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8 Dicas valiosas de produção de conteúdo para o seu blog

Cada vez mais, as pessoas consomem conteúdos por meio de sites e blogs. Se você quiser saber mais sobre como funciona a produção de conteúdo para blog, neste artigo, traremos 8 dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira os detalhes a seguir!

bloco de anotações ao lado de um tablet

Índice

  • 1 Primeiros passos 
  • 2 8 dicas para produzir conteúdo de qualidade
    • 2.1 Planejamento
    • 2.2 Público-alvo
    • 2.3 Persona
    • 2.4 Cronograma
    • 2.5 Marketing de conteúdo e SEO
    • 2.6 Formatos e diversificação de conteúdo
    • 2.7 Mensuração de resultados
    • 2.8 Equipe especializada
  • 3 Considerações finais

Primeiros passos 

A concorrência na área digital é cada vez maior, o que faz com que as empresas precisem se adaptar diante desse cenário, pensando também em formas e estratégias de captar e reter a atenção dos clientes. 

Dessa forma, quando falamos na produção de um conteúdo com qualidade, é impossível não citarmos a importância do inbound marketing, que consiste no marketing de atração.

Isso porque uma de suas ações se baseia em posts e outros materiais de valor para atrair e encantar potenciais consumidores, levando-os a consumir com a marca, também direcionando a composição das dicas e estratégias de conteúdos levantadas ao longo do material.

Antes, contudo, é importante saber os motivos pelos quais uma empresa deve investir em um conteúdo de qualidade. Listamos 6 a seguir:

  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Agrega visibilidade a marca;
  • Promove um melhor acompanhamento das métricas;
  • Melhora a imagem institucional;
  • Agrega valor ao negócio;
  • Aumenta o número de vendas. 

Ou seja, um bom conteúdo, além de atrair o cliente, consegue gerar um aspecto de fidelização em relação à marca. 

Com isso, o processo de relacionamento torna-se fundamental, baseando-se em contatos e uso de conteúdo, não finalizando no momento da venda. 

Para que a empresa obtenha esse diferencial, existem algumas dicas que precisam ser compreendidas e incluídas no processo.

Por isso, confira a seguir as principais ações, que envolvem a análise da concorrência e do público-alvo, a delimitação dos canais de publicação e o conhecimento de técnicas de marketing. 

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza

8 dicas para produzir conteúdo de qualidade

Agora que já apontamos alguns aspectos iniciais para quem deseja produzir conteúdo e sua importância, acompanhe 8 dicas para quem deseja produzir um conteúdo com qualidade. Acompanhe a seguir!

  1. Realize o planejamento;
  2. Conheça o público-alvo;
  3. Crie sua persona;
  4. Crie um cronograma;
  5. Invista em marketing de conteúdo e técnicas de SEO;
  6. Aposte em conteúdo diversificado;
  7. Analise as métricas;
  8. Invista em uma equipe de marketing. 

De modo a aprofundar as dicas, abaixo abordaremos cada um dos tópicos trazidos, iniciando pela importância de realizar um planejamento. Continue a leitura dos parágrafos a seguir.

Planejamento

Qualquer ação de comunicação na área do marketing digital precisa ser planejada, pois somente dessa forma é possível desenvolver as ações que serão realizadas, considerando os objetivos da marca e os interesses do público.

Isso significa que, inclusive no processo de planejamento, o conhecimento acerca do público-alvo é essencial, o que nos leva à segunda dica.

Público-alvo

Entender quais são os interesses e particularidades dos clientes e potenciais consumidores é importante para que a mensagem atinja o público de forma correta e nos momentos mais adequados, contribuindo para o crescimento da marca – como a venda do produto.

Assim, é possível determinar quais os assuntos são mais interessantes para atingir novos consumidores, bem como quais as dúvidas mais comuns e que precisam ser abordadas antes de concluir a venda.

Persona

Quando se conhece o público-alvo é possível desenvolver uma persona, que é um personagem fictício que a empresa desenvolve para representar o público, o que torna a produção dos materiais ainda mais otimizada e assertiva. 

Esse personagem é desenvolvido a partir de características do público-alvo, considerando pesquisas feitas com antigos clientes e novos leads, assim como a identidade visual da empresa e o planejamento da marca em relação ao seu desenvolvimento e o tipo de pessoa que deseja se comunicar.

Cronograma

Assim como é necessário definir um planejamento para o negócio e as ações de marketing, para ter uma boa presença no digital, inclusive ao produzir os conteúdos valor para o blog, pensar em um cronograma de publicações que atenda às necessidades da empresa e os interesses do público é fundamental.

Mais ainda, falando sobre a produção de conteúdo, é importante conhecer o canal que será feita a publicação, neste caso o blog, para adaptar a linguagem e os formatos de produção considerando as ferramentas da plataforma.

Neste sentido, além da frequência, temas abordados, linguagens e formatos, é necessário pensar na identidade que se deseja dar à empresa, de modo que todos os conteúdos tragam esse mesmo tom, voz essa que será reconhecida e melhor entendida junto ao público, assim como ocorre nas redes sociais, com uso de vídeos e emojis.

A partir disso, existem práticas importantes no momento de produzir o conteúdo, como investir em técnicas do marketing de conteúdo, voltado para a produção de material de qualidade.

Marketing de conteúdo e SEO

Para criar conteúdos mais estratégicos e que sejam encontrados pelos potenciais clientes ou seguidores, é fundamental conhecer e investir em técnicas de marketing digital, mais especificamente na otimização de busca com palavras-chaves, que são conhecidas como técnicas de SEO.

Essas técnicas são fundamentais para garantir que a empresa tenha um bom desempenho no ranqueamento do Google, aumentando a visibilidade por parte dos clientes, visto que evidencia para os algoritmos e para os usuários sobre qual é o tema do conteúdo e sobre qual segmento a empresa aborda. 

Formatos e diversificação de conteúdo

Para um melhor desempenho, atraindo mais oportunidades e tornando os materiais menos densos, é crucial investir em diferentes formatos, que se comuniquem e enriqueçam os materiais, ampliando o alcance e a chance de ser encontrado.

Isso vai desde a produção de e-books, textos para o site, vídeos disponibilizados nas publicações e em plataformas do Youtube, bem como divulgação, conteúdos e artes para as redes sociais. 

Assim, é importante criar uma rede de materiais que direcionem ao blog, bem como ter formatos diversos de conteúdo dentro dele, seja para tornar a leitura mais fácil com ferramentas como infográficos e imagens, ou para enriquecer o site como um todo.

Mensuração de resultados

Outra dica é que, realizando a produção de um conteúdo com qualidade, é fundamental que a empresa consiga acompanhar as métricas, ou seja, realize a mensuração dos resultados. 

Com isso é possível identificar, por exemplo, o número de pessoas que curtiram seu post, a taxa de conversão, o tempo que as pessoas permanecem em sua página, dentre outros aspectos que contribuem para estratégias mais eficazes e a criação de conteúdos com temas que mais atraem e convertem os leitores.

Equipe especializada

Nesse sentido, a contratação de uma equipe de marketing é interessante para auxiliar nesses processos, agregando mais qualidade aos materiais e estratégias, bem como realizando as mensurações e análises de comportamento.

Isso ocorre devido ao fato de ter contato com profissionais que são experientes no assunto e que podem realizar uma estratégia de comunicação mais aprofundada, com conhecimento técnico.

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que além dos aspectos técnicos e estratégicos voltados ao marketing, é fundamental realizar pesquisas acerca do tema a ser abordado, de modo que ele realmente sane uma dúvida ou atenda a necessidade do público consumidor.

Isso garantirá mais qualidade ao material, bem como uma escrita (e posterior leitura) mais facilitada e ágil. Garantir que as normas de português sejam respeitadas também é fundamental, trazendo mais credibilidade ao negócio e ao material.

Assim, ao aliar as técnicas com um material bem escrito e revisado, considerando as características do blog e do público, bem como a jornada de compra, sua produção se tornará cada vez mais assertiva e atrativa para os potenciais clientes e consumidores fidelizados.

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