Tipos de sites: conheça modelos diferentes para seu negócio
Entenda as diferenças entre os tipos de site para garantir a presença digital da sua marca
Antes de escolher o modelo ideal para a sua página na web, é importante saber quais são os tipos de sites para aí, então, definir qual se encaixa ao seu negócio. Para quem ainda não sabe, site é uma página na internet que, por meio de um endereço virtual, pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à rede. Não ter um site pode ser bastante prejudicial ao seu negócio, já que hoje a maioria das pessoas recorre ao Google quando está à procura de algum produto ou serviço. Portanto, nesse artigo, iremos explicar quais são os tipos de site, para que você possa escolher e iniciar o seu hoje mesmo. Acompanhe!
Índice
Por que devo ter um site?
De acordo com uma pesquisa da Netcraft, existem aproximadamente 1,4 bilhão de sites ativos. Em 2009, eram 215 milhões, ou seja, após dez anos, pode-se dizer que a internet está quase sete vezes maior. Quanto aos usuários, semelhantemente, os números também impressionam. Segundo dados do Digital Report da Hootsuite de 2020, a internet possui 4,5 bilhões de usuários que gastam 6h42min do dia navegando na web. Em outras palavras, com o grande número de sites, certamente o seu concorrente está na rede. Assim como, o seu potencial cliente também deve estar entre os mais de quatro bilhões de usuários. Então, ter um site vale a pena, não é mesmo?
Entenda quais são os tipos de sites
Existem muitos tipos de sites, mas nesse artigo, iremos mencionar apenas os principais. De qualquer forma, é importante entender quais são os modelos disponíveis para que você possa explicar o que precisa para a empresa que irá desenvolver o seu projeto no ambiente digital.
Loja Virtual
Também conhecida como e-commerce, as lojas virtuais são sites de venda de produtos ou serviços, que têm o objetivo de gerar vendas no ambiente digital. Através da própria página, o cliente escolhe os produtos que deseja adquirir, coloca-os em um carrinho virtual e finaliza a compra. Este é um dos tipos de site que mais cresce, já que o comércio online, que não necessita de uma grande estrutura e nem de muitos funcionários como uma loja física, também está expandindo. As empresas que escolherem por esse tipo de projeto devem ter em mente que precisarão investir em: hospedagem, certificado de segurança, fotos de alta qualidade, intermediador de pagamento, etc. Além disso, é preciso definir uma estratégia para a entrega dos produtos vendidos ao cliente final. Será pelos Correios ou via transportadora? Também é necessário que seja estabelecido o modelo da embalagem em que a compra será enviada. Portanto, esses pontos precisam estar definidos antes de construir sua loja virtual.
Landing Page
LPs, páginas de aterrisagem, de captura ou de destino são sites que ofertam um material rico, como um e-book ou uma planilha, em troca das informações do visitante. Certamente, você já deve ter visto alguma dessas páginas na internet. Você já se deparou com algum site onde havia campos para preencher nome e e-mail e, só então, ter acesso ao material em PDF que você tanto queria? Ou então só após colocar os seus dados no formulário é que você poderia assistir um determinado vídeo? Pois bem, estas são as Landing Pages. São páginas únicas que tem o seguinte objetivo: atrair clientes e gerar conversões – ação que o visitante executa quando acessa uma landing page e preenche o formulário com seus dados.
Site Institucional
Provavelmente, este é o tipo de site mais comum nas redes. É ele que conta a história da empresa no ambiente digital. Sendo que, o principal objetivo das empresas que optam por esse tipo de site, é interagir com o público e aumentar o alcance da marca. A grande maioria dos sites institucionais conta com uma página de blog, para o compartilhamento de artigos que ajudam a melhorar o ranqueamento orgânico do site, ou, em outras palavras, aumentam as chances para que os motores de busca, como Google, encontrem o site.
Hotsite
São sites únicos criados para divulgar ações pontuais, que ficam disponíveis por um intervalo de tempo pré-determinado. Por exemplo, se uma empresa quer fazer o lançamento de um produto, mas deseja dar mais atenção a novidade ou ainda quer criar uma identidade visual diferente da que já existe no site institucional, opta-se por um hotsite. É uma forma de dar mais destaque a algum produto ou evento, sem que seja necessário alterar a página principal que a empresa já utiliza.
Site Dinâmico
O site dinâmico é uma mescla de vários tipos de site em um único, como um híbrido. Por exemplo, as lojas virtuais que têm páginas institucionais que contam a história da empresa no mesmo site.
One Page
Como o próprio nome já diz, são sites que tem exibição em apenas uma página. Os Hotsites e as Landing Pages são sites do tipo One Page, que tem como objetivo organizar as informações mais importantes para tornar a navegação do usuário mais direta e fluida.
Independente do tipo de site que a sua empresa irá escolher para marcar presença no ambiente virtual, é importante contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de sites, que irá entender a sua necessidade e apresentar as melhores opções para você atingir o objetivo desejado. Aqui na Avio, além da habilidade e do know-how, respeitamos a personalidade de cada negócio para criar sites únicos. Você quer aumentar as oportunidades através da internet?
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail