Cookies de sites: guia com tudo o que você deve saber!
Os cookies de sites são arquivos criados no seu computador pelo próprio navegador todas as vezes que você acessa um site e aceita o uso deles.
Já virou uma regra responder se você aceita os cookies de sites quando acessa um endereço na internet.
Então, sem saber exatamente o que são os cookies de sites, a maioria das pessoas simplesmente aceita pela boa promessa: uma tecnologia usada para uma série de melhorias e boas intenções, como:
- Recomendar conteúdos de seu interesse;
- Personalizar a publicidade;
- Melhorar a UX – User Experience;
- Conhecer e permitir a política de privacidade para cookies.
Como quase sempre estamos com pressa, a tendência é clicar em aceitar ou prosseguir, autorizar os cookies do site que está sendo visitado e seguir adiante, rumo a um produto, serviço ou conteúdo.
Mas, afinal de contas, os cookies de sites são bons ou ruins para o usuário? Você vai descobrir isso agora!
Índice
Os cookies de sites são pedaços de códigos criados em seu dispositivo todas as vezes que você acessa um site que se utiliza desse recurso.
A finalidade é fazer a identificação do usuário caso ele volte para a mesma página, de forma que os dados entre as páginas sejam transportados mais rapidamente. Além disso, os cookies também são utilizados para personalização de conteúdo de um ambiente virtual.
No entanto, como tudo tem dois lados e outras versões, algumas pessoas acham que os cookies de sites ferem a privacidade do usuário.
A Lei Geral de Proteção de Dados e até mesmo a transparência esperada pelo usuário já revelam que a política de cookies de sites deve ser informada antes do visitante aceitar.
Por isso, todas as vezes que entramos em uma página com cookies, aparece uma pergunta se você concorda com a política de armazenamento de dados, que pode ser conferida completamente em um link que fica na mesma mensagem.
O correto seria que todo usuário lesse a política de cookies de sites antes de aceitar. Agora, sendo muito honesto, nós fazemos isso? É claro que não!
Você sabe o que são cookies de sites quando entende que uma empresa está armazenando informações suas, no seu computador, para oferecer uma navegação personalizada.
A palavra “personalizada” é muito útil para empresas que querem melhorar os resultados digitais com os cookies em um site. E tem usuários que não se importam com isso.
Em nosso time mesmo, muitas pessoas veem vantagens em aceitar os cookies quando eles beneficiam o usuário. Quer um exemplo?
Os cookies de sites de compras, como uma loja virtual, podem funcionar da seguinte maneira:
- O usuário entra no e-commerce e aceita os cookies daquele site;
- Depois, escolhe dois produtos e coloca no carrinho de compras;
- Por algum motivo, troca de site;
- Quando ele retorna, os dois produtos continuam no carrinho de compras!
Afinal, isso é uma mágica? Claro que não, foram os cookies aceitos pelo visitante que mantiveram uma experiência personalizada. Se ela estava com a intenção de fazer a aquisição, por que não facilitar e deixar o carrinho do mesmo modo em que ela o abandonou?
Os tipos de anúncios que aparecem para o usuário todas as vezes em que ele entra no mesmo endereço eletrônico também estão ligados aos cookies.
As visitas de um usuário a um mesmo endereço vão gerando históricos, que são mapeados e armazenados.
Você já percebeu que, se você fica pesquisando muito sobre um mesmo produto de um site, logo ele aparece como anúncio? Mais uma vez, são os cookies de sites em ação!
Os cookies de sites também podem facilitar o preenchimento de formulários. Dessa forma, pode-se recuperar os dados que foram digitados anteriormente nos campos.
Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa entra em um endereço eletrônico, aceita a política de cookies e preenche um formulário com Nome, Rua, CEP, Cidade, RG, CPF, entre outros dados.
O sistema de arquivamento de dados e personalização pode sugerir o preenchimento automático, para que o usuário não tenha que escrever tudo outra vez.
Os cookies de sites também fazem com que o usuário permaneça logado, mesmo saindo e voltando à página, ou mudando de conteúdo. Isso acontece quando trocamos de vídeo no YouTube, por exemplo, e não é preciso logar novamente.
Os cookies de sites são informações armazenadas para facilitar a utilização de um ambiente virtual, como foi mostrado nos exemplos acima.
Mas, você deve estar se perguntando, e se eu me arrepender de ter aceitado? Quanto tempo duram os cookies de um site? Eles podem ser encerrados assim que você fechar a sua janela do navegador, contudo normalmente não é isso que ocorre.
Em geral, eles ficam para sempre, até que o usuário saiba como limpar os cookies de um site.
No Google Chrome, por exemplo, é possível limpar os cookies de sites. Veja como em seguida:
- Basta abrir o navegador Google Chrome;
- Ir em Configurações (aqueles três pontinhos), no canto superior do lado direito;
- Clicar em Histórico. Caso esteja no computador, é preciso clicar em Histórico novamente;
- Limpar dados de navegação;
É possível controlar algumas opções do que exatamente se quer remover. Por exemplo, excluir cookies, mas manter o preenchimento automático de formulários. Também pode-se controlar o período do qual você quer excluir os cookies, por exemplo, dos últimos 7 dias ou de todo o período.
O usuário que aceita os cookies de sites troca a privacidade por uma experiência mais personalizada.
Com isso, pode permanecer logado, voltar e continuar navegando pelo carrinho de compras com os produtos já adicionados ou receber sugestão de conteúdos que combinam com suas navegações anteriores.
Pode-se também compartilhar e padronizar o uso de cookies, assim, sites que você nunca visitou terão informações sobre o seu perfil de consumidor, mesmo que nunca tenha adquirido nada neles antes.
Mas, os cookies podem afetar a segurança de um usuário? Sim.
A verdade é que hackers podem acessar os dados para aplicar golpes, principalmente, para compras em lojas virtuais usando logins e senhas, especialmente em e-commerces que mantêm os dados do cartão de crédito armazenados.
Por isso, como precaução, muitas lojas virtuais criam algumas barreiras ou sistemas de verificação antes da validação de uma compra.
Os cookies de sites classificam-se de acordo com os tipos, que são os seguintes: sessão, persistentes e maliciosos. Entenda um pouco mais sobre cada um deles, em seguida:
- Sessão – Este tipo de cookie desaparece assim que o usuário fecha o navegador, por isso dura somente aquela “sessão” na qual a pessoa está em atividade. Ele fica na memória temporária do dispositivo, sem fazer coleta dos dados pessoais direto do computador.
- Persistentes – Esse tipo de cookie, usado para coleta de dados sobre o comportamento do usuário durante sua navegação, possui data de expiração e fica armazenado no HD do dispositivo. Outra maneira de retirar é manualmente, como ensinamos acima.
- Maliciosos – São cookies que acompanham a atividade do usuário quando ele está online, rastreando todos os passos a fim de criar um perfil bem completo sobre seu comportamento. A finalidade deste tipo de armazenamento é a criação de um banco de dados bem robusto e fiel sobre os usuários, para que depois essas informações sejam usadas para segmentação, conversão e vendas online.
Lei Geral de Proteção de Dados
A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018, tem o objetivo de proteger a privacidade dos usuários da internet e garantir pleno controle dos seus próprios dados.
Com isso, somente a própria pessoa pode permitir que uma empresa ou terceiros tenham acesso às informações sobre seu comportamento na internet, formulários preenchidos, preferências, últimas compras, entre outras.
Alguns sites não são tão transparentes sobre como é feita a coleta de dados, onde estas informações ficam armazenadas e com quem elas são compartilhadas ou para qual finalidade.
Do ponto de vista da LGPD, as pessoas que não possuem conhecimento explícito sobre os cookies que aceitam, tal qual sobre como utilizam-se seus dados pessoais, estão sendo feridas em sua privacidade e precisam de proteção.
De tal forma que, empresas que agem dessa maneira são passíveis de punição, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Os cookies de sites deixarão de existir por causa da LGPD? É muito provável que eles ainda façam parte da política das empresas, entretanto os usuários terão mais facilidade para solicitar a remoção completa dos dados registrados, quando quiserem.
Além disso, os cookies de sites precisam estar de acordo com a Lei nº 13.709/2018, com um aviso de conformidade. Em resumo, já não basta apenas “concordar” com a política de cookies.
Como a minha empresa deve proceder em relação à LGPD?
Por enquanto, as empresas ainda estão passando por alterações e adaptações com relação à Lei Geral de Proteção de Dados e ao uso de cookies de site.
Por isso, é importante reforçar sempre que, no ambiente online, os usuários também devem prestar bastante atenção à política de cookies dos sites que costumam frequentar.
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