Tráfego pago para delivery: o que é e como fazer
O tráfego pago para delivery é uma estratégia muito importante para quem está em busca de expansão do seu mercado, quer mais clientes e aumentar o seu faturamento. Essa estratégia é ideal para pizzarias, hamburguerias, restaurantes e setor de alimentos em geral.
Todo mundo já sabe da importância da presença digital para empresas. Em um período pós-pandêmico, marcado pela intensa digitalização dos negócios, conhecer formas de atrair mais clientes pela internet se tornou imprescindível.
É por isso que o tráfego pago para delivery é tão indispensável para o crescimento e consolidação dos negócios deste segmento.
Em uma realidade na qual as pessoas buscam praticidade, trabalham em casa e têm menos tempo para preparar suas próprias refeições ou fazer as compras do mês, o delivery se transformou em um costume do brasileiro.
De acordo com dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, encomendada pela PayPal em 2021, 87,9% dos entrevistados afirmaram que realizavam compras online de alimentos e em restaurantes.
Mas como chegar até este cliente em potencial? A resposta está na visibilidade alcançada com o tráfego pago para delivery!
Quer saber como funciona? Então continue a leitura.
Índice
- 1 Tráfego pago para delivery
- 2 O que é tráfego pago para delivery?
- 3 Afinal, o que é tráfego pago?
- 4 Quando usar tráfego pago para delivery?
- 5 Por que preciso fazer tráfego pago?
- 6 Como fazer tráfego pago para delivery
- 7 Qual a melhor forma de fazer tráfego pago para delivery?
- 8 Quanto custa o tráfego pago para delivery?
Tráfego pago para delivery
Em primeiro lugar, é preciso que você saiba que o tráfego pago para delivery consiste na publicação de anúncios pagos nas redes sociais, google, entre outras plataformas digitais.
É por meio deste tipo de publicidade que o público-alvo em questão terá contato com o seu negócio, garantindo mais facilidade para conquistar visibilidade online.
Assim como acontece em campanhas publicitárias físicas, como na distribuição de panfletos e na compra de espaço em outdoors, é preciso investir parte do seu orçamento em anúncios online para conseguir implementar uma boa estratégia de tráfego pago para delivery.
Existem diferentes maneiras de você investir em tráfego pago:
- Pela compra de palavras-chave no Google ou Bing;
- Pela inserção de anúncios em vídeos do YouTube;
- Pela compra de espaço para mostrar o seu anúncio nas redes sociais, entre outras formas.
Por exemplo, sabe aquelas propagandas que surgem ao longo do seu feed quando você está usando o Facebook ou o Instagram? Ou aquele vídeo de entrada no TikTok que costuma ser uma publicidade?
Então, estas aparições não acontecem à toa. Elas são campanhas de impulsionamento de tráfego pago, compradas pelas empresas anunciantes.
Assim, fica mais fácil atingir o público e segmentar a região, a idade e o perfil de consumidor que sua empresa deseja atrair.
Por meio deste tipo de tecnologia, é possível criar anúncios mais segmentados, que têm mais chances de alcançar um público útil e com real potencial de consumo.
Ou seja, criam-se anúncios específicos, voltados para determinados grupos de pessoas, que vão ser mostrados para quem demonstra uma probabilidade maior de se interessar, de fato, por aquele tipo de produto.
Tal análise é feita pelos algoritmos com base nas informações fornecidas pelos usuários nas redes sociais, pelo histórico de buscas do Google e pelos cookies, por exemplo.
O que é tráfego pago para delivery?
O tráfego pago para delivery abrange todo tipo de anúncio patrocinado, link pago ou post impulsionado relacionado diretamente com o ramo de delivery.
Por exemplo: imagine que você é o proprietário de uma pizzaria e está em busca da expansão do seu empreendimento, ou seja, quer atrair mais clientes para o negócio.
Ao fazer tráfego pago para delivery, você pode garantir que anúncios do seu estabelecimento sejam veiculados no Google quando alguém pesquisar por algo relacionado a pizzaria ou no feed e story de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.
Nesse sentido, é interessante que se pense em algumas questões ao montar uma estratégia de tráfego pago para delivery.
A primeira delas é a localização. Afinal, se você tem uma pizzaria em São Paulo, de pouco adianta que seu anúncio seja visto por pessoas que moram em Fortaleza, certo?
Portanto, é importante que a compra da palavra-chave para anúncios do Google, por exemplo, englobe também a localização do seu estabelecimento, para que quando as pessoas pesquisem pelo seu tipo de serviço/produto, encontrem você com mais facilidade.
Em segundo lugar, também é preciso investir em conteúdo para a internet. É pouco interessante criar um anúncio com seu contato e localização, mas sem informações relevantes que ajudem o público a conhecer o seu negócio.
Por isso, é essencial que se dedique tempo à criação de um site, landing page ou uma loja virtual, para levar o potencial cliente do tráfego pago a páginas com conteúdo qualificado.
No caso de quem busca por tráfego pago para delivery de comida também vale a pena criar um cardápio digital para o estabelecimento. Há diversas empresas que fornecem esse tipo de serviço e além de facilitar a vida de seu cliente, permitindo que ela faça o pedido de forma facilitada, os cardápios digitais também agilizam os processos nos bastidores do estabelecimento, uma vez que o pedido já vai direto para a produção.
Algo que não pode faltar, também, é a correta configuração do Google Meu Negócio. Nele você configura a ficha de seu negócio e torna visível para as pessoas os horários de funcionamento, endereço, imagens do local, entre várias outras informações. Criar sua ficha no Google Meu Negócio é fácil e rápido.
Afinal, o que é tráfego pago?
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que o tráfego pago para delivery é aquela propaganda feita em canais digitais. Por exemplo, aqueles anúncios do Google que aparecem nos cantos da página de um site ou nos primeiros resultados de uma busca.
Além disso, outras plataformas como o Facebook, Youtube e Instagram também oferecem uma série de opções de anúncios.
Enquanto no tráfego orgânico seu público chega até seu conteúdo graças à aplicação de uma boa estratégia de SEO, no tráfego pago este caminho é feito por meio dos anúncios patrocinados.
Assim, você, enquanto anunciante, investe determinado orçamento para criar uma campanha de anúncios para o seu negócio, que será visualizada pelo público que usa essas redes e plataformas.
Existe um profissional responsável pelos anúncios online das empresas: o gestor de tráfego. Na prática, o que o gestor de tráfego faz é colocar a sua empresa na frente do seu cliente, por meio de anúncios planejados e bem executados no Google, Facebook, Instagram e outras plataformas.
Quando usar tráfego pago para delivery?
Se você está em busca de resultados imediatos, o momento ideal de usar tráfego pago é agora, principalmente para empreendimentos novos ou para quem gostaria de alavancar seus resultados de forma estruturada e profissional.
O tráfego pago é ótimo tanto para quem deseja vender online quanto para quem quer atrair consumidores para um ponto de vendas físico. Isto porque este tipo de estratégia ajuda a ganhar reconhecimento de marca com mais rapidez.
E vale ressaltar que o tráfego pago também é muito importante para garantir a durabilidade dos resultados.
Portanto, para quem está em busca de dar um boost no negócio de entregas, o ideal é investir em tráfego pago para delivery desde o início das atividades.
Por que preciso fazer tráfego pago?
Além de poder colher resultados para o seu empreendimento com mais rapidez, outra razão pela qual você precisa fazer tráfego pago é o fato de que este tipo de estratégia é bem democrático. Você define o tempo e quanto está disposto a investir.
Além disso, com o tráfego pago, os resultados são mais ágeis e ainda é possível aliar as campanhas de anúncios com investimentos em SEO para atrair resultados orgânicos.
Assim, é possível manter seu fluxo de vendas enquanto fortalece suas estratégias para ganhar um bom posicionamento no Google e outros buscadores da internet.
Outra vantagem pela qual é preciso fazer tráfego pago é que este tipo de técnica colabora com o aumento da sua taxa de conversão.
Esta taxa é a métrica usada para mensurar o número de pessoas que passam de uma etapa do funil de vendas para outra.
Ou seja: o número de visitantes que viram clientes em potencial, e o número de clientes em potencial (também chamados de leads) que se transformam em consumidores de fato.
Esta porcentagem é muito importante para que você possa checar, em números, se as estratégias adotadas de tráfego pago para delivery estão gerando resultados para o seu negócio.
Como fazer tráfego pago para delivery
Esses tópicos abaixo servem para qualquer empresa no nicho de alimentação que atenda via delivery. Para fazer anúncios para delivery, existem alguns passos que você deve seguir para conquistar resultados satisfatórios. Confira!
Crie uma persona para seus clientes
Construir uma persona para seu público-alvo é essencial para entender as necessidades e preferências de sua clientela.
Dessa forma, fica mais fácil construir estratégias de tráfego pago para delivery que conversem com quem pode ser um consumidor em potencial.
Para começar, primeiro pense em quem você deseja atingir. Para isso, analise seu próprio empreendimento em primeiro lugar.
Por exemplo, se uma pizzaria inclui opções vegetarianas e veganas em seu cardápio e conta com um parquinho em seu espaço físico, é possível identificar de cara dois grupos que se interessariam pelo lugar: famílias com crianças e pessoas vegetarianas ou veganas.
Saber disso é essencial para que mensagens direcionadas a estas pessoas sejam incluídas no anúncio de tráfego pago para delivery.
Crie um cardápio digital para pizzaria
Para quem trabalha com delivery, ter um cardápio digital é essencial tanto para atrair novos consumidores quanto para melhorar a experiência do seu cliente padrão com o autoatendimento.
Isto porque muitos estabelecimentos tradicionais, que só trabalham com delivery por telefone ou WhatsApp, por exemplo, pecam pela ausência de informações disponíveis, demora no atendimento e erros nos pedidos. Com um cardápio digital responsivo bem estruturado, fácil de navegar e com boas imagens, você permite que seu cliente consiga passar pela jornada de compra mais facilmente. Além disso, você consegue diminuir a quantidade de erros no pedido e acelerar o tempo de produção, já que o pedido vai direto para a cozinha e sai para a entrega mais rápido.
Não se esqueça de caprichar na escolha das imagens que vão para o cardápio. Elas tem grande influência no processo de decisão da pessoa que quer comprar o seu produto.
Faça uso dos gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma série de estímulos emocionais capazes de levar as pessoas à ação, além de serem aliados do tráfego pago para delivery.
Tais estímulos precisam fazer parte da sua estratégia por meio da comunicação usada, de modo que inspirem as seguintes sensações: urgência, escassez, novidade, reciprocidade, prova social, curiosidade, segurança e autoridade.
O uso de frases como “corra que é por tempo limitado” e a apresentação de avaliações positivas de clientes são alguns exemplos da aplicação desta técnica.
Se bem usados, os gatilhos mentais podem ser grandes aliados em seu processo de venda.
Qual a melhor forma de fazer tráfego pago para delivery?
Para fazer tráfego pago para delivery, é preciso saber onde anunciar. Por isso, confira quais são as principais redes para tráfego pago!
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios da Meta e inclui uma série de formatos dentro dos diferentes veículos do grupo.
Entre eles, podemos citar o tráfego pago para delivery no próprio Facebook e Messenger, os posts patrocinados feitos pelo Instagram e aqueles anúncios que levam o cliente para uma conversa no WhatsApp, por exemplo.
Outro ponto importante do Facebook Ads é a análise de dados. A partir das informações disponibilizadas pelos próprios usuários e com a ajuda do Pixel, o algoritmo da rede consegue direcionar seu anúncio para quem possa realmente se interessar por ele.
Pelo fato de produtos do nicho de alimentação serem muito visuais (como-se com os olhos antes de comer com a boca), ter imagens muito bem feitas de seus produtos é um enorme diferencial. Por isso, ao fazer tráfego para delivery você precisa de muitas imagens boas que despertem o desejo de quem olha. Invista nisso.
Google Ads
Uma das ferramentas mais populares de tráfego pago para delivery, o Google Ads é um poderoso aliado de quem deseja colocar seu negócio nas primeiras posições da página de resultados do buscador.
Além disso, os anúncios podem ser mostrados em várias ferramentas do Google, o que significa que também podem aparecer no Gmail, no Youtube, em sites parceiros, etc.
Não se esqueça de fazer uso do Google Meu Negócio para que seu empreendimento apareça nas listas do buscador e no Google Maps.
Assim, toda vez que alguém estiver checando a sua região no mapa, seu negócio poderá aparecer como um ponto.
Ao clicar, a pessoa irá acessar as informações que você disponibiliza, fotos, rota, horário de funcionamento, além de um link para encaminhar o visitante ao seu site.
TikTok Ads
Em ascensão e já com 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, de acordo com um levantamento feito pela rede, o TikTok tem se mostrado um espaço promissor para anúncios online.
Para anunciar, crie uma conta na plataforma e escolha a opção “TikTok for Business”. Depois, basta delimitar seu público e orçamento. A ferramenta de anúncios do TikTok, ainda mais simples que a do Facebook e Google, está em constante evolução e, em breve, será uma das principais ferramentas de anúncios também.
Embora existam outras plataformas para se fazer anúncios na internet, como Bing, Twitter, LinkedIn, entre outras, as mais populares para se fazer tráfego pago para delivery são as que pontuamos acima.
Quanto custa o tráfego pago para delivery?
Os custos com o tráfego pago para delivery são bastante flexíveis, o que significa que você tem a liberdade de delimitar o valor que deseja investir com o impulsionamento e por quanto tempo deseja investir.
Os valores para a realização de tráfego pago para delivery, como pizzarias, hamburguerias, restaurantes, entre outros, podem variar bastante de acordo com o tipo de estratégia escolhida pelo anunciante, tamanho da cidade, número de concorrentes que anunciam na mesma região, tamanho do público que se quer atingir, entre outros fatores.
Além disso, o custo final deste investimento também vai depender de quanto você e sua equipe estão dispostos a aplicar no desenvolvimento de um projeto de tráfego pago para delivery.
Para saber qual deve ser o valor ideal para um plano inicial, pense na seguinte lógica: qual é o valor médio dos produtos que você vende? Quanto ganha com eles por dia?
Por exemplo, no caso do tráfego pago para delivery de pizza, imagine que suas pizzas custam em média R$ 40.
Portanto, o valor médio para o investimento diário com tráfego pago para delivery de pizza pode começar em torno desse valor. Com o suporte de especialistas em tráfego pago, como o time da Avio, você consegue definir o orçamento ideal para que as estratégias sejam efetivas.
Aqui, o ponto mais importante é estabelecer suas metas de forma apropriada e acompanhar o andamento das suas campanhas de perto, com as ferramentas corretas das plataformas de anúncios.
Assim, você consegue verificar o que funciona ou não para o seu empreendimento e clientela almejada, controlando seus gastos de uma forma mais estratégica.
Neste sentido, poder contar com o apoio de profissionais da área de Inbound Marketing pode facilitar muito o seu trabalho na hora de garantir retornos mais seguros para o seu investimento.
Caso tenha interesse em contratar um Gestor de Tráfego Pago para Delivery para o desenvolvimento de um plano de ação para os anúncios de seu negócio, entre em contato com a equipe da Avio para saber mais sobre nossos serviços personalizados.
Otávio Perez
Gestor de Tráfego – Subido
Especialista em Tráfego Pago Para Delivery
Fundador da Avio Agência Digital.
Apaixonado por Marketing Digital e por levar soluções à empresas e empreendedores.