Palavra-chave de cauda longa: o que é e como utilizá-la a seu favor
Os negócios digitais estão investindo cada vez mais em estratégias que ajudam a melhorar o posicionamento e ter excelentes resultados na atração e captação de leads. Um dos recursos usados pelas agências de marketing digital é a palavra-chave de cauda longa.
A long tail keyword, ou palavra-chave de cauda longa, ganhou notoriedade com Chris Anderson, que publicou um livro com o título “Do mercado de massa para o mercado de nicho”.
O objetivo da palavra-chave de cauda longa é justamente focar a estratégia em demandas mais específicas e segmentadas, ao invés de produtos ou serviços mais genéricos, abrangentes ou superficiais.
Por isso, a palavra-chave de cauda longa é maior, incluindo termos que ajudam a delimitar melhor a busca e o resultado na internet.
Índice
O que é palavra-chave de cauda longa
Em geral, esse tipo de keyword são frases com, no mínimo, 3 palavras. As caudas longas são bem aceitas pelo Google, tanto para as boas práticas de SEO como para a compra de palavras-chave específicas em campanhas de Ads.
Se a palavra-chave é maior, é possível segmentar melhor a busca do usuário, principalmente em resultados para conteúdos que estão no topo do funil, mesmo que o volume de buscas para termos de palavra-chave de cauda longa seja menor, quando comparado com uma keyword genérica.
Porém, se a sua estratégia estiver voltada para UX (User Experience ou Experiência do Usuário), a palavra-chave de cauda longa será excelente, pois entregará ao lead exatamente aquilo que ele está procurando.
Veja como funciona a palavra-chave de cauda longa na prática
Nada como um bom exemplo para entender o que é palavra-chave de cauda longa e como essa keyword segmentada é utilizada nas estratégias de posicionamento planejadas e executadas por tantos profissionais.
Vamos utilizar como exemplo aqui uma empresa que comercializa redes de proteção em São Paulo. A palavra-chave “redes de proteção” é muito procurada e, seguramente, uma pequena empresa da cidade não vai aparecer nos primeiros resultados do Google com uma keyword tão abrangente como essa.
Neste caso, é preciso criar estratégias que utilizem palavras-chave de cauda longa, como as seguintes:
- Onde comprar redes de proteção em São Paulo
- Redes de proteção São Paulo
- Instalar redes de proteção São Paulo
- Redes de proteção preço instalação
Nos exemplos de palavras-chave de cauda longa acima, os termos são buscados pelos usuários, mas estão longe das Keywords mais procuradas e que custam mais caro em campanhas do Google.
O foco da ação de marketing digital é encontrar um usuário muito específico e isso aumenta as chances de conversão e realização de uma venda.
As pessoas de São Paulo que estão procurando por redes de proteção já se encontram em uma etapa avançada na jornada do cliente e estão, basicamente, escolhendo uma empresa que execute o serviço.
Certamente, estão recolhendo orçamentos, negociando propostas, prazos, tipos de rede, entre outros detalhes. Em uma situação como esta, a utilização da palavra-chave de cauda longa pode trazer um grande volume de contatos através dos buscadores.
Palavra-chave de cauda longa: como oferecer informações úteis aos usuários
A palavra-chave de cauda longa também pode ser utilizada para educar o público e criar autoridade para sua empresa na internet. Muitos usuários podem procurar assuntos relacionados à “rede de proteção”, mas eles ainda não estão no momento de compra.
Existe uma série de palavras-chave de cauda longa que podem ser usadas para blog posts e ações de marketing digital informativas. Veja algumas opções:
- Melhores marcas de redes de proteção
- Redes de proteção para pets
- Como instalar redes de proteção
- Tipos de redes de proteção
- Melhor rede de proteção para apartamento
Perceba que os termos de busca acima vão direcionar para conteúdos mais explicativos, que vão atender às expectativas dos usuários com relação às informações sobre o produto. A intenção é tirar dúvidas, apresentar opções, mostrar a diferença entre modelos e revelar como funciona o produto.
O próprio acesso à página da sua empresa através de uma palavra-chave de cauda longa pode ser considerado uma conversão, mesmo que não gere uma venda imediatamente.
Vantagens da palavra-chave de cauda longa
A palavra-chave de cauda longa oferece ótimos benefícios em ações de marketing digital justamente pela maior especificidade de busca e que, normalmente, é observada atrelada à maior quantidade de conversões.
Aumento das buscas no Google
Este é um dos principais objetivos das empresas que procuram nossa agência de marketing digital. Com a palavra-chave de cauda longa, conseguimos elaborar uma estratégia com taxa de rejeição bem reduzida e isso qualifica muito mais as buscas no Google. Assim, o site recebe mais visitas, especialmente de usuários qualificados.
As palavras-chave maiores são excelentes para direcionar de maneira eficiente a estratégia e, por isso, a taxa de rejeição diminui drasticamente. As ações ficam realmente otimizadas e os usuários que chegam até sua empresa estão preparados para comprar e podem até mesmo indicar o seu negócio para outras pessoas.
Lembre-se que, na maioria das estratégias de palavra-chave de cauda longa, aproveitamos para trabalhar a geolocalização.
Como no exemplo de São Paulo, podemos criar campanhas voltadas para outras cidades ou mesmo bairros de metrópoles como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, por exemplo. Os resultados costumam ser muito satisfatórios.
Bom Custo x Benefício
A palavra-chave de cauda longa é focada em clientes qualificados e apresentam possibilidades de conversão muito grandes, enquanto as palavras-chave de short tail (palavras de cauda curta, geralmente com duas palavras) ou mesmo as head tails (uma palavra-chave) possuem volumes elevados de buscas, mas custam mais caro e podem atrair todos os tipos de usuários.
O ROI (retorno sobre o investimento) da sua campanha vai apresentar índices muito atrativos com a palavra-chave de cauda longa. E devemos destacar que, em estratégias mais completas, podemos trabalhar com keywords long tail e short tail ao mesmo tempo, dependendo da capacidade de investimento da empresa.
É importante você saber que as ações de marketing digital podem ser ajustadas durante a campanha. Nossa equipe fica monitorando os resultados através de relatórios e realiza pequenas mudanças para melhorar a captação de leads, os acessos ao site e as conversões – principalmente as vendas.
Chegue mais rapidamente ao seu objetivo com a palavra-chave de cauda longa
As palavras-chave de cauda longa deixam o usuário mais próximo da resposta que ele está procurando, tornam a busca muito mais refinada e criam um direcionamento muito mais eficiente para os resultados encontrados no Google.
Isso é bom para quem está fazendo a busca e para sua empresa também. As duas partes interessadas se encontram através de um termo específico e as possibilidades de o usuário clicar no link são muito grandes.
Com isso, sua empresa pode criar um relacionamento mais envolvente com o lead. Além disso, sua página vai registrar todos os tipos de conversão, como novos acessos, preenchimento de formulários e vendas.
Como organizar as estratégias com palavra-chave de cauda longa
O trabalho para determinar uma palavra-chave de cauda longa é bastante preciso. Por isso, você pode utilizar uma série de ferramentas criadas para obter a melhor performance com as ações de marketing digital.
Aqui na Avio, por exemplos, usamos o Planejador de Palavras-chave do Google e ferramentas parecidas, como Ubersuggest e Keyword Tool, para encontrar o termo mais correto para sua empresa. Para explorar a palavra-chave de cauda longa mais adequada também analisamos o Google Analytics do seu site.
É bem comum nossos profissionais digitais simularem o comportamento do consumidor nas buscas e encontrarem sinônimos que podem ser usados nas pesquisas para incluir estes termos nas estratégias.
Quer ver exemplos de sinônimos que podem funcionar muito bem?
- Touca / gorro
- Blusa / suéter
- Redes / telas
Existem muitos sinônimos legais e que funcionam bem nas campanhas. A definição é sempre personalizada, conforme o nicho de cada empresa.
Encontrar o tamanho certo da palavra-chave de cauda longa também é uma tarefa desafiadora, pois ela não pode ser nem pequena, nem grande demais. Por fim, o termo buscado precisa direcionar o usuário a um conteúdo de qualidade, para que ele fique satisfeito.
E aí, que tal otimizar as palavras-chave usadas em seu negócio e trazer mais clientes pra você?
Nós podemos te ajudar nessa tarefa. Fale com a gente!
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail