Call to Action: saiba o que é e como usar esse recurso
O CTA ou Call to Action é uma chamada para estimular uma ação do usuário em busca de aumentar as chances de conversão. Sabe aquele empurrão final em um texto, um vídeo ou outro formato de conteúdo pedindo para você clicar no botão ou preencher aquele formulário? Então, esses são exemplos do que é Call to Action!
Mas se você chegou até aqui, provavelmente sabe o que é Call to Action e pretende explorar melhor este conceito e as formas variadas de aplicação que podem ser realizadas no intuito de direcionar o usuário para uma finalidade.
Índice
O que é Call to Action?
Call to Action é uma mensagem que te chama para uma ação. Ela pode estar presente em um texto de um blog como este, ao final de uma landing page, em uma publicação de rede social ou, até mesmo, em uma câmera de segurança, que te diz “sorria, você está sendo filmado”.
Existem vários Call to Action que são tradicionais e te convidam a executar uma ação, como “empurre”, “entre sem bater”, “ mantenha a porta fechada – ar condicionado”, entre outras mensagens que são muito antigas e pertencem ao mundo off-line.
No ambiente online, o Call to Action aparece de outras maneiras, entre as quais estão as seguintes:
- Inscreva-se e receba o e-book;
- Baixe o conteúdo completo;
- Preencha o formulário;
- Faça o download;
- Escute agora a versão completa;
- Inscreva-se no nosso canal;
- Faça um teste gratuito do nosso serviço;
- Conheça a ferramenta por 7 dias sem pagar nada;
- E uma infinidade de outros !
O Call to Action é uma chamada para a ação que você quer que o usuário, visitante ou possível cliente realize quando está em algum tipo de contato com a sua empresa. Por isso, é considerado como uma chamada-final essencial para o processo de conversão – para o usuário clicar, baixar, curtir, se inscrever, testar ou compartilhar.
Quanto mais eficiente for o Call to Action, ou seja, esse estímulo para realizar uma ação, maiores são as chances de haver a conversão e de a empresa obter o resultado esperado.
Call to Action e conceito AIDA
O Call to Action é muito aplicado em conjunto com o conceito AIDA, que significa:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Segundo o acrônimo AIDA, desde o nosso primeiro contato com um material até o momento de ação em si (Call to Action), existe uma jornada a ser percorrida e ela passa por diversas etapas, que foram apontadas acima.
No momento da atenção, o usuário é fisgado em meio a um universo de possibilidades e, por algum motivo claro, escolheu o seu site ou conteúdo para navegar. Isso pode acontecer por causa de uma estratégia de Marketing Digital, como um e-mail marketing com um título interessante, por exemplo.
O interesse acontece durante o contato do usuário com o conteúdo, quando ele permanece no site ou na publicação, explorando o material em busca de mais informações que são úteis para ele.
Na etapa do desejo, o usuário está muito interessado e está considerando obter a solução, seja um serviço ou um produto, pois está avaliando se aquilo corresponde as suas reais necessidades.
Na última etapa, a da ação, está a importância do Call to Action, pois é quando o usuário faz a tomada de decisão, quando acontece a conversão através de inscrição, contratação, compra, compartilhamento, teste, entre outros objetivos.
Essa chamada para ação pode aparecer mais de uma vez em uma mesma página e vários fatores vão influenciar para que ela se torne eficiente e interessante, entre os quais estão: a posição do CTA na página, cores, tamanho, disposição, imagens usadas, opções de Call to Action, entre outros.
Em geral, são usadas pequenas mensagens como “Inscreva-se agora”, “Faça sua inscrição” ou “Teste agora mesmo”, entre outras mensagens do tipo e, normalmente, utilizam-se de um verbo de ação.
Também são muito comuns os mais padronizados, como “Fale Conosco” ou “Clique Aqui”, considerados modelos de Call to Action bastante formais e muito úteis para diversas empresas que estão realizando conversão.
Call to Action em sintonia com a mensagem principal
Em lojas virtuais, esse recurso precisa ser ainda mais assertivo, pois cada visitante tem um potencial de compra incrível e a mensagem para a tomada de decisão fará muita diferença para o usuário se tornar um cliente e levar o produto.
Por isso, nestes casos, o Call to Action apresenta todas as informações de maneira resumida e mostra os próximos passos, estimulando o usuário a decidir pela compra. Em geral, os mais usados são “Compre com 1 clique” ou “Adicionar ao carrinho” ou ainda “Comprar com Frete Grátis”.
Veja que “Compre com 1 clique” é muito prático e estimulante, é um ótimo convite para que o usuário execute a ação de conversão, já que muitas pessoas não possuem tempo, nem paciência, para preencher diversos formulários antes de realizar uma compra.
Outro Call to Action muito eficiente é já deixar claro que a compra será feita com frete grátis – muitos clientes de e-commerces consideram o frete como um impeditivo para a conversão, como um gasto desnecessário e que deve ser economizado.
A página onde o Call to Action está inserido pode ter detalhes do desconto, disponibilidade do produto como “entrega imediata”, preço final, entre outras informações que realmente farão diferença para o cliente comprar o produto ou serviço.
Quer ver exemplos de Call to Action muito usados pelas lojas virtuais? São mensagens demonstrando escassez e senso de urgência, como “últimas unidades”, “somente 1 peça no estoque” ou “Promoção válida apenas hoje”. Mensagens como essas podem ser aquele empurrão que faltava para que o usuário execute a ação de conversão.
Como foi dito, em lojas virtuais, esse recurso deve apresentar com muita clareza as informações que os usuários estão esperando para tomar a decisão de compra!
Exemplos de Call to Action
Existem vários exemplos e modelos de Call to Action que podem ser aplicados para aumentar as chances de conversão – isso vale para todos os negócios.
Material para Download
Oferecer o “download gratuito do material completo” é um excelente Call to Action, pois você oferece algo que tem muito valor para o usuário e pede em troca “apenas” os dados dele para manter o contato. Você já deve ter visto – e talvez até já baixado algum e-book – no qual você precisou inserir seu nome e e-mail em um formulário. Pois é, o recurso foi usado de forma correta e você deixou seus dados em troca do download do material.
Testes para CTA
O Call to Action pode ser um teste, com perguntas e respostas, com a possibilidade de concorrer a uma premiação ao final. É muito interessante e costuma funcionar muito bem, pois os usuários já sentem que estão ganhando algo somente com a participação, além de ser divertido. Pode ser um quiz ou uma enquete, por exemplo.
CTA de desconto
O Call to Action com um cupom de desconto costuma ser usado para a recuperação de usuários que foram ficando pelo caminho, já foram clientes, mas perderam o interesse com o passar do tempo. Além do desconto, a mensagem precisa ser criativa e cativante.
Estão sendo muito usados o “Estamos com saudade”, “Por onde você anda?”, “Guardamos seu lugar”, entre outros modelos.
CTA para abandono de carrinho
Este tipo de Call to Action é um dos mais usados e necessários para empresas que possuem loja virtual. Geralmente, este é um CTA para oferecer uma vantagem extra a ponto de o cliente voltar e concretizar a negociação. Entre os benefícios mais comuns estão o desconto e o frete grátis.
Call to Action para agendar visita
Este é um Call to Action que vai bem direto ao ponto e, normalmente, oferece um botão e um formulário básico para que pessoas possam agendar uma visita para conhecer o espaço ou o serviço. Vale para inúmeros tipos de negócios, desde academias até espaços de coworking.
Agora que você já sabe tudo sobre o que é e como utilizar esse elemento incrível que estimula o cliente a executar uma ação, comece a aplicar os modelos de Call to Action no seu negócio e conte com a nossa ajuda pra isso!
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