Social Selling: Como utilizar as redes sociais para vender mais
Social Selling é um tipo de abordagem feito por empresas que investem em relacionamento com os clientes em suas mídias digitais, em especial Instagram, Facebook e Whatsapp.
As redes sociais são excelentes ferramentas para a geração de vendas. O nome técnico para essa estratégia é social selling.
Além de Instagram, Facebook e WhatsApp, o TikTok e o LinkedIn também podem ser usados para social selling, ou seja, para a realização de vendas pelas redes sociais. Essas plataformas são projetadas para promover o fortalecimento do relacionamento entre pessoas e suas marcas preferidas.
Aos poucos, as social medias foram se mostrando como ótimas ferramentas para vender em escala, atingindo pessoas em diferentes regiões do país. Com isso, os próprios desenvolvedores das redes sociais foram agregando tecnologias para facilitar as transações comerciais.
Agora, se você deseja saber se deve utilizar as redes sociais para aumentar as suas vendas, a resposta é: com certeza!
Vamos mostrar aqui as maneiras mais práticas para a sua empresa implementar um plano de social selling. Confira!
Índice
Os usuários das redes sociais gostam de fazer amizades, ver a vida das outras pessoas, mas também procuram por seus produtos preferidos, além de serviços que são úteis para tornar as tarefas do dia a dia mais práticas.
Social selling é o processo e a sistemática da venda que é gerada a partir das redes sociais. Para isso, as empresas usam essas plataformas para se relacionarem com potenciais clientes, de forma interativa e atraente.
As redes sociais são ideais para que os vendedores se aproximem dos consumidores com o objetivo de ganhar confiança. Não é aquela venda descarada, chamada de hard selling.
Pelo contrário, o objetivo é criar uma relação sustentável e agradável, para que a venda se torne uma consequência da forma como a marca interage com o prospect. A ideia é oferecer conteúdo de qualidade, entreter o público-alvo e fazer com que ele veja valor no seu produto.
Não sei se a sua empresa já tem perfil nas redes sociais, mas você pode se colocar no papel do consumidor para entender a lógica do social sellling. O cliente conectado à mídia social tem mais chances de se engajar com sua marca e se tornar um divulgador espontâneo do seu produto ou serviço, desde que ele tenha uma boa experiência de compra com a sua empresa.
Veja algumas ocorrências que servem de parâmetro para este sistema de Marketing Digital:
- Likes em postagens;
- Perguntas sobre os produtos, como preço, tamanho e cores disponíveis;
- Compartilhamento de postagens;
- Marcação de um amigo;
- Entre outros.
Uma empresa que tenha todo o trabalho de produção de postagens para as redes sociais, profissionais envolvidos, produção de imagens, copywriting, mas que, depois de todo esse trabalho, simplesmente abandona a postagem e não responda um comentário sequer não está interagindo e, obviamente, a rede social não está cumprindo sua função.
O resultado disso é frustrante: um monte de clientes perguntando quanto custa, onde encontrar, quais as cores, se eles podem passar as medidas, se tem versão masculina e feminina – e todas essas pessoas sem respostas!
Já pensou em quantas vendas podiam ter sido geradas para essa empresa se realmente ela soubesse o que é social selling e implementasse essa estratégia para alavancar o negócio?
Isso mostra que rede social precisa ser, de fato, social, ou seja, precisa gerar relacionamento, interação e sociabilidade.
O social selling é uma estratégia que tem o objetivo final de realizar a venda para o cliente, mas podemos dizer que essa é a cereja do bolo.
O trabalho de prospecção pelas redes sociais também envolve o bom treinamento do time de inside sales para utilizar uma série de dados que estão disponíveis no perfil e no comportamento de cada usuário, para que seja possível estabelecer um contato personalizado com cada cliente.
É com o suporte das redes sociais que o time de vendas poderá se preparar para uma ligação para um prospect, por exemplo. As plataformas também são ótimas para que a equipe veja quais são as estratégias mais assertivas usadas por seus concorrentes.
Em Marketing Digital, costumamos dizer que o social selling é eficiente para fazer o lead evoluir no funil de vendas e andar várias etapas na jornada de compra, acelerando o processo de conversão.
Para aumentar as vendas pelas redes sociais, a equipe precisa se munir de informações úteis e valiosas sobre os prospects, e isso só é possível quando os seguidores criam uma relação com a marca.
Por isso, é muito comum haver o contato próximo entre o time de Marketing Digital e a equipe de Sales, que constrói uma estratégia para abordar um lead já quente, ou seja, pronto para a tomada de decisão de compra de um produto ou serviço.
Na prática, os vendedores usam as redes sociais para atender aos clientes no momento mais oportuno, empregando os rastros que os próprios usuários deixam nas mídias.
Por exemplo: sua empresa é uma loja de calçados e, em uma das postagens, um potencial cliente interagiu com o post do Instagram e perguntou quais são tamanhos e cores disponíveis. Qual o papel da equipe de vendas neste caso?
Entrar em contato com o prospect, passar todos os detalhes sobre o produto, diferenciais do calçado, modelos disponíveis, cupom de desconto para a primeira compra ou brinde especial ao fechar a conversão. É isso!
Percebe a diferença do relacionamento para aumentar as vendas pelas redes sociais? Com o tempo, os prospects vão ganhando confiança nos vendedores, que conquistam mais espaço para fazer indicações de produtos e promoções com base em vendas anteriores ou no interesse de cada pessoa.
O resultado do social selling realmente é incrível e surpreende, principalmente para times de inside sales. Aliás, este é um dos benefícios em vender pelas redes sociais: reduzir custos de vendas com deslocamento, frota, diárias, reuniões presenciais, etc.
Seguidores são sempre potenciais clientes
Quase 90% dos seguidores de uma marca estão realmente dispostos a comprar, segundo levantamento da Sprout Social. E tem mais, quando satisfeitos, mais de 80% desses clientes indicam os produtos ou serviços para outras pessoas.
Estamos dizendo para você que relacionamento é tudo para quem trabalha com vendas. O caminho é o seguinte:
- O vendedor atende bem o cliente pela rede social
- O cliente compra e fica feliz
- O cliente indica para uma nova pessoa
- O vendedor faz um novo atendimento assertivo
- As vendas aumentam e prosperam!
Atrair novos clientes
As redes sociais também são excelentes para prospectar clientes de outros lugares e esta é uma das principais vantagens do social selling. Muitas pessoas talvez nem tivessem conhecido a sua marca se não fosse pelas redes sociais.
Uma publicação bem feita no Instagram ou no Facebook pode ser o divisor de águas para que sua marca chegue a milhares de clientes.
Existe uma grande oportunidade ao usar o social selling para encontrar e atrair pessoas que precisam exatamente da sua solução. Por isso, investir em uma rede social profissional é extremamente importante.
Ciclo de vendas otimizado
Com base nas informações que os prospects oferecem em seus perfis nas redes sociais ou até mesmo nas interações em publicações, os vendedores conseguem reduzir o ciclo de vendas.
Além de a venda ser feita mais rapidamente, o custo para uma conversão se torna bem menor. A empresa verdadeiramente se torna mais lucrativa com o social selling.
A aquisição de novos clientes é potencializada, bem como a fidelização e a retenção de clientes.
Os vendedores que já trabalham com social selling sabem como as redes sociais revolucionaram a relação com o lead. Se você quer colocar o seu time de sales para vender nas redes sociais, veja nossas recomendações abaixo.
- Faça um treinamento para ensinar os vendedores a atenderem e venderem pelas redes sociais;
- Tenha uma abordagem de vendas humanizada e muito personalizada;
- As promessas no momento da venda têm que combinar com o produto ou o serviço, para não haver frustração;
- As equipes de Marketing e Sales precisam trabalhar juntas;
- Os vendedores precisam atuar sobre a verdadeira dor do lead e oferecer uma solução para o problema;
- Ofereça informações úteis e relevantes para os seus seguidores nas redes sociais;
- Veja quais conteúdos geram maior engajamento e aposte neles;
- Atenda os prospects fora das redes também, como em uma ligação ou no Whatsapp;
- Apoie-se em métricas de social selling, como Custo de Aquisição de Clientes, Taxa de Retenção de Clientes e Lifetime Value;
- Tenha mensalmente o número de vendas geradas pelas redes sociais;
- Reavalie sua estratégia periodicamente.
Espero que nosso conteúdo te ajude a aumentar as vendas pelas redes sociais. Caso precise de suporte especializado para colocar a estratégia de social selling em prática, não pense duas vezes, entre em contato com a gente!
Otávio Perez
Fundador da Avio Agência Digital.
Apaixonado por Marketing Digital e por levar soluções à empresas e empreendedores.
Um site pode dar à sua empresa a liberdade que você precisa.
Solicite um orçamento.
Vamos criar um site sensacional para o seu negócio!
Receba nossos artigos diretamente em seu e-mail