Cores da sua marca
O que as cores transmitem para você? Muito mais que uma escolha estética, as cores são essenciais para a identidade visual de uma marca. Elas são capazes de influenciar o cérebro humano, despertar sensações e intervir no humor.
Conheça a Psicologia das Cores
De acordo com a Psicologia das Cores, é possível usar uma coloração específica para transmitir ao mercado o segmento e os valores de uma marca. Os olhos captam essa cor e transmitem ao cérebro, o grande responsável por influenciar o estado físico e mental dos clientes de uma empresa.
Levando tudo isso em conta, fica mais fácil entender o processo que deve ser feito antes de determinar o logo e a identidade de uma marca, ou seja, a representação gráfica e os elementos que serão usados por uma empresa, escritório ou loja.
Significado das cores
Antes de entender o significado específico de algumas das principais cores usadas pelas marcas, é importante compreender que as cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.
As primárias são aquelas que não derivam de nenhuma outra coloração, ou seja, o azul, vermelho e amarelo. Já as secundárias só podem ser produzidas a partir da combinação das primárias, como o violeta (azul + amarelo), o verde (amarelo + azul) e o laranja (vermelho + amarelo).
Por fim, as terciárias são o resultado de uma cor primária juntamente com uma cor secundária. As possibilidades de combinação são muitas, oferecendo ao mercado uma série de cores e opções.
Agora que você já entendeu a origem das cores, conheça o significado de algumas delas:
Vermelho: essa cor melhora a autoestima, transmite amor, paixão, urgência, vibração e energia. Marcas jovens e com esses conceitos tendem a utilizar essa cor, como Coca-Cola e Kellogg’s.
Também é comum encontrarmos a cor vermelha em anúncios de promoção ou liquidação. Essa utilização serve para prender a atenção dos clientes e estimular um sentimento de urgência.
Azul: já o azul é uma cor mais calma e que transmite força e segurança aos clientes. Por esse motivo, marcas que prezam pela confiança usam essa coloração em sua identidade, como HP, DELL e IBM.
Verde: essa coloração é conhecida por transmitir uma sensação de frescor, saúde, equilíbrio e tranquilidade. Marcas relacionadas à natureza e à vivacidade utilizam essa opção, como Sprite e Animal Planet.
Amarelo: o amarelo também é uma cor muito presente em diferentes logotipos. Essa coloração é associada ao otimismo, positividade, clareza e calor. Muitas vezes, essa cor é combinada a outros tons e usada em produtos alimentícios, como no McDonalds e Subway.
Escolha a cor da sua marca
Antes de desenhar o logotipo da sua empresa, vale seguir algumas dicas. Confira quais são elas e faça uma escolha inteligente na hora de criar a identidade visual da sua marca:
Estude as cores: o primeiro passo para determinar a cor do logotipo é estudar o significado de cada uma das cores. Além de entender o que cada coloração transmite, é importante pesquisar a cor utilizada pelos principais concorrentes.
Também vale escolher uma cor que vá ao encontro dos valores da marca. Por exemplo, uma empresa que preza pela tranquilidade e calma não deve jamais utilizar o vermelho em seu logo.
Prepare um brandbook: depois de desenhar o logotipo, é primordial preparar um guia para registro, aplicação e unificação da cor em todos os canais da marca. Uma comunicação consistente é essencial para o sucesso de uma empresa.
Em caso de dúvida ou para se aprofundar nesse tema, uma sugestão é recorrer à leitura de livros que tratam desse assunto, como a Psicologia das Cores, A Cor no Processo Criativo, entre outros.
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