E-mail Marketing: como fazer uma campanha e quais as vantagens
O e-mail marketing é uma comunicação via e-mail feita entre empresa e cliente, com o objetivo de realizar vendas, promoção de produtos ou serviço e fortalecimento da marca.
Com certeza, como cliente de uma empresa, você já recebeu um e-mail marketing.
Pode ser que sua caixa de entrada esteja abarrotada de propagandas enviadas por players que atuam nos mais diferentes tipos de negócios e que enxergam você como um cliente em potencial na estratégia de marketing digital.
Quando é bem elaborada e muito profissional, a comunicação por e-mail marketing entre empresas e clientes pode trazer ótimos resultados em vendas.
Vamos conversar sobre o que é e-mail marketing, como tornar essa ferramenta popular em algo realmente eficiente para seu negócio e aumentar seu faturamento com um ótimo custo x benefício.
Índice
O que é e-mail marketing?
Como já adiantamos acima no artigo, o e-mail marketing é uma ferramenta digital que facilita a comunicação realizada entre a empresa e o cliente. Ela serve para diversos fins como, por exemplo, vendas, notícias, promoções, comunicados, entre outros.
O e-mail marketing é um material rico, ou seja, uma forma de a empresa entregar conteúdo de valor para seu cliente.
As estratégias de e-mail marketing, na maioria dos casos, disparam e-mails para os leads captados em uma ação prévia ou que estão em uma base de contatos conquistada ao longo do tempo.
Por exemplo: uma empresa está em atividade há 10 anos e tem muitos e-mails de antigos clientes, contatos que foram feitos e quer reaquecer essa base. Como fazer isso? Usando o e-mail marketing!
Na maioria das estratégias, uma ferramenta de automação faz o envio desses e-mails, pois a base de contatos pode ser muito ampla.
Como tudo começou
O e-mail surgiu no final dos anos 70 enquanto Raymond Tomlinson – o criador – buscava uma maneira de deixar uma mensagem para outras pessoas que usassem o mesmo computador. Logo, ele percebeu que como essa mensagem era um arquivo, ele poderia usar a rede para enviar aquela mensagem (aquele arquivo) para outro computador na mesma rede.
Se aproveitando dessa ferramenta recém criada, Gary Thuerk, responsável pela área de comunicação da Digital Equipment Corp, enviou centenas de e-mails com foco em venda para uma base de pessoas cadastradas na intenção de vender computadores. Como resultado, houve mais de US$ 13 milhões em vendas.
Muitos anos depois, em 2021, a quantidade de pessoas que possuem uma conta de e-mail é de aproximadamente 4 bilhões, conforme o site Statista.
O grande problema é que o e-mail marketing se tornou uma estratégia volumosa e indesejável ao longo dos anos e as empresas nas quais os usuários possuem endereço de e-mail, como Gmail e Hotmail, por exemplo, implementaram algumas boas práticas para que as mensagens sem relevância acabassem na caixa de Spam.
O Spam é o “lixo eletrônico” e, sem dúvidas, uma empresa não quer criar e investir em uma campanha de marketing digital para todo o conteúdo ser excluído antes mesmo de ser aberto e visualizado.
Mudanças no e-mail marketing
Ao perceber que o e-mail marketing estava se tornando uma comunicação indesejada pelos clientes, as próprias empresas especializadas em marketing digital passaram a adotar estratégias importantes, tais como:
- Segmentação da base de e-mail;
- Pedir autorização do usuário antes de disparar um e-mail marketing;
- Tornar os conteúdos relevantes e mais personalizados.
O objetivo de uma boa estratégia de e-mail marketing é enviar uma mensagem com assunto relevante para o cliente, que seja do interesse dele e, principalmente, que ele tenha autorizado o envio.
Benefícios dessa estratégia
O uso do e-mail marketing ainda se mostra como uma ótima opção dentro das estratégias de comunicação das empresas. Veja alguns dados interessantes:
- Segundo o HubSpot State of Marketing, o e-mail marketing vem logo depois do site e das redes sociais como canal mais assertivo para contato com os clientes;
- Boa parte dos 4 bilhões de usuários de e-mail acessa suas caixas de entrada todos os dias (você provavelmente também faz isso);
- Os usuários da internet vinculam suas contas de e-mail em diversos cadastros feitos na web.
Com a chegada das redes sociais, alguns profissionais digitais acreditaram que o e-mail com fins de venda e propaganda ia perder força, porém isso não aconteceu por causa da previsibilidade que o e-mail marketing garante aos clientes.
Enquanto nas redes sociais você não consegue saber quais usuários vão reagir a uma postagem, um e-mail marketing pode ser direcionado exatamente para a pessoa que deve receber a mensagem. Isso cria um nível de personalização imenso.
O e-mail, quando comparado com as redes sociais, também é considerado um canal mais sério e formal e acaba recebendo uma atenção maior dos usuários.
Afinal de contas, faz parte dos nossos compromissos diários checar as mensagens que chegam à caixa de e-mail. Porém, ninguém se sente na obrigação de olhar todos os posts publicados nas redes sociais de uma empresa, não é mesmo?
O e-mail marketing autorizado pelo usuário é quase um pedido de envio de conteúdo relevante e com valor que ele espera receber. Por isso, as chances de conversão, de abertura e até mesmo de vendas ficam muito maiores.
Veja mais vantagens
Uma das vantagens do e-mail marketing é o seu formato flexível e que pode ser muito atraente para o usuário, dependendo da criatividade do time de marketing digital e design que está elaborando seu conteúdo.
O e-mail marketing pode ter gifs, infográficos, textos criativos curtos ou longos, links, imagens, entre outros elementos de design.
Com todos estes recursos disponíveis para serem empregados, uma empresa pode ter uma estratégia de nutrição de leads muito exclusiva e eficiente.
Segundo a Litmus, que publicou dados sobre e-mail marketing em 2019, o ROI – Retorno Sobre Investimento – dessa estratégia é um dos maiores que existe dentro do mercado digital focado em indústrias de diversos segmentos, entre eles turismo, saúde e tecnologia.
O retorno para cada U$ 1 investido é de U$ 42, aproximadamente. Por que isso acontece?
- O investimento para uma campanha de e-mail marketing é baixo;
- As taxas de conversão são excelentes.
Isso explica o fato de o ROI ser tão alto.
Outro benefício do e-mail marketing é que os contatos são feitos com uma base criada pela própria empresa e que devem ser considerados como um ativo que ela conquistou com o tempo de mercado, com bons produtos ou serviços prestados ou em uma estratégia de captação de leads.
Como começar uma estratégia de e-mail marketing
O primeiro passo é levantar uma base de contatos ou criar uma estratégia de captação de leads para identificar qual tipo de e-mail marketing vai se encaixar de forma perfeita no objetivo da empresa.
Tipos de e-mail marketing
Boas vindas – É o primeiro e-mail enviado para o contato, assim que ele se torna um lead, para criar um laço mais estreito de relacionamento e inserir o prospect na jornada de compra.
Promocional – Os contatos recebem um e-mail avisando de uma promoção, em geral com um link que direciona para o produto com desconto.
Newsletter – Uma newsletter é elaborada sobre o assunto de interesse do usuário e da empresa, com informações relevantes para nutrição de leads e aproximação com o público.
Clientes inativos – Um e-mail marketing é elaborado especialmente para clientes que compraram há muito tempo e que poderiam voltar a fazer negócio.
Campanhas sazonais – São mensagens para Black Friday, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outros eventos específicos.
Automatização de e-mail marketing – A estratégia de e-mail é automatizada e o cliente vai seguindo diferentes caminhos dentro de uma jornada pré-elaborada, de forma personalizada.
Como deixar o e-mail marketing interessante e eficiente
Como dissemos, a quantidade de e-mail marketing enviada para os usuários é imensa e praticamente impossível de ser contabilizada. Por isso mesmo, é importante que a mensagem da sua empresa se destaque e chame atenção do usuário.
Com isso, será mais fácil de fazer venda, pós-venda, nutrir os leads e educar seus prospects com informações relevantes.
Ferramentas que podem ser úteis
Usar ferramentas de e-mail marketing é uma ótima maneira de otimizar a estratégia.
Para a criação de uma campanha é possível você utilizar o Mail Chimp. Além de gratuito ele é bem fácil e intuitivo de se trabalhar.
Ferramentas de limpeza de base, como SafetyMails, BriteVerify e DataValidation, são essenciais para remover e-mails que são inválidos ou não geram retorno. Já a entregabilidade pode ser medida por ferramentas como Mx Toolbox, Senderscore e Google Postmaster Tools.
Já a qualidade do e-mail marketing e para avaliar se as campanhas estão apresentando algum erro recorrente, é possível usar ferramentas como GlockApps e Mail-Tester.
Como criar uma campanha de e-mail marketing
Há alguns pontos importantes que você precisa saber na hora de criar sua campanha. São eles:
Público-alvo: o primeiro passo é ter bem definidas as pessoas que a ação quer atingir, ou seja, seu público-alvo.
Template: o template precisa ser profissional, com links, gifs, infográficos, call to action, opção de cadastro e descadastro.
Frequência de disparo: quantas vezes por dia ou por semana os e-mails serão enviados para a base de contatos.
Segmentação da ação de e-mail marketing: a segmentação pode ser feita por região, interesse, idade, conversão realizada anteriormente, cargo, empresa de atuação do lead, pontuação do lead scoring e estágio de compra na jornada.
Em uma estratégia de e-mail marketing profissional, também é importante traçar com muito cuidado o assunto do e-mail.
Quanto mais direto, criativo e escrito para despertar a vontade de abrir o e-mail, melhor! Seguem algumas dicas, aqueles detalhes especiais para tornar sua ação mais eficiente:
- Considere a utilização de palavras que gerem a sensação de escassez para aumentar as conversões. Por exemplo: “só hoje” ou “últimas horas” ou, então “unidades limitadas”, entre outras.
- Evite termos comerciais muito clichês ou palavras que são Spam;
- Sempre tenha um Preheader, que é um texto de apoio abaixo da linha do assunto;
- O assunto deve ser curto e fácil de entender;
- Colocar perguntas no assunto pode ser legal;
- Não se esqueça de colocar a palavra-chave do seu negócio;
- Colocar percentuais passa mais credibilidade!
E aí, pronto para dar o start em uma campanha de e-mail marketing?
Fale com a gente para entender mais de como essa ferramenta pode ajudar sua empresa a gerar mais vendas.
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail