A importância das redes sociais na rotina das empresas
As redes sociais, ferramentas tão relevantes da Era Digital, revolucionaram os relacionamentos entre as pessoas e passaram a influenciar diretamente o comportamento humano.
Utilizamos as mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e outras plataformas de interação social, para fazer amizades, pesquisar sobre temas e assuntos de nosso interesse, estudar, interagir com colegas de trabalho, procurar novos oportunidades de emprego, visualizar as novidades que uma empresa apresenta no mercado e, consequentemente, realizar compras de produtos ou pagar por serviços que estamos precisando.
Uma empresa com presença digital está nas redes sociais não somente para marcar seu posicionamento, mas para de fato apresentar e vender os seus produtos.
Enquanto muitos empresários iniciantes no ramo online acreditam que um site é suficiente para fechar negócios pela internet, as empresas de sucesso estão investindo cada vez mais em campanhas profissionais e anúncios patrocinados nas mídias sociais, por um único e indiscutível motivo: estes canais trazem ótimos resultados em vendas!
Veja estes dados publicados por veículos especializados, entre eles a revista Exame; e pelas próprias empresas de mídias sociais, como Instagram e Facebook:
- O Brasil é o segundo país do mundo com mais usuários que utilizam o Instagram, com cerca de 66 milhões de pessoas por mês;
- Já no Facebook, os números são ainda maiores, totalizando 139 milhões de usuários ativos na rede.
Já pensou que sua empresa pode utilizar uma grande parcela deste público como potenciais clientes? Por isso, ter um site é apenas uma etapa de um negócio que avança para o ambiente digital, pois o caminho para prospectar vendas precisa de uma ação especializada para redes sociais!
Índice
Redes sociais para oferecer produtos e realizar vendas, como um e-commerce
As próprias empresas de redes sociais, como o Instagram e Facebook, perceberam que essas plataformas de mídias sociais precisavam oferecer ferramentas que viabilizassem a compra/venda de produtos.
Nessa dinâmica, o primeiro passo é postar uma foto do produto e oferecer uma legenda com a descrição completa, para gerar interesse. Na sequência, no caso do Facebook, a mídia social oferece a possibilidade de criação de um perfil profissional, com a configuração de uma loja virtual para o seu negócio diretamente na rede, adicionando produtos na sua loja do Facebook, criando coleções específicas e promovendo sua marca. A melhor maneira de implantar este sistema na sua empresa é contar com suporte profissional.
A sua empresa, além de vender pelo site, pode aumentar consideravelmente os ganhos ao vender os produtos também pelo Instagram. Para isso, é necessário criar um perfil profissional, fazer uma BIO ou descrição interessante e atrativa, postar fotos com qualidade profissional (mesmo que sejam feitas com um iPhone), colocar um link para sua loja e, principalmente, usar a ferramenta do Instagram Shopping, apostando em anúncios patrocinados para potencializar os resultados.
Diferenciais da sua empresa nas redes sociais
Pode ter certeza de que muitas empresas já estão fazendo um trabalho básico para vender os produtos pelas redes sociais. Por isso, você pode investir um pouco mais para ser diferenciado e se destacar no seu segmento.
Seguem algumas sugestões:
- Aposte na profissionalização, conte com uma empresa especializada em soluções digitais, especialmente em criação e gestão de sites e mídias sociais para negócios;
- Essa empresa pode criar uma hashtag única para concentrar seu público, grupos de interesse e pessoas com o mesmo perfil;
- Ofereça conteúdo útil e relevante para seus seguidores;
- Trabalhe somente com fotos profissionais e descrições, para evitar erros de português e duplo sentido, que afetam a credibilidade da sua empresa;
- Mostre sempre um ponto de vista diferente para ter um perfil interessante na rede;
- Coloque o máximo de informações possíveis para dirimir as dúvidas dos seus clientes, pois quanto mais seguros eles estiverem, maiores são as chances de realização de vendas!
Quer ganhar dinheiro vendendo pelas redes sociais? Comece hoje mesmo! Faça contato com a nossa equipe para receber o suporte de especialistas!