seu site Celular mostrando o que é uma landing page.Landing Page: o que é, como criar e dicas para converter mais Mulher com notebook sentada sobre uma seta gigante e homem com uma lupa olhando a palavra SEOSEO: 33 dicas para te ajudar a levar seu site ao topo do Google Criação de Site: saiba tudo o que você precisa para ter o seu Ilustração de um globo terrestre cercado por pessoas e meridianosCDN: o que é e como seu uso pode deixar seu site mais rápido Pessoa com os braços cruzados simulando uma persona.Persona: o que é e como criar uma para sua empresa

Posts recentes

  • 8 Dicas valiosas de produção de conteúdo para o seu blog
  • Gestor de tráfego: quem é e onde contratar esse profissional
  • Link Building: o que é, como funciona e como fazer
  • Site One Page: o que é e quais os benefícios desse tipo de site
  • Mobile First: o que é e quais as vantagens dessa estratégia
Logo Avio - Desenvolvimento de Sites

Somos uma agência especializada em anúncios online no Google, no Facebook e no Instagram, bem como na criação de sites.
Desenvolvemos uma estratégia única para que sua empresa alcance os resultados esperados no mundo digital. Fornecemos soluções completas que incluem gestão de tráfego, criação de landing pages, social media, design e copywriting. Clique e fale agora com nossa equipe.

(11) 98500-1092

[email protected]

São Bernardo do Campo / SP

Política de Privacidade

/aviobr

Logo Avio Desenvolvimento de Sites

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

Direitos Reservados. CNPJ: 41.048.706/0001-00. Feito comno Brasil

Tendências de mercado pós-pandemia: saiba o que vem por aí Duas pessoas conversando sobre tendências pós-pandemia Mulher comprando pelo celular em uma rede social. Social Selling: Como utilizar as redes sociais para vender mais
Scroll to top

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e podermos sugerir conteúdo relevante para você. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.