Como fazer uma live profissional para sua empresa
As transmissões ao vivo na internet, como uma live profissional para sua empresa, foram um grande sucesso em 2020 e estão entre os trends para o setor corporativo. As lives nas redes sociais, que estão presentes no dia a dia de muita gente, podem potencializar a estratégia da sua empresa.
O fato é que as transmissões ao vivo ocuparam um vazio imenso que foi criado pela pandemia de Covid-19. Sem poder aglomerar, os shows, apresentações de teatro, workshops, congressos, reuniões e diversos eventos se tornaram virtuais.
A necessidade de falar com o público, mas sem ter o contato pessoal direto, fez com que as lives nas redes sociais, ou seja, os conteúdos em vídeo feitos ao vivo, se tornassem essenciais em todas as estratégias atuais de marketing digital.
Não existe qualquer possibilidade de criar uma estratégia de marketing de sucesso que não contemple lives nas redes sociais. O desafio é a profissionalização das transmissões ao vivo, que pode fazer a sua empresa ter ótimos resultados no ambiente digital.
Índice
Quais as vantagens das lives nas redes sociais?
As lives para empresas permitem interagir com o público em um grau muito elevado, próximo, interessante, animado, construtivo e que gera muito valor.
Contato imediato com o público
As lives nas redes sociais permitem interagir com o público naquele momento, oferecendo uma experiência excelente para os seguidores e aumentando muito o engajamento.
Mesmo que o conteúdo fique disponibilizado no YouTube depois, o valor é muito maior para quem aproveitou o “ao vivo”, no horário marcado.
Interação com as pessoas
As lives oferecem uma troca de informações e um compartilhamento maior de conteúdos entre as empresas e os seguidores nas redes sociais.
Os participantes podem perguntar curiosidades, tirar dúvidas, fazer uma sugestão e oferecer ótimos feedbacks para a empresa, que se transformam depois em excelentes oportunidades.
Um momento único
As transmissões ao vivo permitem criar um momento especial, que não pode ser reproduzido. Por isso, todos os detalhes vão fazer muita diferença, como cenário, influencer, produtos, tom de voz, iluminação e trilha sonora. Esteja preparado!
Criação profissional de lives para empresas
As lives nas redes sociais se tornaram um evento organizado. Se você viu um concorrente ou até mesmo um amigo que tem uma empresa entrando ao vivo no Instagram, super despreparado, saiba que ele está correndo o risco de se tornar um grande fiasco. Por isso, não tente fazer igual.
A preparação para uma live requer ensaio, montagem, roteiro, equipe, equipamentos e mais uma série de elementos que são essenciais para expor a empresa de forma que a transmissão ao vivo seja um sucesso.
Como fazer transmissões ao vivo com muito sucesso
Avise os seguidores
As lives nas redes sociais são transmissões ao vivo com hora e dia marcado. Logo, o primeiro passo é informar com antecedência os seguidores para que eles possam separar um horário na agenda para participar.
Para isso, peça para a agência de marketing digital criar algumas artes para as mídias sociais e, até mesmo, realizar uma campanha patrocinada para impulsionar o evento. Horário, data e lembretes são necessários para a live bombar.
Brindes atraem bastante
Fazer sorteios e oferecer brindes aos participantes é uma excelente estratégia para engajar o público em transmissões ao vivo.
Em geral, as empresas oferecem versões personalizadas ou estilizadas de seus próprios produtos ou serviços e o custo é praticamente zero.
Se não for este o seu caso, faça um investimento em um brinde que combine bem com a sua persona, pois vale à pena. A sua agência de Marketing Digital pode ajudar nesta tarefa.
Motivação da live
E não basta fazer uma live no Instagram ou no YouTube, simplesmente por fazer. Qualquer exposição da sua empresa precisa ter um sentido, um propósito bem definido.
Por isso, a live pode ser temática e muito bem estruturada, com um tema bem delimitado, como “live sobre tendências da moda feminina outono/inverno” ou sobre “como investir na bolsa de valores se você é iniciante”. A proposta precisa ser boa e fazer sentido para sua marca e também gerar valor para o seu cliente.
Ensaiar é preciso
Ninguém chega na frente da câmera, em um palco ou diante de um microfone sem treinamento. Por isso, quem for aparecer na transmissão ao vivo precisa treinar ou estar ambientado com as aparições na rede.
Se for o dono, gerente ou um vendedor, é essencial ensaiar e, neste ensaio, é mais importante ainda que seja para valer.
A transmissão ao vivo vai durar 40 minutos? O ensaio também! Nesta simulação é importante treinar para reagir em todas as situações, até mesmo nas mais inusitadas.
Outros detalhes: movimento das mãos, olhar para a câmera, postura na cadeira, etc. Toda a comunicação não verbal também importa.
Nada de decoreba
As lives nas redes sociais não são um discurso oficial do presidente da empresa. A intenção é criar um ambiente de conversa e, por isso mesmo, os ensaios devem focar em falas fluidas, descontraídas, agradáveis e amigáveis.
É claro que no seu roteiro devem estar escritas algumas informações essenciais, até mesmo estatísticas ou pesquisas, dependendo do assunto da live sua transmissão.
Porém, quem estiver conduzindo a conversa pode ter um feeling e saber dosar a hora de usar um dado mais preciso e quando é legal deixar as ideias fluírem.
Ter um roteiro
Como todo bom conteúdo para internet, as transmissões ao vivo nas redes sociais precisam ter um roteiro com começo, meio e fim, onde estão os assuntos principais, tópicos que não podem ser esquecidos e espaço para perguntas e respostas.
As lives para empresas precisam ser organizadas e ter um conteúdo bem delimitado é essencial. Nos ensaios, é importante que a equipe que vai aparecer na transmissão já esteja com o roteiro em mãos, para não divagar demais.
Testar os equipamentos e ter redundâncias
Câmera, microfones, smartphone, notebook, conexão com a internet, software, todos os detalhes técnicos para suas lives precisam ser checados com antecedência.
Além disso, é essencial ter redundância para tudo que é essencial. Isso significa ter um microfone reserva e um notebook sobrando, por exemplo. Outra dica: deixe alguém do time responsável pela parte técnica, isso funciona melhor.
Cenário para lives
O cenário onde sua live será transmitida depende muito da empresa que está organizando a ação.
Se for uma multinacional, provavelmente será importante criar um ambiente que tenha o padrão da identidade visual da marca, seguindo um modelo global.
Se a empresa é pequena, é importante pensar em um ambiente neutro, com ótima iluminação e poucos ruídos.
É importante reparar se não tem nada fora do lugar, por exemplo, algo que não deve aparecer. Afinal, ninguém quer virar piada ou um meme na internet.
E isso acontece muito, por isso deve ser um cuidado de fato. Não dá para fazer uma live em suas redes sociais e ter um poster totalmente cafona e sem sentido atrás.
Se o cenário não for neutro, no mínimo ele precisa combinar com a temática da transmissão ao vivo. O assunto é tênis para corrida? Bem legal ter alguns exemplares mais antigos em cima da mesa ou um poster da Nike atrás.
Onde fazer a live para empresa?
É preciso escolher qual das plataformas você deve usar para fazer a transmissão ao vivo.
O ideal é escolher a rede social na qual o seu público é mais engajado. As pessoas dão mais likes no Instagram? Este é um sinal de que a transmissão ao vivo nessa rede social pode ser melhor para sua empresa.
Seu negócio tem um canal consolidado no YouTube? Neste caso, também não restam dúvidas, sua transmissão ao vivo será feita por lá.
Mas e se a sua empresa ainda estiver começando no Marketing Digital, tiver poucos seguidores no Instagram e ainda estiver conquistando um espaço no YouTube, Twitter ou Facebook?
Neste caso, é essencial avaliar qual é a sua persona, a rede social que ela mais utiliza e interage e promover uma transmissão ao vivo em uma plataforma que, em um futuro breve, será essencial na sua estratégia de Marketing Digital.
A criação da persona
Para criar persona, analisar métricas, avaliar dados e realizar outras tarefas bem típicas do ambiente digital profissional, a empresa pode contratar uma agência de marketing digital para criar apenas uma ação para a live.
Não precisa ser um contrato de um ano, com multa ou algo do tipo. Muitas agências de ponta são especializadas em realizar transmissões ao vivo pela internet, auxiliando o cliente somente nesta ação.
É muito interessante receber o suporte de uma agência especializada e experiente, pois os profissionais passam muita confiança, ajudam a perder a inibição na frente da câmera, dão ótimas dicas, preparam todo o conteúdo e supervisionam a transmissão enquanto ela acontece.
Enfim, se uma empresa tem condições financeiras de profissionalizar, não há dúvidas de que este é o melhor caminho, sempre.
Conte com a gente e profissionalize as lives da sua empresa!
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