Tendências de mercado pós-pandemia: saiba o que vem por aí
As tendências de mercado pós-pandemia mostram o aumento do uso da tecnologia, crescimento do trabalho em home office, a adaptação das empresas para atender o consumidor 3.0 e o engajamento das marcas com problemas sociais. Confira a seguir.
Todos nós estamos nos perguntando o que será do mercado pós-pandemia. A economia dos países, o uso das novas tecnologias, o impacto do lockdown e a transformação digital estão criando um novo padrão de consumo.
O mercado pós crise, causada pelos efeitos gerados pela pandemia de Covid-19, será uma consequência da construção que está sendo realizada atualmente para atender os clientes e suas novas demandas.
A virtualização das vendas e dos sistemas de entrega alteraram a forma de comprar um produto ou contratar um serviço. Essa é uma tendência que deve se consolidar daqui para frente.
Acima de tudo, vemos que as pessoas estão mais exigentes quando vão gastar seu dinheiro e estão preferindo empresas que, de alguma forma, mostram dedicação, preocupação e engajamento social, principalmente com as questões ambientais e os problemas causados pela Covid.
A princípio, as principais tendências de mercado pós-pandemia mostram um consumidor mais conectado e consciente – e as empresas estão se adaptando para prosperar em novos modelos de atendimento e vendas.
Índice
Consumo virtual: uma das tendências de mercado pós-pandemia
Desde que a pandemia de Covid se tornou global e incontrolável, governos de diversos países adotaram medidas de isolamento social para conter a disseminação do vírus.
Enquanto isso, as empresas tiveram que se adaptar para oferecer seus produtos e serviços no ambiente digital, de forma que pudessem ser vendidos e entregues sem contato. As tendências de mercado pós-pandemia mostram que este é um sistema que veio para ficar.
Por isso, é essencial que todos os negócios, dos pequenos empreendedores aos grandes players mundiais, invistam em presença digital profissional, por meio das seguintes ferramentas:
- Perfil corporativo nas redes sociais;
- Marketplace em mídias como Facebook e Instagram;
- Conta no Google Meu Negócio;
- Plataformas para divulgar informação, como Blog e YouTube;
- Canais de atendimento ao cliente, como Chatbot ou WhatsApp;
- Uso de plataformas padronizadas e seguras para lojas virtuais;
- Criação de sites e aplicativos profissionais.
Agora, no mercado pós-crise, haverá ainda mais um avanço do consumo digital, que já estava acontecendo em um ritmo um pouco menos acelerado.
Veja que o Coronavírus, de certa forma, se tornou um sinalizador da necessidade de transformação digital nas empresas e da nossa entrada no século da tecnologia. Ou seja, o mercado pós-crise será organizado como um sistema acelerador do futuro e as empresas precisam se ajustar para acompanhar essa nova realidade.
Questões sociais são determinantes
Sob o mesmo ponto de vista, se as empresas estão criando novos processos para entregar seus produtos e serviços aos clientes, os consumidores conscientes estão cada vez mais preocupados com o engajamento social que as marcas devem ter e como elas demonstram seu posicionamento.
Ou seja, as pessoas não querem que problemas da dimensão da pandemia de Covid-19 aconteçam de novo e esperam um compromisso social genuíno das empresas. Dessa forma, no mercado pós-crise será essencial adotar posturas como:
• Ter empatia com o consumidor, com o colaborador e com as pessoas;
• Preocupação ainda maior com a segurança e a sustentabilidade em seus produtos e processos;
• Questionamento de medidas que buscam o lucro a qualquer custo;
• Fortalecimento da solidariedade e de outros valores importantes para a sociedade.
Mudanças de comportamento
Todos nós já estamos nos comportando de uma maneira diferente por causa do distanciamento social e de outras restrições que nos foram impostas desde o início da pandemia.
Ao mesmo tempo, as empresas compreendem nossa nova maneira de comprar, utilizar serviços, interagir com pessoas e seguir com a vida adiante para oferecer soluções que atendam as novas demandas.
Por isso, o mercado pós-pandemia terá algumas marcas bem evidentes e que estão ligadas à nossa nova forma de encarar o mundo. Por exemplo:
- Aumento do ensino EAD – Educação à Distância;
- Uso frequente de álcool gel;
- Crescimento na utilização das redes sociais e de apps para videoconferência;
- Aumento do uso de produtos digitais, como streaming de filmes, séries e música;
- Trabalho remoto de forma integral ou híbrida;
- Menos deslocamentos;
- Uso de apps para prática de exercícios físicos;
- Consumo de livros e e-books.
Nesse sentido, com o isolamento, o encontro com amigos e familiares ganha uma importância muito grande em nossas vidas. O que antes era comum passou a ser raro e valioso.
Todas essas alterações impactaram a nossa perspectiva de mundo e, principalmente, as nossas prioridades. O mercado pós-pandemia precisa entender todas essas mudanças sofridas pelas pessoas para entrar em sintonia com o novo consumidor.
Consumo consciente e qualidade de vida
Seja como for, o consumo pelo simples fato de consumir “saiu de moda”, pois agora estamos preocupados com nossas vidas, a saúde de nossos filhos, pais e avós – percebemos que o tempo é escasso, não temos controle sobre diversos fatores externos e que cada momento é único e merece ser aproveitado intensamente.
De maneira idêntica, também estamos procurando por alternativas que aumentem ainda mais a nossa qualidade de vida e com as quais não estávamos tão preocupados antigamente. Por exemplo, a redução dos deslocamentos nos faz procurar por moradias mais próximas do trabalho ou da escola dos filhos.
Realmente, tudo faz parte de uma grande experiência de readaptação da nossa rotina, dos hábitos de vida e do próprio espaço urbano no qual estamos inseridos. Parece um momento de grande reflexão para todos.
Isso faz parte da própria revisão de crenças e valores que vai impactar diretamente o mercado pós-Covid.
Delivery e serviços em casa
Assim como a forma de ver a vida e de levar a rotina está mudando, os serviços que antes representavam uma pequena parcela da receita de um negócio ganharam um novo status.
Por exemplo: restaurantes, que antes ficavam com o salão lotado, estão sobrevivendo ou até mesmo se reinventando por atendimento feito por delivery. Essa é uma das tendências de mercado pós-pandemia para empresas que precisam aumentar sua taxa de conversão.
Igualmente, profissionais que ofereciam seus serviços em pontos comerciais também estão atendendo em domicílio, tomando todas as medidas de prevenção contra a covid-19. Por exemplo:
- Fisioterapeutas;
- Instrutores de Pilates e Yoga;
- Cabelereiros e manicures;
- Médicos;
- Home care, enfermagem e laboratórios.
Ou seja, se você não pode ir até o local onde o profissional corta o seu cabelo ou serve um delicioso churrasco, eles podem ser levados até você.
Juntamente com a oferta do serviço, a qualidade no modelo de entrega também é fundamental no mercado pós crise.
Afinal de contas, isso pode funcionar como um verdadeiro diferencial, quando as empresas se preocupam com a nossa satisfação e possuem uma política voltada para a experiência do usuário, ou UX – User Experience.
Por exemplo: a rapidez na entrega de um pedido conta muitos pontos, assim como a qualidade da embalagem, que pode ser estilizada e feita com material reciclável. Além disso, um recadinho fofo na embalagem pode dar aquele toque especial.
Cuidar da higiene, das embalagens, oferecer mais formas de pagamento (como o PIX, que está super em alta) e garantir um atendimento personalizado vão fazer muita diferença no mercado pós-Covid.
Consumo em casa
Consumir em casa, mas com as mesmas características de uma compra feita no ponto físico, também é uma das marcas do mercado pós-Covid.
Alguns setores que tinham mais dificuldade em oferecer experiências personalizadas estão se desdobrando para continuar prestando um bom atendimento aos clientes.
Algumas lojas de roupas e sapatos, por exemplo, estão deixando os produtos nas casas dos clientes para que eles experimentem “como se estivessem no provador da loja” e possam escolher e comprar as peças que mais gostaram.
Um exemplo disso é a Donna de Moda, empresa que opera em São Paulo e oferece à suas clientes um delivery personalizado de roupas.
Experiências imersivas serão mais constantes
Ao mesmo tempo em que estamos isolados e seguindo medidas de restrição para evitar o contágio, nossa necessidade por novas experiências não para de crescer.
Para atender essas expectativas, o mercado pós-crise já vem investindo e tende a aumentar a oferta de produtos e soluções com as seguintes características:
- Realidade aumentada;
- Experiências e imersões virtuais;
- Gamificação;
- Machine learning;
- Assistentes virtuais.
Por isso, o uso dessas novas ferramentas de tecnologia deve crescer em negócios de todos os setores, como serviços, comércios de produtos, turismo, eventos e até mesmo na prática esportiva.
No mercado pós-pandemia, estaremos cercados de tecnologia com estilo bem futurista, que vai criar o híbrido entre o real e o virtual, que tendem a se tornar uma coisa só.
Experiências divertidas são importantes
Com tantas tensões e pressões causadas por uma doença que dominou o mundo, além das consequências que ela gerou em nossa rotina, precisamos de experiências que nos ofereçam certo escapismo com segurança.
Ou seja, estamos falando de serviços de diversão e entretenimento, que vão ganhar ainda mais força no mercado pós crise.
Sites e aplicativos de relacionamento, grupos virtuais de pessoas que possuem os mesmos interesses e hábitos, a realização de cursos ligados aos nossos hobbies são algumas tendências para o futuro.
Da mesma forma, para melhorar essa experiência, podem aparecer em cena novos profissionais que já estão sendo classificados como “mentores virtuais”.
No mercado pós-crise, os mentores virtuais serão as pessoas que vão nos apoiar, incentivar e auxiliar na utilização de serviços de educação, aprendizagem ou experiências à distância. É uma forma de humanizar o atendimento.
Novas empresas devem surgir com propostas como essas no mercado pós-pandemia. Afinal de contas, precisamos aliviar a carga de estresse!
Como dá para perceber, as mudanças e as tendências de mercado pós-pandemia serão profundas e permanentes. Sua empresa precisa estar preparada para se adaptar à nova realidade. Afinal, nada mais será como era antes!
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