Signal: O app de mensagens que veio para brigar com o Whatsapp
Um app de mensagens que ganhou as manchetes nos principais canais de tecnologia e da mídia em geral é o Signal.
O software, que está no mercado para competir principalmente com o Whatsapp e Telegram, se destacou por ter um crescimento muito grande em um curto espaço de tempo. Isso é algo comum quando falamos de startups e empresas virtuais.
O Signal é um aplicativo de mensagens que estourou nos últimos meses. De forma especial, quando o Whatsapp divulgou sua nova política de privacidade, que exige que seus usuários compartilhem dados com o Facebook. A medida não foi bem aceita e, como consequência, muitas pessoas baixaram apps mensageiros concorrentes.
Foi assim que o Signal, em pouquíssimo tempo, viu seu número de downloads explodir, a ponto de derrubar seu sistema e tirar o software do ar por 24h.
Esse foi apenas o começo, continue lendo para conhecer o Signal, o app de mensagens que veio para brigar com o Whatsapp.
Índice
No centro dos holofotes
Só para se ter ideia do sucesso estrondoso do Signal, no dia 12 de janeiro de 2021, foram registrados cerca de 500 milhões de downloads na PlayStore. Em porcentagem, o crescimento foi de 4200%!
Segundo Aruna Harder, diretor de operações da empresa, mesmo ampliando o número de servidores, foi impossível evitar uma sobrecarga por causa da quantidade incrível e inesperada de novos usuários do app.
Por causa deste problema, muitas pessoas receberam um comunicado que dizia que a mensagem estava “mal criptografada”. Isso ocorreu quando tentavam enviar seus textos e conteúdos para os contatos da lista.
Segundo o Signal, essa situação já foi resolvida e aqueles que fizeram o download do aplicativo de mensagens podem usar o software sem preocupações, pois sua privacidade está garantida.
Signal e a briga com o Whatsapp
O principal motivo que colocou o Signal nos holofotes foi uma disputa com o Whatsapp – que adotou uma política de privacidade que foi interpretada como nociva aos usuários. Essa nova política de privacidade facilita o compartilhamento de dados com o Facebook.
O Facebook tem o controle do Whatsapp e estaria fazendo esta integração para que empresas conseguissem gerenciar melhor seus contatos no Whatsapp Business.
Entre os dados que seriam compartilhados estão informações sobre transações, tipo de aparelho, número de telefone e nome dos clientes.
Como retaliação, muitas pessoas usaram este motivo para procurar um novo aplicativo de mensagens – e foi aí que encontraram o Signal.
Antes dessa mudança nos Termos de Privacidade, o próprio usuário decidia se a empresa podia ou não compartilhar os dados com o Facebook.
Agora, se você falar pelo Whatsapp com uma empresa que automaticamente compartilha seus dados com o Facebook, isso será feito sem a sua autorização. É praticamente uma obrigação do usuário fazer esse compartilhamento automático de dados.
Caso você não queira que isso aconteça, basta não interagir com a empresa, segundo as novas políticas do Whatsapp. A confusão foi tão grande que a empresa resolveu oferecer mais tempo para que os usuários revejam as políticas de privacidade.
Signal: Como funciona o app de mensagens
Enquanto isso tudo acontecia, o Signal começou a ser baixado por milhões de pessoas, pois foi visto como um aplicativo de mensagens alternativo ou mesmo substituto ao Whatsapp.
O Signal é um app para envio de mensagens desenvolvido por especialistas em segurança. Por isso, foi avaliado pelos novos clientes como uma opção interessante, em especial pelas pessoas que não querem dividir suas informações com empresas ou redes sociais.
Moxie Marlinspike é o grande pseudônimo que está por trás do Signal e de empresas como a Whisper Systems, especializada em segurança e que foi vendida para o Twitter.
Elon Musk, por exemplo, por meio de um tweet, em sua conta na rede social, recomendou o uso do Signal para pessoas que querem um app de mensagens que realmente seja seguro e que garanta privacidade aos seus clientes.
Um dos fundadores do Whatsapp, Brian Acton, virou um dos sócios do Signal após sair da empresa depois de desentendimentos sobre as novas políticas que estavam sendo tomadas pelo grupo de gestão do Facebook.
Atualmente, o Signal se destaca por ser um app de mensagens sem fins lucrativos, que vive de doações de usuários e de seus fundadores. Isso nos faz lembrar dos tempos mais anarquistas da internet e dos pioneiros do mundo digital e virtual.
Diferenciais do app de mensagens Signal
O principal diferencial do Signal é justamente a segurança e a proteção dos dados e mensagens dos usuários. No app, vai ser mais comum você encontrar limite para armazenamento de dados, envio de mensagens para remetentes ocultos e criação de grupos privados.
Diferentemente do Whatsapp, onde você pode saber se um usuário está online e quando foi a última hora e minuto que ele abriu o aplicativo, isso não ocorre no Signal. A privacidade é maior – e esse é um dos objetivos do software.
Além disso, os próprios servidores do Signal não podem coletar e armazenar informações das mensagens. Isso se deve ao uso de um sistema de criptografia bem robusto. Por isso, os conteúdos ficam ilegíveis para a própria empresa.
O Signal tem compatibilidade com Mac, PC em Linux ou Windows, iPhone, iPad, Android e web. No aplicativo, por exemplo, você pode criar grupos com até 1 mil membros, enquanto no Whatsapp o limite é de 256 pessoas apenas.
O Signal tem código-fonte aberto, o que chama a atenção de pessoas que lidam com tecnologia, comunicação, segurança e programação devido a transparência em suas operações e sistemas.
Destruição de mensagens
No Signal, os usuários podem programar para que mensagens se autodestruam em algumas horas, por exemplo. Outras funções interessantes são os chats secretos criados para conversas ou mesmo configurações para que nenhuma mensagem fique com o histórico registrado.
Código de Ativação
A preocupação do Signal com a segurança é muito maior, a ponto de o código de ativação ser enviado via SMS para um outro número, desvinculado do aparelho celular. Como muitos golpes no WhatsApp são aplicados por criminosos que possuem suporte de funcionários de empresas de telefonia ou pessoas que possuem acessos a grandes bancos de dados, o Signal dificultou ao máximo este processo de receber o código de verificação.
Criptografia
Um dos requisitos para o envio de mensagem no Signal é que o emissor e receptor se conheçam. Além disso, caso essa mensagem seja interceptada, o conteúdo não pode ser descoberto, pois só possuem o código da criptografia os usuários envolvidos na conversa.
Autenticação em 2 fatores
Para que sua conta no Signal não seja clonada ou roubada, ela precisa ser identificada em 2 fatores – como QR Code ou Biometria.
Todas as funções básicas e esperadas de um app de mensagens, como o Whatsapp, estão no Signal. E a melhor notícia de todas é que, com o “boom” que teve o app de mensagens, agora as chances de que seus amigos tenham o aplicativo nos smartphones é muito maior.
Afinal de contas, só é possível enviar e receber mensagens de pessoas que também possuem uma conta no Signal.
Você pode aproveitar a popularidade do Signal e recomendar o uso para pessoas que você gosta. Se elas estiverem incomodadas com a segurança da informação e o controle que grandes grupos como o Facebook possuem sobre a vida de pessoas como nós, elas, com certeza, vão adorar esse novo app de mensagens!
Baixe aqui o Signal e comece usar agora mesmo
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail