Backlinks: o que são e como usar esse importante recurso
Um dos artifícios mais importantes para SEO no Google são os backlinks. Quem produz conteúdo com foco em posicionamento e marketing digital sabe que este é o segundo principal fator de ranqueamento, atrás apenas da qualidade da publicação.
Usar os backlinks na sua estratégia de marketing de conteúdo pode fazer a grande diferença que você está esperando para aparecer nas primeiras páginas, especialmente se você produz conteúdo de qualidade e se seu site tem uma boa velocidade.
Porém, nem todas as pessoas que trabalham com conteúdos digitais e são interessadas nessa área sabem o que é backlink.
Índice
- 1 O que é backlink?
- 2 Como o uso de links para SEO funciona na prática
- 3 Benefícios dos backlinks para aumentar o tráfego no site
- 4 Tipos de backlink
- 5 Invista no site para ele ser importante e receber backlinks
- 6 Por que os parceiros vão retribuir os backlinks
- 7 Quais serão os parceiros em backlinks?
- 8 Links naturais são excelentes para empresas pequenas
- 9 Autoridade da Página e Domínio contam muito
- 10 Escolha um texto âncora muito bom
- 11 Outras questões importantes sobre backlinks
- 12 Variedade de domínios
O que é backlink?
Os backlinks são os links que conectam um site a outro site. A quantidade e qualidade de backlinks é um dos principais fatores usados pelo Google para ranquear uma publicação.
Por isso, para sua estratégia de Marketing Digital funcionar para valer, será necessário adquirir backlinks que sejam integrados no seu esquema de SEO.
Mas por que os backlinks são tão importantes para o Google? Entenda que o buscador precisa adotar uma série de critérios para o posicionamento de um post.
O backlink funciona como uma espécie de indicação que um site faz para outro site. Desta forma, para os motores de busca do Google, isso funciona como uma referência de qualidade, como se o conteúdo com backlinks merecesse mais atenção.
Neste sentido, quanto mais backlinks um site tiver, maior é o valor que ele tem para o Google e, em uma estratégia de longo prazo, os mecanismos de pesquisa começam a categorizar o portal como uma autoridade sobre um assunto ou um conjunto de palavras-chave.
Como o uso de links para SEO funciona na prática
A quantidade de backlinks ou de links vinculados ao seu site, recomendando-o como um bom produtor de conteúdo ou um veículo de confiança dentro da internet, aumenta o nível de autoridade da página.
Os backlinks também vão influenciar muito no fortalecimento da marca, graças à boa exposição da sua empresa no ambiente virtual.
A estratégia com backlink também é importantíssima para Referral, ou seja, adquirir tráfego de referência.
Mais um benefício com o uso de backlinks é construir bons relacionamentos com sites parceiros, criando um ótimo network.
Pense que, se um site que tem muita autoridade na internet linkar o seu (isso é backlink), sua empresa também será vista como um veículo relevante pelo Google.
Benefícios dos backlinks para aumentar o tráfego no site
Os backlinks também são essenciais para trazer tráfego do site parceiro para o site de uma empresa ou um blog, por exemplo.
Se o link está publicado em um canal que tem índices elevados de acessos de usuários todos os dias, muitas deles podem clicar e ser levados ao seu site.
Com mais acessos vindos “de fora” para o seu site ou blog, os buscadores entendem que seu site também é uma referência. Logo, com o tempo e com mais acessos, sua posição no ranqueamento começa a melhorar.
A médio / longo prazo, o backlink é uma estratégia excelente para aumentar a visibilidade e quantidade de acessos e conversões em seu site.
Tipos de backlink
Pelo que falamos neste artigo até agora é possível perceber que o backlink traz benefícios para seu site. Agora, é necessário conhecer os tipos de backlinks que existem para saber como usá-los nas suas ações de marketing digital.
Os backlinks podem ser chamados de Follow e Nofollow. Olhando de longe, eles são bem parecidos, pois são links que levam você para um outro site. A grande diferença entre os tipos de backlink é a técnica, pois acontece da seguinte maneira:
Backlink Follow
Direciona o buscador à página para a qual o link está apontando. Isso acontece quando os robôs do Google fazem a leitura do site, encontram um backlink e vão para a página de destino. Estes são os links mais usados.
Backlinks Nofollow
Quando um backlink é sinalizado como nofollow, ele apresenta a instrução para que o robô do buscador não siga aquele link, por isso a sigla “no”. No fundo, isso serve como uma não-recomendação ao usuário, o bot (robozinho do google) entende que o conteúdo não deve ser indicado.
Claro que os backlinks follow são os mais necessários e usados em estratégias de Link Building. No entanto, os links nofollow também têm sua razão de ser, pois eles passam relevância se o site onde estiver o link for uma autoridade. Eles geram tráfego para o site e podem estar conectados às menções, compartilhamentos e divulgações que fizeram sobre a sua empresa nas redes sociais.
Agora, quais são os primeiros passos para ter backlinks e aproveitar os benefícios que ele oferece?
Invista no site para ele ser importante e receber backlinks
Os backlinks são adicionados em sites que são considerados autoridades na internet. Por isso, uma marca ou empresa que pretende investir em uma estratégia de Link Building precisa, necessariamente, ter um site de qualidade.
Se você ouviu falar que a estratégia de backlinks pode ser feita encontrando parceiros que estão interessados apenas na troca de links entre as páginas, pode esquecer: isso não vai funcionar se o seu site não se tornar um produtor de conteúdo de qualidade.
Entre os objetivos mais claros para as empresas que estão traçando estratégias com backlinks, estão: ficar bem ranqueados nos buscadores, fortalecer o domínio, aumentar a autoridade da marca, ganhar visibilidade na rede e atrair tráfego.
O uso de palavras-chave que estão vinculadas ao seu objetivo com os links é essencial. Se a empresa está querendo se destacar nas redes com a palavra-chave “acessórios esportivos”, os links também precisam estar conectados com essa ou variações dessa keyword.
Por que os parceiros vão retribuir os backlinks
Se você inclui um link em uma das suas publicações, por que o parceiro fará o mesmo pela sua empresa? De fato, ele tem que encontrar algumas qualidades em sua marca para traçar uma estratégia de backlinks conjunta.
Investir em conteúdo de qualidade é uma boa maneira de conquistar bons parceiros para troca de links.
Se o seu site ou sua marca são autoridades na internet ou no ramo de negócio em que atua, isso será um ponto muito positivo.
O trabalho com backlinks pode ser interessante para empresas que são parceiras de negócios, que oferecem serviços ou produtos de uma mesma cadeia.
Se o seu site publicar algo muito original, que ninguém na internet ainda tem, como uma pesquisa de mercado ou algo do tipo, com dados valiosos, isso pode gerar ótimos backlinks.
Outras estratégias podem ser traçadas pela sua agência de marketing digital, como entrevistas e webinars com parceiros que são cruciais para seu desempenho na rede.
Quais serão os parceiros em backlinks?
Os parceiros nas estratégias de backlinks podem variar bastante e incluir influenciadores com mesmo objetivo, empresas com estratégias semelhantes, negócios com mercados correlatos e que divulgam temas similares.
Por exemplo: se a sua marca é uma assessoria esportiva, bons parceiros de negócio são as empresas que organizam campeonatos, lojas de materiais esportivos e portais de notícia de esporte.
Links naturais são excelentes para empresas pequenas
Em Marketing Digital, são considerados links naturais aqueles backlinks que são inseridos de maneira espontânea em um conteúdo. Isso acontece geralmente porque a publicação é interessante para empresas com a mesma persona e, principalmente, pela qualidade do conteúdo.
Autoridade da Página e Domínio contam muito
Já falamos sobre autoridade, mas precisamos reforçar este ponto, pois ele é realmente essencial para posicionar muito bem o seu site nos buscadores.
Para saber como o seu site está em termos de autoridade, basta usar alguma das ferramentas utilizadas para obter essa “medida”. Uma das mais conhecidas é a Moz Bar.
Outra opção é a Ahrefs, que mesmo em sua versão gratuita oferece gráficos muito interessantes sobre autoridade de página e autoridade de domínio.
Agora que você já identificou suas métricas sobre autoridade, o ideal é fazer uma comparação com um concorrente, empresas maiores e menores que a sua, ou a grande líder do mercado.
Qual será sua reação ao descobrir que uma empresa muito pequena possui uma autoridade na internet bem maior que a sua? A resposta é investir e melhorar a sua estratégia de backlinks!
Escolha um texto âncora muito bom
Qual palavra ou trecho do seu texto será usado para servir de âncora para inserir o link para outro site?
Existe o texto âncora ideal, em geral ele é pequeno e direto, faz entender sobre que tipo de link o usuário está acessando. Em muitos casos, ele é a própria palavra-chave ou o nome do site, algo bem específico.
O texto âncora mais genérico é um “clique aqui”, por exemplo. E tem muitos sites que usam termos como estes em suas ações de backlinks.
Outras questões importantes sobre backlinks
Uma agência de Marketing Digital, fará uma análise completa para identificar outras questões importantes na sua estratégia de Link Building, como o tipo de link e a posição do link na página.
Estas duas decisões são bastante técnicas e vão influenciar bastante no resultado que uma empresa espera em relação ao ranqueamento nos buscadores.
Variedade de domínios
Para que os resultados com estratégia de links sejam bem eficientes, é muito importante que vários domínios tenham backlinks da sua empresa.
Na verdade, não é suficiente ter apenas um parceiro que publique seus links. Os buscadores identificam maior autoridade quando diversos sites estão indicando seu conteúdo para os usuários. Isso realmente vai fazer muita diferença na sua estratégia.
Agora que você saber mais sobre o universo do SEO, prepare sua estratégia de backlinks e ponha em prática! Para saber mais, fale com a equipe da Avio agora mesmo!
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