Conheça as diferenças e saiba como usar o WhatsApp Business
O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo. Todo mundo conhece e utiliza esse app. Não importa a distância, é possível se comunicar de forma gratuita, enviar e receber arquivos a qualquer hora de forma eficiente e com segurança. Visando essa facilidade, as empresas passaram a utilizar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes e, ao entender a necessidade das empresas, a gigante das redes sociais de Mark Zuckerberg criou o WhatsApp Business. O app veio para auxiliar – principalmente – pequenas empresas no trabalho de divulgação e acompanhamento de seus negócios. Mas afinal, você sabe qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business e como utilizar essas diferentes ferramentas a favor de sua empresa?
Índice
- 1 Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business?
- 2 Conheça as diferenças e ferramentas do WhatsApp Business
- 3 Qual o preço e como instalar o WhatsApp Business?
- 4 É possível utilizar o mesmo número do WhatsApp no WhatsApp Business?
- 5 Como usar o WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo aparelho?
- 6 WhatsApp Business e Identidade Visual
Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business?
A diferença entre as duas versões do aplicativo é a funcionalidade a que se destina cada um deles. A princípio, o WhatsApp foi desenvolvido para uso pessoal. Ou seja, conversar com amigos e familiares. Também é possível enviar diversos arquivos, como fotos, vídeos, documentos em word, planilhas, entre outros. Por isso, foi questão de tempo até as os pequenos comerciantes perceberem as facilidades do WhatsApp para seus negócios.
Acontece que o formato padrão do aplicativo não contempla todas as necessidades de um perfil comercial, então o WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para auxiliar empresas na comunicação eficiente e organizada com seus clientes. O aplicativo oferece ferramentas auxiliares para divulgação, prospecção, comunicação e acompanhamento de clientes, produtos e serviços.
Conheça as diferenças e ferramentas do WhatsApp Business
Depois de instalar o WhatsApp Business em seu smartphone, conheça e comece a utilizar as ferramentas seguindo alguns passos simples. Primeiramente, na aba de CONVERSAS > MAIS OPÇÕES (no Android), ou em AJUSTES (no Iphone). Depois, em FERRAMENTAS COMERCIAIS.
Então você encontrará as opções de Perfil comercial, Catálogo, Mensagem de ausência, Mensagem de saudação, Respostas rápidas, Etiquetas, Link curto e Facebook e Instagram.
Perfil Comercial
O Perfil Comercial do WhatsApp Business é onde você gerencia os dados da empresa. É nessa opção que você inclui as principais informações do seu negócio. Ao clicar em Perfil Comercial, aparecerão, em lista, áreas para que possam ser preenchidas várias informações. Primeiramente, você coloca o nome da empresa. Depois, faz uma descrição das atividades, produtos e serviços. Em seguida é possível escolher a categoria comercial, como “roupas e vestuário” “serviços automotivos”, “educação” etc. Complete o perfil informando o seu horário de atendimento, e-mail e site. O WhatsApp Business te ajuda solicitando essas informações, assim você não deixa de oferecer nenhum dado importante ao cliente.
Catálogo
O catálogo do WhatsApp Business é perfeito para apresentar produtos, serviços e promoções. É nesse espaço que você tem a opção de incluir imagens que ficarão fixadas no seu perfil por tempo indeterminado. Além dessa facilidade, para cada imagem postada, é possível incluir o nome do item, descrição, preço, entre outras informações.
Ferramentas de mensagem
São as ferramentas de mensagem que facilitam e agilizam a comunicação entre empresa e cliente.
Primeiro: a Mensagem De Ausência desempenha o papel da secretária que vai recepcionar o cliente na sua ausência. Logo, é importante que você escolha bem quais mensagens vai colocar ali. O aplicativo dá uma sugestão que você pode utilizar, e também é possível escolher os destinatários que vão receber essa mensagem bem como os horários em que essa mensagem pode ser exibida.
Segundo: em Mensagem De Saudação, você dá as boas-vindas ao seu cliente após a primeira mensagem enviada por ele ou, também, em outra ocasião, essa mensagem é enviada quando um contato seu fala com você após 14 dias de inatividade. Também é possível selecionar os contatos que receberão a mensagem.
Terceiro: nas Respostas Rápidas você cria atalhos no teclado para as mensagens mais utilizadas nas conversas com os clientes. Você pode deixar salvo, por exemplo, uma mensagem de agradecimento ou uma resposta para dúvidas frequentes.
Quarto: as Etiquetas são ferramentas que ajudam a classificar os clientes e a etapa da negociação. Por exemplo, você pode marcar um cliente como “Novo cliente”, ou até com a informação “Pedido em andamento” ou “Pagamento finalizado”. São inúmeras opções e você pode personalizar as etiquetas de acordo com as necessidades do seu negócio.
Link Curto
O link curto é criado de forma automática quando você inicia uma conta no WhatsApp Business. Esta facilidade permite que você compartilhe, nas diversas redes sociais e sites, um link para que as pessoas iniciem uma conversa com sua empresa via WhatsApp. Você pode compartilhar no formato link ou QR Code. É rápido e facilita muito na prospecção de clientes.
Facebook e Instagram
A ferramenta de Contas conectadas serve para sincronizar as redes sociais de sua empresa, Facebook e Instagram, à sua conta do WhatsApp Business. Para isso, basta abrir as contas comerciais das redes sociais e conectar o número do WhatsApp Business aos contatos da página. Quando um cliente estiver procurando por sua empresa nas redes, ao clicar sobre o contato, a janela para conversa se abrirá automaticamente.
Nova Transmissão
Essa ferramenta, presente em ambas versões do mensageiro, permite que você envie simultaneamente a mesma mensagem para seus contatos. Você pode escolher os clientes que receberão a mensagem e não há limite de contatos. Envie promoções e novidades através dessa ferramenta.
Depois de tantas informações novas e interessantes, você deve estar se perguntando se há mais alguma diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business. É necessário pagar para utilizar algum dos aplicativos? É possível instalar os dois no mesmo aparelho smartphone? Como instalar e começar a usar? Fique tranquilo! A gente responde tudo pra você.
Qual o preço e como instalar o WhatsApp Business?
Usar o WhatsApp Business é de graça. O aplicativo é gratuito. Você pode baixar o app em sua loja de aplicativos clicando aqui para Android e aqui para Iphone. Instalar é rápido e simples. Também é interessante escolher uma foto de perfil que combine com a sua marca. Pronto! Já pode começar a usar.
É possível utilizar o mesmo número do WhatsApp no WhatsApp Business?
Não. É importante saber que não é possível manter o mesmo número em ambos os aplicativos simultaneamente. Você pode divulgar sua marca, produtos ou serviços e manter uma imagem comercial respeitável aos olhos dos clientes, mas se seu número de telefone pessoal já está sendo utilizado nas transações comerciais está tudo bem! É possível migrar seu número pessoal do WhatsApp para o WhatsApp Business e usufruir de todas as suas ferramentas. Essa opção é muito útil para quem já tem uma carteira de clientes que o contata através do número pessoal. Quando você instala o WhatsApp Business há a opção de você fazer essa migração. É simples e sem dor de cabeça.
Como usar o WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo aparelho?
É possível utilizar simultaneamente os dois aplicativos no mesmo smartphone. Porém, como dito, não é possível utilizar o mesmo número de telefone nos dois aplicativos. Sendo assim, você precisa ter um aparelho dual chip para cadastrar um número diferente em cada aplicativo. Um número pessoal para o WhatsApp e um número comercial para o WhatsApp Business.
WhatsApp Business e Identidade Visual
Agora você já conhece todas as diferenças entre WhatsApp e WhatsApp Business. Também já sabe como utilizar as ferramentas do WhatsApp Business a favor do seu negócio. Então, só falta construir uma Identidade Visual que represente fielmente a sua marca. Afinal, essa identidade estará presente desde a foto de perfil, nas fotos do catálogo, em seu site, nas redes sociais de sua empresa entre tantos outros lugares . É ela que vai conquistar ou afastar o seu cliente.
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