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Empresa Online: 7 ações para levar seu negócio ao mundo digital

Uma empresa online se caracteriza por atuar em canais digitais e realizar negócios pela internet. Isso pode trazer efeitos positivos, como ganho financeiro, aumento de oportunidades e de competitividade perante o mercado.

Pessoas conversando sobre empresas online próximas a uma tela de computador

Por menos que você tenha ouvido o noticiário e notado o movimento do mercado recentemente, deve ter ouvido muitos termos que estão bem próximos da realidade de uma empresa online. Entre os assuntos mais comentados, estão: crescimento de lojas virtuais, aplicativos, “internet das coisas”, tecnologia 5G e transformação digital.

Neste caso, para uma empresa que ainda não está no ambiente online, os elementos mais simples do Marketing Digital podem ser uma novidade, como ter um site e um perfil em uma rede social, como Facebook, Instagram ou Google Meu Negócio.

Se a sua empresa ainda não está inserida no universo online, queremos chamar a atenção para dois dados importantes, que mostram que o comportamento do consumidor está mudando para se adaptar aos negócios digitais.

Segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, através do índice MCC-ENET, houve um crescimento de quase 74% do e-commerce no Brasil em 2020.

Ou seja, no ano em que a pandemia de Covid-19 estourou e muitas empresas fecharam as portas, aquelas que conseguiram se posicionar no universo digital a tempo não só sobreviveram, como aumentaram as vendas e conquistaram novos clientes.

Outro dado interessante: a Opinion Box e a Mobile Time, antes mesmo da pandemia de coronavírus, fizeram um levantamento chamado de Panorama de Comércio Móvel no Brasil, onde mostraram que mais de 84% dos consumidores do país fazem compras online usando o smartphone.

Atualmente, segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVci, o país tem 234 milhões de smartphones.

Com estas informações, uma empresa que fez ou pretende iniciar a transição do offline para o online pode desfrutar de um novo cenário para oferecer seus produtos e serviços usando a tecnologia, sem barreiras geográficas e alcançando um número imenso de potenciais clientes.

Índice

celular mostrando uma pizza
celular mostrando uma pizza
  • 1 7 ações para levar seu negócio ao mundo digital
    • 1.1 Ter um site é essencial para se tornar uma empresa online
    • 1.2 Domínio e criação mobile first
    • 1.3 Invista em marketing digital para sua empresa online
    • 1.4 Faça o cadastro no Google Meu Negócio
    • 1.5 Faça a gestão de leads com tecnologias apropriadas
    • 1.6 Crie conteúdos interessantes e interaja nas redes sociais
    • 1.7 Comunique-se com seu público por e-mail marketing
  • 2 Dicas especiais para não falhar quando sua empresa estiver online

7 ações para levar seu negócio ao mundo digital

A seguir, fizemos o levantamento de ações importantes para você conseguir migrar sua empresa do ambiente offline para o ambiente online. Em tempos cada vez mais digitais, quem não acompanhar o movimento do mercado pode estar com os dias contados.

Ter um site é essencial para se tornar uma empresa online

Investir em um bom site é o primeiro passo para uma empresa offline se tornar online. Provavelmente, algumas pessoas já disseram para você que o importante é ter uma página no Facebook ou uma conta no Instagram.

Se você ouviu isso, pode ter ficado mais perdido ainda, mas vamos aos fatos! As redes sociais são sim essenciais para sua empresa offline estar no ambiente digital, mas elas são complementares e não substituem o seu site.

A grande diferença entre o seu site e uma página na rede social é que o perfil de mídia social não é seu, mas de uma plataforma controlada por terceiros, com diversos termos de uso que estão fora do seu controle.

O site da sua empresa é diferente: é feito por você, sua empresa é proprietária, as regras de utilização são estabelecidas por você, bem como o tipo de conteúdo publicado, quantidade de imagens, serviços e produtos oferecidos.

Na prática, o site é a versão online da empresa física – é a própria empresa na internet e, por isso, ele é tão importante.

Sendo assim, o site se torna a vitrine da sua loja ou empresa no ambiente virtual, vai expor suas soluções para os clientes e será uma plataforma própria pela qual você vai concretizar negócios.

O primeiro passo para deixar de ser offline para se tornar uma empresa online é ter um site profissional! Agora, vamos aproveitar para tocar em pontos essenciais para seu site se destacar no ambiente online:

  • Tenha um site atual e feito com as melhores tecnologias disponíveis;
  • Seu site precisa ser seguro;
  • Se for um e-commerce, é preciso contar com um sistema de pagamento confiável;
  • Aposte no layout intuitivo, com boa experiência para o usuário, fácil de navegar e encontrar os produtos/serviços;
  • Tenha um site responsivo, que se adapta às telas de tamanhos diferentes, como notebook, tablet e smartphone.

Domínio e criação mobile first

Um dos primeiros – se não o primeiro – ponto para ter um site é ter um domínio, que é o seu endereço na web. Por exemplo: avio.com.br é um domínio.

No site Registro BR, você pode ver alguns domínios disponíveis. Ao escolher um para sua empresa, de preferência, escolha um domínio curto e forte para o seu segmento de negócio. Dessa forma, é mais fácil de as pessoas lembrarem do endereço de seu site.

Além disso, desenvolva o site com o conceito mobile first. Esse conceito segue a tendência que já vemos no mercado há alguns anos: o número de acessos à web é maior vindos de dispositivos móveis do que de computadores. Na prática, para seu negócio, isso significa ter um site otimizado para ser mostrado em dispositivos móveis, já que a maioria dos acessos virão deles.

Invista em marketing digital para sua empresa online

Quando o site estiver pronto, o próximo passo é convidar ou atrair as pessoas a conhecer a versão online da sua empresa. Para isso, existem diversas estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas ao seu negócio.

Por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode obter seguidores, engajar usuários e realizar vendas, deixando sua empresa cada vez mais conhecida na rede.

Os conteúdos que sua empresa, ou seja, sua marca, publica na internet, também têm muito valor para as pessoas.

Para isso, invista em um blog, em vídeos, podcasts e publicações com imagens de alta qualidade sobre seus produtos em redes sociais específicas para esse objetivo.

Contar com uma agência de marketing digital pode ser essencial para compreender o mercado onde sua empresa online precisa se destacar.

Neste caso, pode ser necessário abordar alguns conceitos importantes, entre os quais estão os seguintes:

  • Construir personas, uma representação do seu cliente ideal, baseada em comportamentos dos usuários, público-alvo, feedback de clientes e análise de dados;
  • Fazer uma análise de mercado para encontrar oportunidades nas quais a sua empresa pode se destacar;
  • Analisar a concorrência e fazer o benchmarking para saber quais são as práticas mais atuais do mercado;
  • Elaborar uma estratégia de marketing digital personalizada, com utilização de anúncios pagos, SEO e outros meios de progredir no ambiente online;
  • Entre outras ações!

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para você cadastrar a sua empresa e oferecer informações completas aos clientes que usarem o buscador ou o Google Maps.

Sabe quando você busca por um restaurante ou uma loja no Google e como resultado da busca você vê uma espécie de cartão do estabelecimento com fotos, telefone, rotas, entre outras informações? Então, é isso!

Entre os dados que vão ficar em destaque no Google Meu Negócio estão os seguintes:

  • Endereço;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Comentários e avalições de clientes.

Além disso, tem mais um dado positivo sobre essa ferramenta do Google: é grátis e super fácil de se configurar.

Faça a gestão de leads com tecnologias apropriadas

Agora, vamos considerar que sua empresa offline já se tornou, por exemplo, uma loja virtual ou está atraindo clientes para oferecer serviços.

A essa prospecção chamamos de captação de leads, que são contatos gerados com o objetivo de vender.

Para o Marketing Digital, a conquista de cada lead tem um valor inestimável, pois é necessário um grande empenho com publicidade para que um cliente entre em contato e deixe dados importantes como nome, telefone, e-mail, entre outros.

Por isso, para organização dos leads é indicado usar softwares de relacionamento com os prospects, como HubSpot e Salesforce. Ao usar essas tecnologias, seu time de atendimento e vendas poderá automatizar processos para que o resultado seja muito mais promissor!

Crie conteúdos interessantes e interaja nas redes sociais

Como disse anteriormente, as redes sociais não substituem o site, mas são muito importantes para sua empresa ter bons resultados no ambiente online.

Seu objetivo é conquistar seguidores, engajar os usuários, oferecer conteúdos que sejam de interesse das pessoas que estão acompanhando as publicações e vender?

As redes sociais são ótimas plataformas para divulgação de promoções, promover discussões sobre assuntos que são pertinentes para o seu negócio, fazer campanhas de divulgação, entre muitas outras formas de engajar a audiência.

Pelo Facebook ou Instagram, por exemplo, você pode interagir com o público, com testes e postagens que chamam a atenção. Existem muitas possibilidades para criar um plano de ação de marketing digital eficiente.

Comunique-se com seu público por e-mail marketing

Nesta etapa, você já possui o e-mail de muitos leads que foram captados por ações de marketing digital.

Afinal de contas, eles deixaram os dados para contato porque esperam receber alguma informação da sua empresa, como uma promoção com descontos ou o lançamento de uma novidade no mercado. Então, use o e-mail marketing para fazer este trabalho!

Essa é uma ferramenta poderosa!

Dicas especiais para não falhar quando sua empresa estiver online

Depois de colocar em prática as orientações que apresentamos acima, também é importante tomar alguns cuidados para sua empresa não perder audiência no ambiente online.

Postou uma informação na rede social? Veja se os seguidores fizeram alguns comentários e responda a todos eles. É muito comum ver empresas que publicam e simplesmente esquecem de dar continuidade a essa comunicação.

Aproveite as redes sociais para perguntar o que os clientes querem. Eles estão querendo promoções? Kits? Lançamentos? Entrega por delivery? Pagamento em mais parcelas?

Na verdade, as pessoas interessadas em seus produtos e serviços estão prontas para direcionar suas ações e apresentar o que elas estão precisando. Isso é mágico!

Fique sempre de olho nos passos dos concorrentes, veja o que eles estão postando nas redes sociais e como eles estão se posicionando no ambiente online. No fundo, os concorrentes podem ensinar bastante a você. Mas nunca se esqueça que o importante no universo online é ser original.

Comece a construir sua presença e autoridade virtual. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

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