Criação de Site: saiba tudo o que você precisa para ter o seu
A criação de sites profissionais é uma área estratégica e que tem importante participação e influência nos resultados que uma empresa conquista na internet. Com o avanço do marketing digital e das negociações online, tornou-se indispensável ter um site atraente, responsivo e que ofereça uma boa experiência ao usuário.
Índice
- 1 Benefícios da criação de sites profissionais
- 2 Por que é importante ter um site?
- 3 Mas qual é a importância da criação de sites, afinal?
- 4 Os diferenciais de um site profissional
- 5 Como ter um site profissional?
- 6 Como é a criação de sites para empresas?
- 7 Vantagens da criação de um site
- 8 O que não pode faltar no seu site profissional
Benefícios da criação de sites profissionais
Os sites são compostos por diversos elementos necessários para apresentar um produto ou serviço para o público. Trata-se de uma ferramenta institucional e de marketing ao mesmo tempo.
Sem dúvidas, a criação de sites é uma das etapas mais relevantes para as empresas que já estão no universo online ou que estão começando a se posicionar e migrar para a internet.
Vale destacar que empresas de todos os setores e tamanhos, desde uma pequena padaria de bairro até uma multinacional, devem utilizar os canais digitais para interagir com os clientes em potencial, e a criação de sites personalizados assume um papel muito importante neste contexto, contribuindo para o aumento da credibilidade, para a construção da identidade corporativa na web e para a atração e fidelização de clientes.
Por que é importante ter um site?
Saber qual é a importância da criação de sites e como eles são úteis para o posicionamento de uma empresa é essencial para ter um bom desempenho em um mercado que é cada vez mais competitivo. O site é o principal canal online de uma empresa. Combinado a outras ferramentas, como o e-mail, as redes sociais e os blog posts, o site ajuda propagar os valores, a missão e a cultura de uma empresa.
Logo, a criação de sites é o primeiro passo para uma empresa que está investindo no posicionamento online. Temos que destacar também que, como a tecnologia evolui rapidamente, os sites precisam ser atualizados constantemente.
Se a sua empresa trabalhou na criação de um site há 10 anos, por exemplo, provavelmente ele esteja desatualizado e não seja responsivo, ou seja, não se adapta aos vários formatos de telas, como tablets, notebooks e smartphones. E isso não é nada bom, visto que 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelos celulares, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios.
Mas qual é a importância da criação de sites, afinal?
- O site será o seu cartão de visitas na internet;
- O site será um espaço exclusivo da sua empresa no universo digital;
- O site pode ser o primeiro contato de um potencial cliente com a sua empresa.
Além disso, se o site da sua empresa é também um e-commerce, será através dele que você vai apresentar os produtos e realizar as vendas.
A criação de sites também é importante para os prestadores de serviços. Um médico, um engenheiro ou um advogado que possui um site personalizado passa muito mais credibilidade. Quando a página é bastante informativa, isso contribui ainda para obter melhores resultados de ranqueamento do que seus concorrentes.
Os diferenciais de um site profissional
A criação de sites profissionais apresenta uma série de diferenciais que vão influenciar na performance de uma empresa, entre os quais estão os seguintes:
- Layout responsivo, para ser aberto em smartphones, tablets e outros dispositivos;
- Desenvolvimento com as melhores soluções do mercado, para que o site tenha carregamento rápido e recursos visuais atraentes;
- Uso de técnicas de SEO, para o site ficar bem posicionado nas buscas do Google;
- Design profissional, para não parecer amador;
- Criação de sites com UX Design, para que o usuário tenha uma experiência incrível na navegação;
- Utilização de CTAs (Call to Actions), para gerar conversão pelo site.
Sabe quando entramos em uma loja física, em um shopping center, e o espaço é tão agradável, organizado e bonito, que ficamos com vontade de permanecer ali, experimentar o produto e acabamos até comprando? O mesmo processo é realizado para a criação de site!
Como ter um site profissional?
O site profissional é desenvolvido por uma empresa especializada, uma agência com experiência. Empresas com postura amadora na internet não sobrevivem por muito tempo.
Domínio
O primeiro passo para a criação da página é definir o domínio do site. Ficou confuso? Veja o exemplo abaixo e entenda o que é domínio:
O domínio do site é uma etapa muito importante para o trabalho de marketing digital que sua empresa vai realizar posteriormente, para ter bons resultados em vendas ou em negócios. Em geral, o domínio é igual ao nome da empresa. Por exemplo: Clínica Accogliere – www.clinicaaccogliere.com.br.
Porém, em algumas estratégias de marketing digital, também pode ser interessante utilizar um domínio com uma palavra-chave muito procurada pelo seu público. Seguindo o exemplo da loja acima, seria algo parecido com www.clinicadepsicologiaaccogliere.com.br – para trabalhar a palavra-chave “psicologia”. No entanto, é muito importante que o seu domínio seja o mais curto possível. Dessa forma, fica mais fácil de ser lembrado pelo seu cliente e também de ser escrito em qualquer lugar.
Para saber quais domínios estão disponíveis e escolher um para você, basta acessar o RegistroBR ou a GoDaddy. O primeiro oferece domínios com final “.com.br” e o segundo “.com”.
Servidor de hospedagem
O seu site também precisará de um servidor, um local onde ele vai ficar armazenado. Em geral, a agência que faz a criação de sites realiza a sugestão de uma empresa de hospedagem de site que tenha tecnologia suficiente para atender à sua empresa.
A hospedagem é o lugar da web que vai guardar todos os componentes do seu site, para que ele fique exposto aos clientes da maneira correta. Entre os conteúdos que ficam na hospedagem de sites, estão os seguintes:
- Fotos
- Textos
- Vídeos
- Arquivos
Um e-commerce, por exemplo, precisa de uma excelente hospedagem de sites, já que reúne em sua loja virtual centenas de produtos com imagens, textos descritivos e até mesmo vídeos demonstrativos.
Como é a criação de sites para empresas?
Como vimos, um site é fundamental para um negócio prosperar no universo online e no físico também, já que hoje em dia não existe mais essa distinção entre internet e mundo real.
Estamos vivendo a era da economia 4.0, onde digital e real se transformam em uma coisa só, mas este é um assunto para uma próxima conversa.
Para entender como é a criação de sites para empresas, vamos mostrar as etapas e como elas funcionam na relação entre agência e cliente:
Atendimento
Este é o primeiro contato de uma empresa com a agência e serve para identificar qual tipo de página é adequado para o negócio, além da verba para investimento, prazos, entre outros detalhes específicos que o a empresa queira em seu site.
Criação do site
Ele pode ser criado em plataformas estáveis e flexíveis, como WordPress por exemplo, ou programados sem a utilização de nenhuma plataforma de desenvolvimento. Ambas as formas são boas e trazem resultados positivos de acordo com cada projeto. Nessa etapa serão definidos aspectos de design, como layout, posição dos botões, cores, localização da logomarca, textos, páginas, etc.
Programação do site
Além de ser bonito, ele precisa funcionar bem. Para isso, são realizados trabalhos com linguagem de programação front-end e back-end, como PHP, JavaScript, HMTL, entre outras.
Conteúdo
Seu site é bonito e funciona, mas também precisa ter uma mensagem que cause um efeito positivo no público, que passe confiança, autoridade e credibilidade, além de explicar sobre os produtos e serviços. Isso pode ser feito com imagens, textos, vídeos e até mesmo animações.
Aprovação
O protótipo do projeto é apresentado ao cliente para que ele veja e solicite pequenos ajustes, caso seja necessário. Depois de aprovado, o site é publicado na internet e você já pode começar a divulgá-lo.
Vantagens da criação de um site
Se o seu site é profissional, feito por uma agência que tenha muita experiência na criação de sites corporativos ou e-commerces, seus resultados em vendas digitais ou geração de negócios a partir dos canais online serão surpreendentes.
Coloque-se no lugar do consumidor, pois, certamente, você ou alguém da sua família também utiliza sites de empresas para comprar ou saber mais sobre um serviço ou produto. Imagine como a experiência do usuário pode ser positiva no seu site.
Geração de vendas
Um site que oferece uma boa experiência para o usuário tem grandes chances de aumentar as vendas e criar uma imagem muito boa no ambiente digital. Além disso, a internet ajuda sua empresa a ultrapassar barreiras físicas e atender clientes de outras cidades, Estados e até mesmo países. As possibilidades de crescimento são imensas e o negócio pode ser reestruturado para ter um desempenho bem diferente.
Presença digital
Ter uma presença digital com um site profissional é um caminho importante para a prospecção de clientes e o fortalecimento de uma marca no mercado.
Atualmente, muitos clientes preferem usar os canais digitais para pesquisar sobre produtos e serviços. Por isso, sua empresa precisa estar na internet.
Antes da compra, também é comum que os consumidores realizem muitas pesquisas na internet sobre todos os detalhes de um produto, como descrição, reviews, como utilizar, entre outros dados. Se ele oferecer muitas informações qualificadas, as chances de conquistar novos clientes são ainda maiores.
Tornar-se autoridade
Mesmo que haja muita oferta no mercado digital, os clientes ainda procuram comprar em sites que são referência em um produto ou serviço. Para passar uma boa impressão e ganhar muitos pontos nessa fase de decisão de compra, o site profissional será indispensável. Os clientes costumam comprar de empresas que se tornaram autoridades online em determinados nichos.
O que não pode faltar no seu site profissional
Ter uma URL amigável é muito importante para sua presença na internet e, seguramente, uma agência de marketing digital especializada na criação de sites poderá resolver este caso. As URL amigáveis costumam ser pequenas, mais simples, somente com o essencial. Veja um exemplo:
exemplo.com.br/nossos-precos
É simples, vai direto ao ponto na página de preços e fica bem melhor do que algo do tipo: exemplo.com.br/saiba-agora-mesmo-qual-o-nosso-preço
Ter um menu bem localizado e que apresente de forma fácil e completa todos os produtos e serviços que estão no site também é fundamental para a experiência do usuário. Assim, a navegação se torna muito mais eficiente.
É interessante que seu site tenha um blog, um canal digital utilizado para a criação de posts sobre produtos, serviços, notícias referentes ao seu mercado de atuação, tutoriais, entre outros conteúdos que são pesquisados pelo público da sua empresa. Além de criar autoridade e presença digital, o blog ajuda a realizar vendas através de pesquisas no Google.
O formulário de contato é a maneira que um cliente poderá acionar a sua empresa, caso tenha ficado interessado em contratar um serviço ou tenha dúvidas a respeito de um produto.
O design responsivo, como já falamos, é essencial para a criação de sites profissionais. Isso vai permitir que o público acesse o site pelo notebook, smartphone ou tablet.
A agência responsável pelo desenvolvimento de um site profissional também vai se preocupar com o SEO (Search Engine Optimization), que são as técnicas de otimização onpage e off-page, para deixar seu site preparado para ranquear nos mecanismos de buscas.
Geralmente, os sites possuem botões que direcionam para os perfis das redes sociais, como Facebook e Instagram. Isso é importante para que um cliente se torne seu seguidor e, até mesmo, um divulgador da sua empresa.
Por fim, o site também precisa ser de fácil navegação, rápido e carregar sem falhas. O tempo que um usuário espera para uma página carregar é de até 3 segundos! Ou seja, a página precisa ter um carregamento eficiente para evitar que o usuário desista da consulta ao site.
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