Clubhouse: O que é e como usar essa rede social
Clubhouse é uma rede social que permite apenas áudios e conversas em tempo real. Personalidades mundialmente famosas já adotaram a plataforma e estão fazendo o interesse dos usuários aumentar exponencialmente. Elon Musk, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey e Ashton Kutcher estão na lista dos usuários da Clubhouse.
O app nasceu março de 2020, criado por dois ex-funcionários do Google. De dezembro de 2020 até agora (fevereiro de 2021) o app saltou de 600 mil usuários para 6 milhões de usuários e já vale mais de US$ 1 Bilhão. Mas afinal, como usar o Clubhouse?
Índice
Como entrar no Clubhouse e quem pode participar
Em primeiro lugar, é necessário que seu dispositivo seja IOS. Até o momento o Clubhouse está disponível apenas para Iphone. Usuários do Android precisam esperar a liberação para outros dispositivos.
Em segundo lugar, você precisará ser convidado (Isso nos lembrou do início do Orkut). Alguém que tenha seu número de telefone salvo no celular e faça parte do Clubhouse pode convidar ou autorizar sua participação. Cada pessoa que entra no Clubhouse recebe apenas dois convites para repassar. Já a autorização é a outra forma de conseguir entrar sem convite. Ela funciona assim: Ao baixar o aplicativo no seu aparelho IOS, seus amigos recebem uma notificação para autorizar a sua entrada. Essa autorização não é contabilizada como convite.
O que acontece no Clubhouse
Você terá acesso a uma timeline que mostra todas as conversas transmitidas no momento. Como as outras plataformas de streaming, você indica quais assuntos são do seu interesse. Estes aparecerão na sua timeline. Participe das conversas como ouvinte, moderador ou speaker.
O speaker é a pessoa que está no palco. O orador. Ele pode ser o único a afalar ou dividir espaço com outros speakers.
As salas de conversa do Clubhouse podem ser privadas, públicas ou exclusivas para um club. Nas salas públicas qualquer pessoa pode entrar a qualquer momento, e pedir autorização para subir ao palco como speaker.
Nas salas privadas, o criador da sala define quais pessoas terão autorização para participar da conversa, seja como ouvinte ou como speaker.
Já as salas dos clubs, funcionam como uma reunião exclusiva. Você pode fazer parte de um club dentro da plataforma Clubhouse e toda vez que uma conversa for iniciada para usuários deste club você será notificado.
O moderador decide quem pode subir ao palco e quem fica como ouvinte. Ele também habilita ou desabilita quantos e quais microfones quiser. Ou seja, é o moderador que controla a dinâmica da conversa.
A transmissão mais falada do Clubhouse, Elon Musk
Além de ganhar a atenção de Mark Zuckerberg, o Clubhouse bombou na última semana com a transmissão de mais de 90 minutos do fundador da SpaceX, Elon Musk. A transmissão gerou tanta procura, que foi postada no Youtube. Você pode ouvir a transmissão do Elon Musk no Clubhouse clicando aqui.
Nenhum conteúdo fica gravado ou registrado
Todo o conteúdo do Clubhouse fica disponível apenas no momento da transmissão e não é permitido gravar a tela do dispositivo. Quem se arrisca a fazer isso é notificado com a mensagem de que corre o risco de ser banido do Clubhouse.
Há relatos de discursos racistas, violentos e preconceituosos, justamente por não haver registro das conversas. Porém, os desenvolvedores do Clubhouse já estão acompanhando e criando ferramentas e políticas de utilização para controlar o conteúdo e banir esses usuários.
Dicas para bombar no Clubhouse
Como em toda rede social, fazer sucesso e até garantir uma renda monetária é possível se você conseguir muitos seguidores. Então, aproveite essas dicas para usar a Clubhouse a seu favor.
- Seja pioneiro e crie conteúdos exclusivos. Enquanto a plataforma está crescendo e se tornando conhecida, aproveite para estar entre os primeiros com conteúdo exclusivo. Divulgue seu perfil e garanta seguidores.
- Conquiste um público. Umas das melhores formas de garantir um público fiel é manter a periodicidade das transmissões. Tenha um horário e fixo para transmitir suas conversas. Como os áudios não ficam registrados, a melhor forma de ser ouvido é divulgar um horário padrão, como os programas de rádio.
- Adicione seus amigos. Cada usuário recebe dois convites, mas pode autorizar os amigos a entrarem. Você pode conseguir mais seguidores, dando autorização aos seus amigos. Oriente-o a baixar o aplicativo e aguardar sua autorização. Quanto mais você usa a plataforma, mas autorizações serão solicitadas para você.
- Utilize o Instagram para divulgar seu perfil do Clubhouse. Você pode até fazer um react no seu story. Dessa forma, mais pessoas terão interesse em entrar no Clubhouse e seguir o seu perfil. Você pode printar as telas do seu perfil e falar sobre o Clubhouse nas outras redes sociais. Atraindo, assim, mais visualização e seguidores.
E aí, você já faz parte do Clubhouse?
Baixe o app aqui
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail