Mobile First: o que é e quais as vantagens
Mobile first é o termo técnico usado em criação de sites que desenvolvem o projeto web primeiro para atender os dispositivos móveis e, depois, fazem a adaptação do mesmo para funcionar no computadores. Saiba mais!
A estratégia conhecida como mobile first é um passo muito importante em um projeto de criação de site para empresa ou de uma loja virtual.
Inicialmente, no mobile first, os desenvolvedores e especialistas em estratégias no ambiente online priorizam a criação de sites e projetos web para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Em seguida, o trabalho é realizado para adaptar o projeto para computadores. Exatamente o oposto do que vinha sendo feito até então.
O mobile first foi criado em 2010 por Luke Wroblewski, um executivo que, na época, era responsável pela área de novos produtos do Google.
Experiente e conhecedor do mercado digital, o especialista já havia percebido que a arquitetura e desenvolvimento de sites deveria priorizar o mobile.
Com isso, no mobile first, o processo de criação de um site ou produto digital fica invertido: o projeto inicial é feito para rodar perfeitamente no smartphone e, então, é levado para a otimização na tela do notebook ou desktop.
Índice
Importância do mobile first
Provavelmente, uma das maiores decepções que você, como cliente de uma loja virtual ou consumidor de conteúdos de um site de notícia pode ter na internet é acessar uma página que não seja responsiva, ou seja, que não está adaptada para uma tela menor, como a do seu smartphone.
Por isso, o mobile first é uma tendência praticamente sem volta para os especialistas na construção de sites. O objetivo principal é oferecer uma ótima experiência ao usuário – UX ou User Experience.
Para você não ficar desapontado com a usabilidade de uma página no ambiente online, quando estiver lendo uma notícia ou tentando clicar em um botão de menu pela tela do smartphone, todos os pontos do site precisam ser elaborados para oferecer alta performance durante sua interação.
Por que o mobile first é essencial para o seu negócio
Se a sua empresa atua no Brasil, você precisa desenvolver seu novo site ou adaptar o site da sua empresa de acordo com os conceitos do mobile first para se manter competitivo no mercado digital.
Dados de uma pesquisa da FGV EAESP divulgados em 2020 mostram números que revelam o quanto o mobile first é essencial para empresas que focam no usuário-final. Ou seja, em potenciais clientes. Veja:
- Segundo a pesquisa, contando smartphone, notebook, tablet e computador, o Brasil possui cerca de 424 milhões de dispositivos conectados à internet;
- De todos os dispositivos ligados ao ambiente online, 234 milhões são smartphones.
Não há nada de errado em você querer um site para sua empresa que rode perfeitamente no desktop ou no notebook. Queremos apenas reforçar a importância de priorizar os usuários que estão fazendo os acessos pelo celular.
Por isso, investir no mobile first deve fazer parte da sua estratégia de adaptação e crescimento da sua empresa, diante de um cenário no qual os brasileiros estão muito conectados à internet através de seus dispositivos móveis.
Em um relatório da consultoria App Anie, divulgado em 2020, o Brasil ocupava o 3° lugar entre os países nos quais as pessoas mais ficam conectadas à internet usando aplicativos.
A média de tempo conectado em ambiente online, seja lendo notícias, fazendo compras, pagando contas ou checando as redes sociais, é de 3 horas e 4 minutos por dia!
Diferença entre aplicativo e site mobile
Um app ou aplicativo é um programa com uma interface de usuário, bem parecido com o site, mas que roda essencialmente no sistema operacional do smartphone e não tem tecnologia compatível para ser usado no notebook, por exemplo.
Você pode contra-argumentar da seguinte maneira: “mas eu uso o WhatsApp Web no computador”.
Exatamente, essa é a resposta. O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas criado para ser usado como app, logo apenas para smartphone.
Depois, por causa da própria necessidade dos usuários e da evolução do aplicativo, foi criada uma segunda versão: o WhatsApp Web – feita exclusivamente para funcionar no desktop.
O mobile first é diferente: neste caso, sua empresa terá o mesmo site e não duas versões, porém ele é feito com foco para funcionar perfeitamente e com o máximo de otimização no smartphone.
Depois, as alterações são realizadas para o seu site se tornar amigável em uma tela maior, no desktop ou notebook. Então, guarde a diferença entre aplicativo e mobile first:
- Aplicativo – criado para funcionar no smartphone e que pode ter uma versão para web;
- Mobile first – criação de um site com foco na usabilidade em dispositivos móveis e adaptado para telas maiores, como o notebook.
Mobile first: ter uma agência parceira é fundamental
Resumidamente, existem duas maneiras de desenvolver um site:
- Modelo ultrapassado: site feito para o notebook e depois “ajustado” para rodar no celular;
- Modelo atualizado: site desenvolvido no conceito do mobile first – primeiro a tecnologia é implementada para dispositivos móveis e, posteriormente, recebe complemento para funcionar no notebook.
Infelizmente, muitas agências ainda trabalham no modelo antigo e se preocupam em tornar um site otimizado e amigável para dispositivos móveis no momento errado do projeto.
Se o comportamento dos usuários no ambiente online é outro, as prioridades nas etapas de elaboração de um site também precisam ser diferentes.
Neste caso, é essencial traçar o projeto completo do mobile first, sem deixar para trás a criação de uma versão para telas grandes, como notebook e desktop.
Para resumir, seu site vai ficar perfeito se você contar com uma agência que realmente esteja acompanhando todas as novidades do mercado digital.
Vantagens do mobile first
Pelo que já foi escrito, você conseguiu perceber que o mobile first é uma tendência que veio para ficar, já que é muito improvável que as pessoas abandonem seus smartphones e voltem aos monitores do desktop ou do notebook, prioritariamente.
Neste cenário, temos então que os dispositivos móveis são prioritários, enquanto as telas maiores são secundárias.
Com isso claro, podemos perceber que não são só as empresas que estão preocupadas com a boa funcionalidade em suas plataformas e a experiência do usuário em suas lojas virtuais.
Os buscadores, em especial o Google, também valorizam e ranqueiam melhor sites que são responsivos, otimizados e fáceis de navegar.
Melhor para ranquear no Google
O sistema de ranqueamento do Google passou a adotar, em 2018, o conceito do mobile first como um dos fatores importantes para indexar e ranquear na plataforma, juntamente com todas as outras técnicas que compõem o SEO.
Ou seja, isso interfere diretamente nas buscas que uma pessoa faz com palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio na internet.
Em outras palavras, para se destacar nas pesquisas do Google é preciso ter um site feito no modelo mobile first.
User Experience – UX
Como a tela dos dispositivos móveis é bem menor do que no desktop ou notebook, os desenvolvedores que implementam o mobile first em seus projetos selecionam com mais eficiência todos os elementos de um site.
Como resultado, podemos perceber uma plataforma mais amigável, agradável, com informações fáceis de serem encontradas, com layouts mais funcionais e clean, com um visual bem mais interessante e ótima experiência do usuário, ou UX.
Páginas carregam com mais facilidade
A parte técnica também sofre muitas influências positivas com o mobile first. Os acessos feitos pelo smartphone exigem resposta rápida e os desenvolvedores atuam para fazer com que as páginas sejam carregadas o mais rápido possível, sempre.
Por isso, os sites ficam mais leves e se torna mais fácil migrar de uma página para outra, dentro da mesma plataforma.
Outro ponto importante: no mobile first, os programadores, designers e especialistas em Marketing Digital tomam muito mais cuidado com a publicação de vídeos e fotos. Se eles forem pesados demais, acabam prejudicando o desempenho do site no dispositivo móvel.
Deixa sua marca mais inovadora
Na verdade, não tem nada mais decadente do que encontrar um site antigo, inadequado, ultrapassado e praticamente abandonado de uma empresa que ainda está em atividade.
Infelizmente, isso ainda acontece muito. São sites pouco convidativos, com layout ultrapassado, feitos com tecnologias que já foram substituídas há muitos anos. Enfim, são sites nem um pouco convidativos ou competitivos no mercado digital.
As empresas que decidem recriar sua presença digital, investir em um novo site e escolher o mobile first aparecem no mercado como marcas que têm uma visão mais global e que utilizam tecnologias inovadoras para atender aos clientes.
No fundo, se destacam por serem empresas conectadas com o seu tempo e com o consumidor 3.0, que está sempre online e espera que as empresas também estejam.
Quer saber mais? Então, vamos conversar. Fale com a gente!
Otávio Perez
Fundador da Avio Agência Digital.
Apaixonado por Marketing Digital e por levar soluções à empresas e empreendedores.
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
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