Tráfego pago para pizzaria: como vender mais
Conheça a estratégia de tráfego pago para pizzaria que pode ajudar a aumentar o número de pedidos e o faturamento de seu negócio!
Apostar em tráfego pago para pizzaria é uma escolha que todo empreendedor do ramo deveria fazer. Essa estratégia de anúncios online segmentados e mostrados exatamente em sua área de entrega do delivery é ideal para atrair novos clientes e aumentar as vendas.
O tráfego pago para delivery está em alta, e não é para menos. Dados de uma pesquisa realizada pela empresa de gestão de aplicativos Hubster mostram que são feitos 75 milhões de pedidos de comida no Brasil todos os meses. Segundo o levantamento, a pizza foi o sexto alimento mais pedido por delivery no primeiro semestre de 2022.
Neste cenário de oportunidades, vale a pena investir em novas formas de atrair e fidelizar clientes. Definir um orçamento mensal para realizar campanhas de tráfego pago é a maneira mais vantajosa de iniciar o marketing digital de uma pizzaria e melhorar o retorno sobre o investimento.
Isso ocorre porque esse tipo de estratégia atrai um público que realmente está interessado no produto e que pode estar buscando ativamente o melhor estabelecimento para fazer o pedido ou então que tenha demonstrado interesse por delivery de pizzas.
O tráfego pago fortalece a presença digital das pizzarias, gera vendas e destaca os diferenciais do produto para os usuários. Saiba como investir nesta estratégia e confira os benefícios dela para o seu negócio!
Índice
- 1 Como funciona o tráfego pago para pizzaria?
- 2 Como iniciar o tráfego pago para pizzaria?
- 3 Por que o tráfego pago para pizzaria é um bom negócio?
- 4 Tráfego pago para pizzaria para aumentar as vendas
- 5 Como atrair pessoas para sua pizzaria?
- 6 Como divulgar uma pizzaria no Google
- 7 Como divulgar uma pizzaria no Instagram e no Facebook
- 8 Qual a importância do gestor de tráfego para pizzaria?
- 9 Marketing para pizzaria: dicas para colocar em prática agora mesmo!
- 10 Crie uma estratégia de marketing para pizzaria com foco em tráfego pago
Como funciona o tráfego pago para pizzaria?
As campanhas de tráfego pago podem ser utilizadas tanto por pizzarias quanto por qualquer outro negócio do ramo alimentício que trabalhe com delivery.
De uma forma resumida, este tipo de ação corresponde à mídia paga online, ou seja, aos anúncios que aparecem nas redes sociais, no Google, no Youtube e em sites que acessamos.
Os anúncios online fortalecem a estratégia de delivery das pizzarias, aumentando o número de pedidos diários. Você consegue controlar o quanto é investido por dia e por quanto tempo quer anunciar.
Além disso, esse tipo de campanha é muito mais eficiente do que imprimir e distribuir flyers ou apostar em outras ações offline para divulgar a pizzaria uma vez que as plataformas (Google e Facebook) conseguem entregar os anúncios para um público potencial comprador.
Como iniciar o tráfego pago para pizzaria?
Para começar a organizar seu projeto de tráfego pago para pizzaria, o primeiro passo deve ser a definição de suas metas com a campanha. Pergunte-se:
- O que pretendo atingir com esta campanha?
- Quem é o meu público-alvo? Desejo expandi-lo?
- Quantas pessoas quero atingir com esta iniciativa?
- Em que região desejo atuar?
É importante ter tais questões em mente para que sua campanha de tráfego pago para pizzaria seja desenvolvida da melhor forma possível, mirando os resultados que você deseja alcançar.
Afinal, quanto mais segmentado e direcionado for o desenvolvimento da campanha, mais chances ela tem de ser bem-sucedida.
Além disso, durante a etapa de preparação, coloque na mesa todos os diferenciais do sua empresa, para que o projeto de tráfego pago para pizzaria consiga destacar aquilo que seu estabelecimento tem de melhor.
Por exemplo, se você é um dos únicos estabelecimentos da sua região que oferece opções no cardápio para pessoas com restrições alimentares (alérgicos, vegetarianos e veganos, por exemplo), precisa explorar estas questões nos textos dos seus anúncios.
Se realiza rodízios e sabe que tem um dos melhores preços entre os concorrentes, também deve destacar este fator.
Sua pizzaria realiza entregas com frete grátis ou oferece cupons de desconto em determinadas datas? Deixe essa informação clara para atrair novos clientes.
Por que o tráfego pago para pizzaria é um bom negócio?
Hoje, é comum que as pizzarias ofereçam seus produtos em aplicativos de delivery de terceiros, os chamados marketplaces. Essa estratégia é interessante para atrair novos consumidores e expandir a área de atuação de um negócio, já que apps como iFood e Rappi ajudam as pessoas em novas descobertas gastronômicas.
Contudo, esses aplicativos de delivery têm taxas que podem comprometer bastante o faturamento da pizzaria. Para fugir deste tipo de custo, o ideal é que os estabelecimentos tenham aplicativos próprios e cardápios digitais. Existem diversas opções no mercado. Me chame no Direct no Instagram que te passo algumas boas opções que existem no mercado atualmente. Meu Instagram é @ootavioperez.
O tráfego pago para pizzaria, quando combinado com uma estratégia personalizada de marketing digital e canais oficiais de atendimento ao cliente, pode aumentar a margem de lucro do estabelecimento, gerar vendas diárias e atrair um fluxo constante de clientes.
Tráfego pago para pizzaria para aumentar as vendas
O tráfego pago para pizzaria é uma estratégia pensada e criada de forma profissional, com o objetivo de atrair clientes por meio de anúncios online, também conhecidos como anúncios pagos ou mídia paga.
Onde esses anúncios aparecem? Depende da sua intenção e da avaliação feita pelo gestor de tráfego responsável pela campanha.
Os anúncios podem ser programados para aparecer nos primeiros resultados de buscas do Google, no Instagram, no Facebook, no Youtube e em outras plataformas.
Tal presença é essencial para que seu negócio possa se tornar a primeira escolha do consumidor na hora de pedir uma pizza. Um anúncio bem feito, com um texto atraente e interessante e uma segmentação correta, pode ser determinante para aumentar as vendas de uma pizzaria.
O ponto positivo do tráfego pago é que as campanhas são abrangentes e democráticas, podendo atingir vários perfis de consumidores.
Além disso, os filtros disponíveis nas plataformas ajudam a determinar os grupos de pessoas diferentes de seu negócio como, por exemplo, quem se envolveu com seu Instagram nos últimos 6 meses, quem acessou seu cardápio digital recentemente ou quem, por exemplo, comprou uma pizza em seu cardápio digital nos últimos 30 dias. É possível determinar que tipo de interação a pessoa tenha feito com sua empresa (acessou o cardápio, acessou seu Instagram, visitou sua página do Facebook, fez uma compra em seu cardápio digital, entre outras ações) bem como há quanto tempo essa interação foi feita
Confira agora as principais ferramentas que você precisa conhecer para fazer bom uso do tráfego pago para pizzaria e aumentar suas vendas:
Instagram Ads: ideal para impulsionar suas postagens para aparecerem no feed de todo mundo e deixar os usuários com água na boca! Não se esqueça de que, como estamos falando do Instagram, caprichar na qualidade de suas fotos e formatá-las no tamanho correto de imagem para o Instagram é praticamente uma regra.
Facebook Ads: como estamos falando de uma das principais redes sociais do mundo, você não deve ficar de fora do Facebook. Com muitas ferramentas sincronizadas ao Instagram e ao WhatsApp (já que todas as empresas pertencem à Meta), você poderá investir em tráfego pago para pizzaria com diversos tipos de campanhas.
Google Ads: a mídia paga do Google, também chamada de anúncio patrocinado, é uma das melhores maneiras de atrair leads, conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Com essa ferramenta seu anúncio aparece nos primeiros resultados da busca do Google.
Como atrair pessoas para sua pizzaria?
Tem uma pizzaria e não sabe como usar o marketing digital para conquistar seu público? Calma que te ajudamos!
Para negócios locais (como é o caso de uma pizzaria), o primeiro passo para construir um bom projeto de tráfego pago é conhecer seu público-alvo e dividi-lo de acordo com a posição na qual se encontram dentro do funil de vendas.
Logo, podemos distinguir 3 grupos em especial:
- Topo do funil (ou público frio): composto pelas pessoas que ainda não conhecem o seu negócio;
- Meio de funil (ou público morno): composto pelas pessoas que interagem com seu negócio de alguma forma; te conhecem ou seguem nas redes sociais, mas ainda não compraram de você.
- Fundo de funil (ou público quente): composto pelas pessoas que já são clientes.
Falo mais desses tipos de público aqui nesse post do Instagram.
Cada um desses grupos demanda uma atenção e um objetivo diferente em sua campanha de mídia paga. A meta em relação a quem está no topo do funil é conhecer o negócio.
Para quem está no meio, o objetivo é dar aquele último “empurrãozinho” para que comprem seus produtos. Cupons do tipo “primeira compra com desconto”, ou “primeira compra com frete grátis” cumprem bem este papel.
Para quem já é “de casa”, a meta é fidelizar o consumo destas pessoas e investir em formas de reforçar a confiança que elas têm no seu estabelecimento e no seu produto.
Tendo isso em mente, fica mais fácil de segmentar as ações de tráfego pago para pizzaria que você virá a construir.
Já que estamos falando de um negócio local, também é essencial investir em geolocalização. Assim, será possível alcançar pessoas próximas a você com mais facilidade.
Isto porque, ao restringir seu alcance com base na localização, a chance de sua campanha chegar em quem realmente pode comprar o seu produto aumenta muito.
Como divulgar uma pizzaria no Google
Para divulgar uma pizzaria no Google, é essencial que o estabelecimento em questão tenha uma conta no Google Ads. Essa ferramenta é ideal para atrair pessoas interessadas e que estejam buscando pelo seu produto na internet para o seu estabelecimento.
A ferramenta de anúncios do Google permite que comércios apareçam nos primeiros resultados do buscador. Assim, fica mais fácil para o público encontrar pizzarias próximas e ter acesso a informações básicas de cada negócio, como:
- Endereço do seu espaço físico;
- Contato;
- Link do site;
- Cardápio;
- Horário de funcionamento.
O Google Ads é, sem dúvida, uma das melhores formas de atrair potenciais clientes, mas, para isso, a criação e gestão da campanha de tráfego pago precisam ser profissionais, feitas por quem realmente entende do assunto.
A plataforma de anúncios do Google permite trabalhar com um público super segmentado, atingindo a audiência que interessa para o seu negócio. Os resultados das pesquisas são determinados de acordo com as palavras-chave usadas na campanha.
Um ponto positivo desse tipo de mídia é que o empresário só paga pelos cliques que receber em seu anúncio. Ou seja, o Google mostra o seu anúncio de graça e só cobra de você quando alguém clicar em seu anúncio.
Existem muitas formas de criar uma campanha no Google Ads. Os anúncios podem aparecer nos seguintes locais:
- Na rede de pesquisa do Google;
- Na rede de display do Google (sites de notícias e blogs que usam o Adsense);
- Em aplicativos iOS e Android;
- No Youtube.
O formato do anúncio e a copy (texto criado para atrair usuários) devem ser elaborados com atenção. Anúncios de qualidade tendem a conquistar posições de mais destaque.
O Google Ads oferece ao investidor grande controle do orçamento, por isso é uma estratégia democrática, que toda pizzaria pode usar para atrair pessoas.
Além disso, os resultados são mensuráveis, ou seja, podem ser comprovados por meio de relatórios, e as campanhas geram insights importantes para o crescimento dos negócios.
Como divulgar uma pizzaria no Instagram e no Facebook
Para usar as redes sociais da Meta, o primeiro passo é criar uma conta comercial. No Instagram, o processo pode ser feito em 2 passos:
- Vá em “Configurações”, “Conta” e clique em “Mudar para conta profissional”.
- Escolha a categoria que mais se encaixa com o seu negócio e selecione “Empresa”.
Pronto! Agora é só aproveitar as ferramentas que o Instagram oferece. Você pode:
- Receber dicas personalizadas em um plano de marketing gratuito;
- Usar o guia de orientações para pequenas empresas;
- Criar anúncios para os posts do Instagram.
Já pelo Facebook, você divulga sua pizzaria pelo Gerenciador de Negócios. Confira o passo a passo:
- Acesse a página do Gerenciador de Negócios e clique em “Criar conta”;
- Configure suas prioridades de acordo com seus objetivos;
- Vá em “Criar uma nova conta de anúncios” e configure uma conta de publicidade.
Esse é um passo a passo bem resumido e nossa sugestão é você procurar a ajuda de um gestor de tráfego para fazer toda a configuração da forma correta.
Qual a importância do gestor de tráfego para pizzaria?
A importância de contar com um gestor de tráfego para pizzaria pode ser resumida em uma palavra: expertise.
Estamos falando de um profissional especialista em tráfego pago, com um portfólio focado na criação, implementação e acompanhamento deste tipo de anúncio.
É o gestor de tráfego quem administra o orçamento de Marketing Digital direcionado para os anúncios das empresas que atende.
É ele também quem estabelece, e alcança, as metas almejadas pela marca, trabalhando em sintonia com os Indicadores-Chave de Performance – os KPIs.
Está em dúvida se precisa, ou não, contratar um gestor de tráfego pago? Pense no seguinte:
Da mesma forma que você provavelmente não deixaria alguém que nunca cozinhou absolutamente nada assumir a responsabilidade de produzir suas pizzas, você também não deveria deixar que o trabalho de gestão de tráfego fosse realizado por alguém sem experiência na área.
O gestor de tráfego com experiência em gestão de tráfego para delivery vai conseguir te ajudar de uma forma muito mais completa.
Portanto, por que apostar este orçamento em um projeto dirigido por alguém que não entende do assunto?
Com a assistência de um gestor de tráfego para pizzaria você pode entender, em dados, com que tipo de demografia está trabalhando, quais meios e tipos de comunicação são mais eficientes para lidar com o seu público e como se destacar, mesmo frente à concorrência de grupos maiores.
Com o apoio desse especialista, você sabe o que precisa ser feito para conquistar uma taxa de conversão maior, anúncios com mais engajamento e a consolidação da sua pizzaria como marca de confiança em sua região.
Marketing para pizzaria: dicas para colocar em prática agora mesmo!
Depois de termos explicado o funcionamento das principais ferramentas e estratégias de tráfego pago, confira nossas dicas de marketing para pizzaria:
Crie uma identidade visual original
Sabe quando ao ver um poste com a letra M brilhando em amarelo, você já sabe que existe uma unidade do McDonald’s por ali? Pois é, esta é a força de uma boa identidade visual. É por meio dela que seus clientes irão guardar sua pizzaria na memória. Para isto, tenha:
- Um logotipo que converse bem com a imagem que quer passar: deseja criar uma atmosfera descontraída? Então, fique com traços mais despojados e figuras alegres. Prefere algo mais sério? Então, escolha algo mais minimalista e elegante.
- Uma paleta de cores original: nada de usar as cores da bandeira da Itália para compor toda a estética da sua pizzaria. Mesmo que queira fazer uma homenagem à terra da pizza, o mercado já está saturado de estabelecimentos assim.
Para ter uma identidade visual forte, é preciso ser original. Explore outras opções que conversem com o tipo de ambiente que deseja construir.
- Um conjunto de fontes fixo: um bom conjunto de fontes é tão importante quanto uma boa paleta de cores. Afinal, é ela que vai ditar o tom dos seus materiais impressos, ou dos posts que fizer em redes sociais.
Tenha um bom cardápio digital
Seu cardápio digital precisa funcionar bem, ser rápido no carregamento das páginas e responsivo, ou seja, adaptável a vários formatos de telas, afinal, a maioria dos brasileiros acessa a internet apenas pelo dispositivo móvel.
Crie uma estratégia de marketing para pizzaria com foco em tráfego pago
Bom, agora que você já está a par das principais estratégias de marketing digital para delivery e como usar o tráfego pago para pizzaria para dar aquela guinada no seu negócio, só falta contar com a ajuda de um gestor de tráfego pago experiente.
Faça questão de contratar um profissional que tenha tempo de mercado e que seja especialista em tráfego para delivery.
Para ter certeza de que está contratando a pessoa certa, peça para ver cases de sucesso do gestor, converse com clientes anteriores e reserve um dia para tirar todas as dúvidas que possa ter sobre o projeto.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas e entre em contato para conhecer as soluções que nós, da equipe da Avio, oferecemos para a gestão de tráfego pago para delivery!
Otávio Perez
Gestor de Tráfego – Subido
Especialista em Tráfego Pago Para Delivery
Fundador da Avio Agência Digital.
Apaixonado por Marketing Digital e por levar soluções à empresas e empreendedores.