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O que é identidade visual e como criar uma para sua empresa

Ilustração de três pessoas em uma agência de marketing digital

A criação de identidade visual é uma etapa muito importante para as empresas. Ela é fundamental para conquistar uma marca que seja capaz de atrair e encantar o público, ao mesmo tempo em que comunica os valores, a missão e a cultura da organização.

Índice

  • 1 Por que você precisa se preocupar com isso
  • 2 Como é feita sua criação
  • 3 O que é identidade visual?
  • 4 Como elaborar a identidade visual de uma marca?
  • 5 Qual sua importância para empresas?
  • 6 Identidade visual para prestadores de serviços
  • 7 Principais elementos

Por que você precisa se preocupar com isso

São muitas as coisas que precisamos falar sobre a criação de identidade visual. Em primeiro lugar, esse trabalho de design abrange uma ampla gama de elementos que precisam ser levados em consideração, como a criação de logo, fonte, cores, manual da marca, como aplicar a marca, entre outros pontos. Além disso, é essencial entender como todos estes elementos podem impactar a marca e transmitir impressões ao cliente.

Pense que a sua empresa está constantemente disputando a atenção dos consumidores com outras marcas. Você quer ser reconhecido no mercado, em um universo repleto de concorrentes, com inúmeras opções que surgem a cada dia na internet. Para isso, ter uma marca de impacto é primordial!

Como é feita sua criação

Sempre faça a seguinte pergunta: como destacar minha empresa em um cenário tão competitivo como o atual? A criação de identidade visual profissional costuma ser o diferencial dos negócios de sucesso.

Antes de explicar a teoria, o que é identidade visual e como ela vai gerar impactos muito positivos para o seu negócio, vamos relembrar as empresas que passam muita personalidade através dos elementos visuais que apresentam em suas marcas. Esse é um exercício que faz com que possamos entender a importância da identidade visual.

Vamos começar com um clássico! Em qualquer lugar do mundo que você veja os arcos amarelos, já sabe que ali tem um restaurante do McDonald’s te esperando com um BigMac para matar a fome.

Se o assunto é alimentação, a identidade visual da rede de cafés Starbucks também é reconhecível facilmente. A marca está presente em todas as regiões do mundo, é inconfundível e tem muito valor agregado.

Então, lembremos agora da Adidas e das suas 3 listras! Todo mundo que ama esportes se sente incrível usando as roupas e os calçados da marca. Viu como é importante relacionar a empresa aos seus elementos gráficos e visuais?

Aqui, vale lembrar que a identidade visual não é apenas a logomarca de uma empresa, mas todos os elementos de design que representam a marca e que criam uma identificação da companhia com seu público.

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

O que é identidade visual?

A criação da identidade visual é feita com base em elementos gráficos e visuais com a finalidade de promover uma personalidade para a empresa ou o produto que está sendo oferecido ao mercado consumidor. A identidade visual gera rápida identificação e decodificação, sendo facilmente reconhecida pelo público interessado.

Além disso, a identidade visual tem a função de fazer lembrar e referenciar uma marca. Por exemplo: todas as vezes que vemos 3 listras em uma roupa, uma bola ou em uma luva, lembramos da Adidas! É automático!

Veja que não é preciso escrever Adidas no produto, pois já reconhecemos a identidade visual da empresa. O mesmo acontece com outras marcas.

Como elaborar a identidade visual de uma marca?

Os especialistas em marketing digital, em especial o time de design da agência, trabalha com vários elementos e softwares apropriados para compor a identidade visual de uma empresa. Os mais conhecidos são os seguintes:

  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Logomarca;
  • Imagens;
  • Avatar;
  • Persona;
  • Entre outros.

Em geral, a identidade visual vai permear todos os esforços de comunicação da empresa, seja no site, no e-mail marketing, no perfil nas redes sociais, em flyers, banners e outdoors ou na comunicação em mídias tradicionais como TV e revistas.

A identidade visual, ou seja, o reconhecimento de uma marca por seu público, depende da maneira como ela se apresenta, utilizando todos os elementos, ferramentas e canais dispostos acima.

Depois que uma logomarca é criada, assim como todos os componentes que farão parte da identidade visual, como cores e tipografia, é possível medir a taxa de reconhecimento da empresa.

A Adidas poderia, por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado para saber qual a porcentagem do público que consegue relacionar as 3 listras com a marca. O mesmo pode acontecer com o McDonald’s: quem é capaz de reconhecer o logo, as cores e, até mesmo, a mascote da empresa?

Agora que já sabemos o que é identidade visual, a elaboração é algo mais complexo, pois depende da criatividade e do profissionalismo da agência de marketing digital contratada para elaborar um projeto de sucesso.

Todos os elementos farão diferença na identidade visual, desde o formato das letras usado na logomarca até a paleta de cores usada no site e nos posts de Instagram, por exemplo. Assim, cria-se uma padronização impactante, capaz de permanecer na mente das pessoas por tempo indeterminado.

Este processo de padronização também é chamado de manual da marca, onde vão ficar registrados todos os elementos visuais de uma empresa, para que todos os materiais de divulgação sigam o modelo da identidade visual e fiquem harmoniosos.

Perceba a importância do manual da marca com o seguinte exemplo: você já pensou em se deparar com um McDonald’s com arcos vermelhos ou roxos? É claro que não! Isso criaria uma confusão tremenda e, provavelmente, você pensaria se tratar de uma versão “pirata” do restaurante.

Qual sua importância para empresas?

Uma empresa que investe na criação de uma identidade visual única e profissional terá muitos benefícios com seu público e mais condições de obter ótimos resultados no mercado.

A facilidade de identificar um produto ou uma empresa em meio aos concorrentes, seja na prateleira de um supermercado ou em uma busca no Google, é extremamente importante para alavancar as vendas.

Com o tempo, a identidade visual fica tão forte e importante no relacionamento com o consumidor que é capaz de gerar uma ligação direta entre a empresa e a qualidade do produto que ela oferece.

Vamos refletir juntos: quantas vezes alguém relacionou a Adidas com um produto de qualidade? E o que dizer da marca Levi’s e suas calças jeans?

Depois que a identidade visual de uma empresa fica fortalecida e enraizada no público, o processo de compra se torna automatizado, já que as pessoas conseguem visualizar a marca e fazer uma interligação direta entre: identidade visual – qualidade – aquisição do produto.

A identidade visual é necessária para gerar reconhecimento e autoridade para a marca. Assim, a empresa consegue conquistar o público e construir sua reputação e credibilidade no mercado.

Identidade visual para prestadores de serviços

Falamos muito sobre produtos e a importância da identidade visual para eles, já que é muito comum essa conexão com as grandes empresas mundiais, como Adidas, Nike, Coca-Cola, McDonald’s, entre outras.

Porém, empresas de serviços também possuem uma identidade visual muito importante e que passam muita credibilidade. Pense nos bancos e nas seguradoras, empresas que precisam de uma identidade visual muito sólida, já que a primeira cuida do seu dinheiro e a segunda protege seu patrimônio e oferece auxílio imediato nos momentos de dificuldade.

É importante que essas empresas tenham uma identidade visual que crie uma relação sólida com o público, pois o reconhecimento da qualidade, credibilidade e da confiabilidade nestes segmentos de negócios é muito importante.

Principais elementos

Ao apostar em uma identidade visual profissional, sua empresa terá a possibilidade de comunicar seus objetivos, seus valores e propósitos, gerando uma ótima proximidade com o público. Os principais elementos da identidade visual são:

  • Nome da empresa;
  • Logo;
  • Slogan;
  • Tipografia;
  • Embalagem;
  • Cores;
  • Peças para a divulgação da marca.

Uma identidade bem desenvolvida gera encantamento e aumenta as chances de fidelização dos clientes. Para isso, é imprescindível que todos os elementos visuais e de design sejam harmoniosos e equilibrados e que mostrem quem realmente é a empresa e como ela se posiciona no mundo.

A identidade visual é responsável por evidenciar sua marca no mercado e fazer com que ela seja reconhecida em seu nicho, impactando a decisão de compra dos consumidores. Ela vai expor, basicamente, a personalidade da sua empresa, e isso é determinante para saber que tipo de cliente seu negócio vai atrair.

Com uma identidade visual bem trabalhada, sua marca pode aumentar a sensação de proximidade dos consumidores com a empresa, e isso é muito positivo para os negócios e para as vendas.

Todos os elementos da marca são importantes, mas a escolha das cores talvez seja uma das partes mais estratégicas. Cada cor desperta um tipo de sensação em quem olha e, por isso, é comum que alguns segmentos usem cores específicas, como o amarelo e o vermelho para negócios da área de alimentação, por exemplo, cores que estimulam o apetite.

O trabalho de criação de identidade visual é complexo e exige planejamento, estudo e uma ideia bem formada sobre os valores, a cultura e os propósitos da empresa. Se você quiser saber mais e iniciar o processo de criação da identidade visual do seu negócio, fale com a nossa equipe. Temos soluções robustas para te ajudar a criar uma marca incrível.

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