Blog: Como melhorar os resultados nas buscas orgânicas no Google
A estratégia de marketing digital inclui uma série de ferramentas para a divulgação dos produtos e serviços, atração do público, engajamento de audiência e, finalmente, a conversão de vendas. O blog é um dos mais antigos e consolidados canais para a interação entre marcas e consumidores.
Neste caso, vamos primeiro tratar os consumidores como pessoas interessadas em informação. Isso mesmo: os usuários que pesquisam no Google ou entram no blog de uma empresa via redes sociais estão consumindo informação e, quanto maior for a qualidade dessa informação, mais o usuário se sente satisfeito. Com isso, a probabilidade de ele retornar a seu site e te indicar para alguém aumenta.
Índice
Para que serve um blog?
O blog post – ou publicação no blog – serve para informar o público sobre tudo o que ele quer saber para ficar inteirado a respeito de um produto, serviço ou um assunto de interesse.
Você, como empresário e/ou consumidor, costuma ler que tipo de informação? Sobre investimentos? Sobre atividade física? Os blogs servem para mostrar informações que, geralmente, os veículos tradicionais – como jornais, revistas, sites de grandes empresas de comunicação, entre outros – não têm interesse ou expertise suficiente para abordar.
Atualmente, principalmente de 2010 para cá, os blogs passaram a fazer parte da estratégia de Inbound Marketing das empresas que querem ser encontradas na internet e aumentar as suas chances de conversão – inclusive vendas e faturamento.
Existe uma relação muito estreita e interessada entre as pessoas que leem uma publicação em um blog e aquelas que compram o produto ou o serviço da mesma empresa.
Ou seja, um usuário da internet procura uma informação no Google ou nas redes sociais, entra no blog, lê a notícia, fica interessado sobre o produto ou o serviço e faz a compra!
Existe uma formatação de todo este processo que nós simplificamos para você aqui. Trata-se da Jornada de Compra, que é realizada desde o primeiro contato do cliente com a empresa (geralmente através do blog) até a aquisição da solução que essa mesma empresa oferece.
Agora ficou mais interessante investir em um blog para o site de sua empresa, não é mesmo? Os canais de interação com o público são excelentes para educar a audiência e trazer resultados financeiros.
Conteúdo de qualidade é a chave para o sucesso nas conversões
Pense em quantas vezes você já esteve interessado em algum assunto, pode ser desde a pescaria até a camisa social para o baile de formatura do seu filho, e ficou pesquisando no Google sobre temas relacionados a estes assuntos.
São abordagens diversas, do tipo “qual a melhor embarcação para pescar em alto mar” ou “como dar o nó na gravata”.
Aqui, temos dois públicos distintos: um que é fã de pescaria e que, aparentemente, costuma pescar bastante e conhece um pouco sobre o assunto. No outro caso, alguém que não está acostumado a se vestir com terno e gravata, mas que, por um motivo especial, fará uso do produto naquele momento.
Onde estão essas informações acima? Nos blogs das empresas que oferecem esses produtos!
Na prática, essas empresas estão ensinando os seus consumidores ou potenciais clientes como terem uma melhor experiência com as soluções (produtos e serviços) que elas oferecem.
É importante você comprar uma gravata e saber dar o nó e é justo que a empresa que realiza a venda dessa gravata ensine você a fazer isso. Com a pescaria e outros milhares de negócios que existem e estão disponíveis na internet funciona da mesma maneira.
O blog é um canal específico para oferecer informações realmente úteis, formadas por conteúdos de qualidade, completos e algumas vezes até exclusivos sobre algo que as pessoas pesquisam e precisam saber.
Quais são as vantagens do blog?
O blog é capaz de atrair muitas pessoas para o seu site e loja virtual através das buscas orgânicas no Google, com o uso de SEO (Search Engine Optimization) – e palavras-chave.
Os posts para o blog, como este aqui, são construídos com algumas estratégias que incluem os termos mais procurados no Google sobre um assunto. O objetivo é aparecer nas primeiras posições e aumentar a exposição da sua empresa na internet.
Além de ser essencial na estratégia de SEO, o blog é um canal de comunicação com o público mais prático e mais barato do que outros, especialmente do que os vídeos.
Se você tem a intenção de oferecer conteúdo em vídeo para seus usuários (e isso é muito positivo), saiba que a gravação e edição de material audiovisual com qualidade profissional exige um investimento bem maior do que um blog, e nem todas as empresas estão preparadas para dar este passo.
Quando comparado com as redes sociais, como Instagram e Facebook, o blog ainda se mostra como uma excelente alternativa para empresas que querem um canal no qual é possível oferecer um conteúdo mais profundo, com abordagem mais completa.
Nas redes sociais, os espaços para publicação são bem pequenos e limitados e, na maioria das vezes, as pessoas estão apenas checando as novidades, não estão interessadas e com tempo disponível para ler uma matéria mais completa sobre um assunto.
E, depois que você criar um trabalho consistente de publicações em seu blog, suas chances de obter um resultado positivo nas buscas orgânicas do Google aumentam bastante e você poderá analisar quantas vendas ou acessos no site ou loja virtual vieram diretamente de uma publicação.
Também é possível saber qual publicação é mais acessada no seu blog e quais são os assuntos que o seu público mais pesquisa na internet. Assim, você oferece informações conforme a demanda, acertando em cheio a audiência.
Como criar um blog
Geralmente, quando você contrata uma agência para a construção de um site, é possível incluir o blog. Se a sua empresa já tem um site, mas não tem um blog, é possível adicionar este canal.
É essencial contar com especialistas em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, que vão criar uma estratégia profissional de blog e produzir conteúdos qualificados, que sejam interessantes e que tenham técnicas de SEO.
Conforme seu blog for se destacando na internet e no ramo que sua empresa atua, seja ele qual for, você passa a ser visto pelos consumidores e até mesmo pelos seus concorrentes como uma autoridade no assunto.
Quanto mais acessos e comentários tiver o seu blog, mais ele será usado como uma fonte de informações útil para potenciais clientes e será um meio importante para gerar vendas. Sua empresa se torna sinônimo de credibilidade e isso é essencial para aumentar os resultados nos negócios.
Uma das grandes vantagens do blog é que os resultados tendem a ser permanentes. Embora o cuidado profissional com o canal recomende a publicação periódica, se possível todos os dias, mesmo se você deixar de criar novos posts sua empresa ainda terá resultados com publicações antigas e que estão bem ranqueadas.
As pessoas que acessarem o blog da sua empresa estarão em uma das etapas do processo de compra. Essa é uma boa hora para você mostrar a qualidade de seu trabalho. Quando elas precisarem do seu produto ou serviço, as chances de se lembrarem de você são maiores.
Se você quer saber como montar sua estratégia de blog agora mesmo, faça contato com o nosso time e conheça nosso trabalho com Marketing Digital, Criação de Sites e Blogs e invista na sua presença digital.
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