UX: O que é, para que serve e como ela impacta seu site
Um dos conceitos atuais mais importantes para o sucesso de uma empresa no mercado digital é o UX – User Experience, ou, em português, Experiência do Usuário.
Embora seja bastante aplicada nos principais produtos digitais que usamos hoje, não é todo mundo que sabe o que é experiência do usuário e como ela pode impactar os negócios. Por isso, não custa nada revisitar o conceito e apresentar algumas informações importantes sobre ele! Vamos lá?
Índice
O que é UX ou experiência do usuário?
User Experience ou UX é uma estratégia do Marketing Digital, especialmente de design, para criar soluções digitais que sejam agradáveis, responsivas, convidativas, estimulantes e interessantes para o público.
Sabe quando um produto/serviço digital funciona bem? Quando os botões são fáceis de encontrar? Você clica uma vez e o sistema já responde?
Estes são apenas alguns exemplos de UX e de como a experiência do usuário é aplicada na prática pelas agências que possuem experiência e know-how para trabalhar com layout e tecnologias centradas no usuário e naquilo que ele espera encontrar em um produto digital.
No mercado, temos vários players que possuem plataformas consideradas excelentes em termos de UX. Vamos citar duas gigantes: Instagram e Netflix.
Mas não pense que UX é algo reservado somente para unicórnios, startups, companhias milionárias ou empresas com sede no Vale do Silício. Pelo contrário, é nos pequenos e médios negócios que a experiência do usuário fará muita diferença.
Pense bem: sua empresa provavelmente não concorre com a Microsoft ou com a Apple, mas ela disputa mercado com alguém do seu tamanho, um pouco maior ou, até mesmo, menor.
Qual pode ser um dos seus diferenciais para se destacar, principalmente nos negócios gerados a partir de soluções digitais? A aplicação de um bom conceito de UX – Experiência do Usuário.
Só para deixar claro, a experiência do usuário também faz parte da estratégia de empresas que possuem ponto físico ou que desenvolvem produtos. Basta comparar um iPhone com um smartphone mais simples e você vai notar a diferença. A preocupação com a experiência do usuário está em cada detalhe do design do iPhone.
Para que serve UX?
Na prática, o usuário, que podemos entender como um visitante do seu site, alguém que baixou o aplicativo da sua loja ou passou a seguir sua marca nas redes sociais, precisa se sentir muito bem naquele ambiente digital.
A plataforma digital criada pelo designer UX, membro da equipe de Marketing Digital, precisa levar em consideração a forma como o usuário vai interagir com a interface criada e como ele se sentirá em relação a ela. É preciso que seu produto digital gere boas emoções, tenha funcionalidades úteis, seja agradável, intuitivo e fácil de usar.
Vamos apresentar alguns exemplos do que é uma experiência do usuário ruim, para ficar mais fácil de visualizar tudo o que deve ser evitado pelas empresas:
- Sites que demoram para carregar são abandonados pelo público;
- Formulários com muitos campos para preencher são deixados de lado;
- Quando o usuário fica procurando o botão de fechar, continuar ou qualquer outro e não encontra, o sentimento é de frustração;
- Quando um site abre muitos pop-ups fica impossível de continuar a navegação;
- Quando um site é visualmente desorganizado, o cliente não consegue achar o produto que procura;
- Sites ou outros materiais que apresentam excesso de informações inúteis são ignorados;
- Entre outras objeções!
Todos os pontos acima representam exemplos de problemas a serem resolvidos ou evitados pelo time de design UX de uma agência digital.
Quando o site carrega rapidamente, tem um layout intuitivo e amigável, todas as informações essenciais fáceis de serem encontradas, sistema de cadastro rápido, elementos bem-dispostos nas páginas, entre outros detalhes inteligentes e bem planejados, a experiência do usuário neste ambiente será muito melhor.
No final das contas, o objetivo da estratégia de UX é aumentar as conversões oferecendo às pessoas uma jornada completa muito mais gostosa e eficiente, desde o primeiro contato até a concretização de uma compra, por exemplo.
Nos dois extremos, o design UX será fundamental, tanto no primeiro contato de um usuário com um produto/serviço quanto no pós-venda.
De início, se uma pessoa não gostou do site ou do serviço digital, ela vai embora em poucos segundos para, provavelmente, nunca mais voltar. Por outro lado, quando uma empresa realmente se preocupa com UX, as chances de fidelizar um cliente são muito grandes.
Veja o que acontece com Apple, Amazon, Netflix, Netshoes, Instagram, entre muitas outras empresas. Pode ter certeza que manter a excelência em UX é uma preocupação diária destes negócios e, sem dúvida, isso precisa ser um dos objetivos da sua empresa também a partir de agora.
Como aumentar as vendas online com UX
Um dos principais resultados da User Experience é aumentar as vendas online, já que uma experiência ruim para o usuário gera muitos problemas, entre eles o abandono do carrinho de compras.
Qualquer empecilho na jornada de compra do consumidor, desde a procura pelo produto no site, visualização das fotos, leitura da descrição, adição das unidades no carrinho de compra ou forma de pagamento pode levar à desistência.
Evitar problemas nesta sequência é o trabalho do designer UX e das agências de Marketing Digital. Quando todo o processo é fluido, as vendas são efetuadas com mais facilidade.
Entre as vantagens da experiência do usuário positiva, estão as seguintes:
- Menor taxa de rejeição;
- Redução significativa de abandono de carrinho de compra;
- Fidelização de clientes satisfeitos;
- Indicações do seu serviço/produto feitas pelas pessoas que gostaram da experiência;
- Redução de custos com retrabalho e equipe;
- O produto/serviço fica com maior valor agregado;
- Sua empresa com mais sucesso no mercado.
Como melhorar a experiência do usuário no site
A UX precisa ser analisada por especialistas. Nós, da Avio, temos um time completo e preparado para fazer um relatório dos pontos negativos e positivos sobre a experiência do usuário no seu negócio digital.
Embora o trabalho seja personalizado, feito sob medida para cada empresa, entre as principais soluções realizadas pela nossa equipe, podemos destacar as seguintes:
- Reduzir o tempo de carregamento de páginas;
- Criar um site com layout responsivo para abrir perfeitamente em smartphones, tablets e notebooks;
- Criar um site ou produto digital com layout clean, objetivo, intuitivo e amigável;
- Identificar e corrigir todas as falhas na jornada de compra do cliente;
- Aplicar os melhores modelos mentais para os clientes e o perfil do seu negócio, criando um bom fluxo no produto digital;
- Balancear a quantidade de informações entre as páginas, para não haver exageros;
- Implementar gatilhos que ajudam na tomada de decisão dos clientes;
- Colocar símbolos, cores e menus nos lugares corretos;
- Entre muitas outras aplicações.
O trabalho de design UX realizado pela nossa equipe se preocupa em identificar, minuciosamente, todos os pontos que vão impactar positivamente a experiência do usuário no produto digital.
É praticamente um trabalho artesanal, com atenção aos mínimos detalhes. Com a nossa experiência e alguns cases de sucesso que podemos apresentar para você, percebemos que pequenas mudanças de design provocam respostas rápidas dos usuários e resultados realmente promissores.
Agora que você já sabe o que é UX e entendeu como a experiência do usuário é importante para todos os negócios hoje em dia, vai começar a perceber mais cada detalhe dos sites por onde você passar. Fale com a gente e vamos criar uma UX incrível para o seu site.
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
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Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
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