Gestor de tráfego: quem é e onde contratar esse profissional
O Gestor de Tráfego é o responsável por criar, acompanhar e otimizar as campanhas de tráfego pago em diferentes canais. Ele é especialista em produzir anúncios online com o auxílio das ferramentas do Marketing Digital.
Índice
- 1 Contratar um gestor de tráfego
- 2 Quem é o gestor de tráfego?
- 3 Qual a importância desse profissional?
- 4 Quais são as atividades do gestor de tráfego?
- 5 Rotina do gestor de tráfego
- 6 Quais os principais canais trabalhados por esse profissional?
- 7 Tipos de gestor de tráfego
- 8 Como contratar um gestor de tráfego?
Contratar um gestor de tráfego
Se você quer contratar um gestor de tráfego pago para delivery, você está no lugar certo. Somos especialistas em tráfego pago para delivery e todos os dias fazemos nossos clientes venderem mais.
O Marketing Digital ganhou o mercado nos últimos anos. Trabalhar nos canais online tornou-se uma necessidade para as empresas e marcas. E para realizar esse serviço de maneira estratégica e inteligente, muitos profissionais são necessários, como o Gestor de Tráfego.
Mesmo sendo uma profissão relativamente nova no mercado, sua função é essencial e tende a conquistar ainda mais espaço ao longo dos próximos anos. Conheça mais sobre esse trabalho e suas vantagens.
Quem é o gestor de tráfego?
De maneira direta, o Gestor de Tráfego é o profissional que gerencia todos os anúncios pagos de uma marca. É ele o principal responsável por administrar de maneira eficiente o orçamento de Marketing Digital destinado aos anúncios feitos pela empresa.
A partir das necessidades estratégicas específicas da marca e dos seus objetivos de mídia, esse gestor cria, acompanha continuamente e otimiza os anúncios digitais do cliente de modo a gerar mais resultados positivos.
Também cabe a esse profissional alcançar as metas estabelecidas para a marca. Ou seja, o gestor desenvolve todo o seu trabalho pensando nos KPIs – Indicadores-Chave de Performance – que devem ser entregues ao cliente. Entre eles está o aumento do engajamento, uma maior taxa de conversão, uma elevação no reconhecimento de marca, entre outros.
O Gestor de Tráfego é especialista em tráfego pago. Seu trabalho é totalmente focado nesse tipo de anúncio. Ou seja, é ele o profissional que faz a gestão dos anúncios que rodam em diferentes canais digitais por meio do patrocínio.
Qual a importância desse profissional?
Trabalhar no ambiente online já faz parte da rotina de uma grande porcentagem das marcas. Essas empresas são de pequeno, médio e grande porte. E para se destacar diante da concorrência e converter os clientes, é essencial fazer um trabalho estratégico nesse meio.
Para desenvolver esse trabalho, o Gestor de Tráfego existe. Ele atua na conquista dos novos clientes, na conversão de interessados e na fidelização daqueles que já são consumidores.
Por ser especialista nessa função e entender profundamente sobre tráfego pago, esse profissional tem a capacidade estratégica para analisar o comportamento dos consumidores. Além disso, ele realiza ações que façam sentido e gerem resultados desejados pela empresa.
Uma outra vantagem conquistada a partir da contratação desse profissional é o aumento nas vendas. O responsável pela gestão de tráfego segmenta o público da marca e consegue alcançar leads qualificados para seu cliente.
Quanto mais qualificado estiver esse público, maiores serão as chances de conversão. Consequentemente, a marca sentirá um aumento em suas vendas.
Quais são as atividades do gestor de tráfego?
Para atender às necessidades dos seus clientes e realizar um trabalho consistente e que traga resultados, o Gestor de Tráfego acaba desenvolvendo uma série de atividades. Veja:
- Definição do budget da campanha e planejamento de onde e como esse orçamento será usado;
- Construção e apresentação de Planos de Mídia, para formalização e validação do seu trabalho;
- Acompanhamento contínuo das campanhas em andamento, visualizando suas taxas de conversão, acesso à página, custo por clique, entre outras métricas importantes;
- Distribuição do conteúdo da marca de maneira estratégica e em canais que façam sentido para o cliente;
- Produção de relatórios que apresentem os dados da campanha. A construção desses documentos pode ser feita diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou apenas após o término da campanha.
- Construção de um relacionamento próximo e confiável com seus clientes e prospects.
Para entender melhor sobre essas atividades e como elas refletem no dia a dia desse profissional, conheça mais sobre sua rotina!
Rotina do gestor de tráfego
A rotina do Gestor de Tráfego depende muito do objetivo da campanha que ele está gerindo. Em anúncios focados em performance, por exemplo, o acompanhamento desse profissional acaba sendo mais consistente e contínuo.
Também faz parte da rotina desse profissional os testes de campanha. Muitos gestores criam anúncios A/B com o objetivo de entender qual deles terá melhor resultado. Acompanhar esses testes e tomar decisões estratégicas a partir das métricas é algo comum no trabalho desse profissional.
A partir dos testes e do desenrolar da campanha, o gestor também deve ter o olhar crítico para mudar a rota das ações, caso seja necessário. Essa análise e possíveis ajustes fazem parte da sua rotina.
Após o término da veiculação de um campanha, cabe ao gestor consolidar todos os resultados obtidos na campanha. Ele mensura esses números, realiza os devidos tratamentos e apresenta ao cliente.
Esse acompanhamento é essencial para a melhoria das campanhas futuras e cabe a esse especialista acompanhar, do início ao fim, as ações nas quais seu trabalho está envolvido.
Quais os principais canais trabalhados por esse profissional?
Um Gestor de Tráfego é capaz de trabalhar em diferentes canais para alavancar as vendas dos seus clientes. Ele analisa as mídias disponíveis e investe naquela que faz sentido ao público da marca e que trará melhores resultados.
Entre os canais mais comuns trabalhados por esse profissional, pode-se citar os 5 principais. Conheça quais são eles:
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- Google Ads
- Youtube Ads
- Linkedin Ads
Entenda mais sobre os canais trabalhados pelo gestor de tráfego
O Facebook Ads e o Instagram Ads são sistemas de extrema importância a um Gestor de Tráfego. Grande parte das marcas investe um bom montante financeiro nessas redes sociais.
Cabe ao profissional estudar todas as possibilidades nesses canais. Além disso, é fundamental entender os formatos de anúncios disponíveis e distribuir a verba de maneira estratégica. O resultado desse trabalho busca alcançar seu público, gerar tráfego e converter.
Já o Google Ads é, normalmente, mais voltado a trabalhar um público de fundo de funil e levá-lo ao site da marca. O Gestor de Tráfego, nesse caso, é responsável por controlar todo o custo da campanha realizada nesse canal. Ele também pode analisar e otimizar toda a estrutura da página do site para aumentar seu tráfego.
Vale ressaltar que, para colher melhores resultados no Google Ads, é essencial realizar um trabalho focado em SEO, otimização do layout e da programação do site, além de fazer campanhas voltadas a esse canal.
O Youtube Ads, por sua vez, é a ferramenta de mídia específica do Youtube. Os formatos de anúncio são variados, mas mais restritos, se comparados ao Instagram e Facebook Ads.
Para gerar tráfego nesse tipo de canal é importante entender as características específicas dessa rede. Tudo isso além de conhecer o comportamento do usuário da marca e suas preferências de vídeo e audiovisual.
Por último, o Gestor de Tráfego também pode trabalhar no Linkedin Ads. Nessa rede social, em particular, o custo do lead costuma ser mais elevado, quando comparado aos outros canais. Por isso, ainda não é toda empresa que trabalha seus anúncios por ali.
Esse valor mais alto é justificado pela segmentação poderosa nessa rede. No Linkedin Ads, o Gestor de Tráfego consegue alcançar um público decisor e muito específico. Também é importante ressaltar que nesse canal o foco principal acaba sendo em negócios B2B.
Tipos de gestor de tráfego
Normalmente os Gestores de Tráfego são especialistas nos canais de mídia e têm todo conhecimento necessário para realizar uma campanha em diferentes redes sociais e com variadas estratégias.
Mas com o avanço da profissão, alguns gestores passaram a ter foco em segmentos do mercado. Há profissionais que trabalham com marcas voltadas a um setor e se tornam especialistas em um nicho de atuação.
Hoje em dia é possível encontrar tanto gestores generalistas, que atendem todas as marcas e áreas como também existem profissionais focados em segmentos específicos, como, por exemplo, o varejo e o e-commerce.
Há, também, gestores de tráfego especialistas em lançamentos. Esses profissionais atuam com a gestão dos anúncios online para uma campanha de lançamento de uma marca, de produtos digitais, de produtos físicos e lançamentos de experts em quaisquer áreas de atuação.
Outra vertente bem comum é a de gestores de tráfego atuando em anúncios para negócios locais, ou seja, negócios físicos como pizzarias, restaurantes, supermercados e comércio de bairro em geral. Há muito mercado a ser explorado com negócios locais, afinal, que dono de comércio não gostaria de anunciar profissionalmente para poder vender mais?
Olha só que sensacional esse infográfico que resume muito bem esse artigo e que foi produzido pela Leads Digitais.
Como contratar um gestor de tráfego?
Mesmo sendo uma profissão relativamente nova no mercado, muitos profissionais já se tornaram especialistas nessa função. Eles podem ser encontrados e contratados de maneira freelancer ou por meio de uma agência de Marketing Digital, como a Avio.
E como o trabalho desse profissional não depende de um ambiente físico, como um escritório, muitos acabam atuando de maneira remota, além de atenderem diferentes clientes de forma simultânea.
O que levar em conta na hora da contratação
Para garantir que o gestor de tráfego contratado irá atender a todas as expectativas do seu cliente e marca, é importante conversar com o profissional. Um bom bate papo pode deixar claro quais são as expectativas da empresa e o que será entregue pelo gestor de tráfego.
- Haverá reuniões semanais, quinzenais ou mensais?
- O gestor de tráfego precisará entregar as artes dos anúncios (criativos) ou o cliente fornecerá?
- Qual o montante investido mensalmente? Quanto maior o montante investido pelo cliente nas plataformas de anúncios, maior a carga de trabalho sobre o gestor de tráfego e, naturalmente, maior o preço cobrado por ele.
- Entre outros fatores que podem impactar no preço do serviço.
Aqui na Avio nós oferecemos diferentes serviços relacionados direta ou indiretamente à gestão de tráfego. São eles: Copywriting (os textos dos anúncios tanto para o Google quanto para as redes sociais), Design dos criativos, criação de landing pages e sites, estratégias de campanhas e SEO (Otimização para os motores de busca).
Transparência desde o primeiro contato é essencial uma parceria de longo prazo entre cliente e gestor de tráfego.
Otávio Perez
Gestor de Tráfego – Subido
Especialista em Tráfego Pago Para Delivery
Fundador da Avio Agência Digital.
Apaixonado por Marketing Digital e por levar soluções à empresas e empreendedores.