SEO on page: entenda tudo o que você precisa e saiba como fazer
Se você está trabalhando com foco na missão de ficar na primeira página das buscas do Google, provavelmente já deve ter ouvido falar a respeito de SEO On Page. Mas, caso isso seja uma novidade para você, acompanhe que vamos explicar aqui, em detalhes, o que é SEO On Page e como este conjunto de técnicas para otimização de sites funciona na prática.
O SEO On Page é desenvolvido com uma série de práticas executadas nas páginas de um site que o tornam otimizado. Consiste na correta configuração de elementos como url’s, meta-tags, alt-text, imagens, títulos, intertítulos para que os buscadores vejam as páginas de um site com bons olhos.
A palavra otimização é uma constante que está no centro das atenções quando se trata de SEO. Vale esclarecer que:
Otimizar significa preparar um site ou conteúdo para que ele fique em conformidade com as regras que são importantes para os resultados orgânicos nos motores de busca.
Vamos entender melhor sobre a técnica do SEO On Page a seguir! Vem comigo.
O que é e como funciona o SEO nas páginas web
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) são indispensáveis para um site, blog ou outro conteúdo web ficar bem posicionado nas buscas orgânicas do Google, que são aqueles resultados que aparecem naturalmente (e gratuitamente) no buscador.
O SEO On Page é a técnica mais eficiente para impulsionar uma página web, blogpost ou materiais que estão dentro de um site. Assim, potenciais clientes ou consumidores que estão fazendo pesquisas nos buscadores, especialmente no Google, a respeito de produtos ou serviços, podem encontrar uma página bem ranqueada. Isso é muito importante, uma vez que cerca de 75% das pessoas que fazem busca nunca vão além da primeira página dos resultados da pesquisa (imFORZA).
Após digitarem um termo no buscador, seguramente os usuários acessam os sites que aparecem na primeira página, com destaque para as primeiras posições. Se a sua empresa não está na primeira página de resultados, chamada de SERP, você não só pode estar perdendo várias oportunidades de negócios como também poderá precisar fazer mais investimento em anúncios pagos. Ou seja, quando você está na primeira página, suas chances de receber visitas – e clientes – é maior e você ainda diminui os gastos com anúncios pagos.
Quando trabalhamos com um conjunto de esforços para a otimização de sites, blogs e páginas web em geral, chamamos isso de SEO On Page. O objetivo é melhorar a visibilidade online da sua empresa a partir de uma série sistematizada de ações de SEO.
O SEO On Page é feito conforme os fatores de ranqueamento, sempre atualizados, para que as páginas web do seu site fiquem otimizadas para atender aos requisitos dos motores de busca.
O grande desafio atualmente é implementar essa prática e manter a página amigável, preocupada em garantir uma excelente UX (User Experience, ou Experiência do usuário).
Com certeza você já deve ter caído em uma página péssima durante as suas buscas no Google, aquela página que não respondeu em nada a dúvida que você tinha ao fazer a pesquisa. Pois é, alguns sites utilizam um SEO sujo e pesado, nada interessante ou amigável. Atualmente, essas práticas exageradas de otimização não são bem vistas pelo Google – e nem pelos usuários, que acabam acessando uma página que não queriam ou não gostariam, pois não é exatamente o que ele estava procurando.
Uma das grandes vantagens do SEO On Page é que ele é voltado para as buscas espontâneas e gratuitas, algo que exige um investimento menor do que nos anúncios patrocinados, por exemplo.
Se a sua empresa estiver disputando um mercado local bem determinado, as palavras-chave para o SEO serão mais fáceis de serem trabalhadas.
Como otimizar o site com SEO on Page
Existe uma grande dificuldade em colocar isso em prática. Para a estratégia funcionar, todas as técnicas precisam ser aplicadas de forma integrada. Profissionalizar este trabalho é a melhor maneira de conseguir resultados eficientes na otimização de conteúdos, vídeos e imagens. Veja alguns pontos importantes!
Palavra-chave é muito importante
As palavras-chave são a base do SEO On Page. No planejador de palavras-chave do Google ou em ferramentas como a Ubersuggest, é possível fazer a seleção dos termos conforme a estratégia de Marketing Digital de cada negócio.
A posição das palavras-chave no conteúdo fará diferença no ranqueamento. O ideal é colocar a keyword sempre à esquerda, já que iniciamos nossa leitura e identificação visual da esquerda para a direita. Logo, o quanto antes o usuário reconhecer a palavra que estava procurando, antes ele se identifica com o material e tende a permanecer mais tempo em seu site.
O posicionamento das palavras-chave também é feito para melhor atender aos web crawlers, os robôs e indexadores automáticos usados nos sistemas de busca do Google. Por isso, elas devem ser inseridas nos seguintes elementos dos conteúdos:
- URL;
- H1;
- H2;
- Nas primeiras 100 palavras de cada conteúdo.
Também é preciso ter cuidado para não errar na dose e exagerar na quantidade de palavras-chave. Se isso acontecer, seu site pode ser taxado por usar uma prática black hat e o Google pode aplicar uma penalidade.
Vale lembrar que o algoritmo do Google é capaz de reconhecer a escrita de forma natural e usar variações das palavras-chave ao longo dos conteúdos costuma ser bastante eficiente para o SEO On Page. Elas são chamadas de Latent Semantic Index e o próprio Google oferece uma porção delas para sua campanha. Existem ainda ferramentas para identificar as melhores LSIs.
Title Tag
As tags são muito importantes para o bom funcionamento do SEO On Page. Esse é o título que aparece nos motores de busca, não o título do conteúdo que você está postando.
Se você usa o WordPress ou outra plataforma de criação, fica bem fácil fazer essa distinção. Quando a SERP identifica o conteúdo durante o ranqueamento, a frase inserida nessa posição funcionará como uma chamada para o conteúdo, como uma espécie de outdoor.
Ou seja, ela tem que atrair os usuários por meio do convencimento. Neste caso, é preciso trabalhar com concisão, pois o espaço da Title Tag é reduzido. O trabalho de escolha da Title Tag mais apropriada também precisa considerar os web crawlers. Vale a pena investir um tempo nessa etapa.
SEO On Page: combinação de short tail e long tail
O trabalho com keywords de cauda curta, média e longa fará bastante diferença no ranqueamento. A melhor prática, baseada na experiência de anos traçando estratégias para players dos mais diversos segmentos, é formar as Title Tags com palavras-chave de cauda curta (short tail) e cauda longa (long tail).
Por exemplo:
Material esportivo (palavra-chave)
Loja de artigos esportivos em Criciúma (long tail).
Para SEO On Page, é interessante fazer essa combinação em todas as páginas do site, desde a home até os conteúdos colocados em blogpost.
SEO On Page com URLs
As URLs são estratégicas para a campanha de SEO do seu site. Além de a URL ser o mais curta possível, ela precisa ser amigável, ou seja, precisa ser de fácil compreensão tanto para os buscadores quanto para o usuário, que precisa entender do que página daquela URL diz respeito assim que a lê.
SEO On Page com Metadescription
A Metadescription é a descrição da página e aparece nos buscadores. Ela precisa ter uma mensagem clara e objetiva, conter a palavra-chave e tamanho de aproximadamente 150 caracteres.
Sabemos que é difícil para quem não tem experiência com Marketing Digital criar uma Metadescription interessante e atraente em um espaço tão reduzido! Por isso a ajuda de uma equipe profissional é bastante interessante nessa etapa.
Links internos e externos
O SEO On Page precisa de link building, que é uma estratégia de trabalhar em seu site tanto com links internos – ligando uma página ou artigo à outra página ou artigo dentro de seu site – quanto com links externos – em outros sites – apontando para seu site, para que visitantes acessem seu site. Isso porque os robôs de busca consideram os links internos e externos como fatores de interesse ao usuário que está fazendo uma pesquisa sobre o tema.
Perceba que, neste artigo aqui, em alguns pontos estratégicos, nós também incluímos links para direcionar você para outros artigos que já produzimos. Isso faz parte da estratégia de SEO On Page.
Os links internos direcionam para conteúdos que estão postados no próprio site, como o blog da sua empresa ou serviços que ela oferece.
Os links externos levam o usuário para outros sites, blogposts, notícias, ferramentas, entre outros temas relevantes, mas que estão em outro domínio. Também são chamados de backlinks.
A ordem dos fatores faz muita diferença nos conteúdos para SEO On Page. A estrutura pode ser complicada para quem não está familiarizado com o formato, mas segue um modelo para você conhecer:
H1 – Marketing Digital
H2 – Marketing de Conteúdo e SEO On Page
H3 – Práticas de SEO para páginas web e blogpost
H4 – Palavras-chave, Metadescription, Link Building, Title Tag
Perceba que a estrutura segue uma ordem do mais abrangente para o mais delimitado e específico. Enquanto o H1 é o título do conteúdo, os outros intertítulos possuem palavras-chave e temas relevantes para os usuários, além de serem mais específicos.
Conteúdo de qualidade e Design Responsivo
Já falamos sobre isso, mas precisamos reforçar este ponto: a experiência do usuário é muito importante para o SEO On Page.
O conteúdo disponibilizado no site ou blogpost bem como em vídeo e imagem, precisa ser relevante para o usuário. Precisam ser mais profundos e gerar valor para quem lê. Dessa forma, não só você educa seu cliente com informações úteis, mas também ele fica mais tempo com você, em seu site. E isso é muito bom aos olhos dos buscadores.
Os sites devem ser agradáveis e com ótima navegabilidade. Quando eles são responsivos, adaptam-se ao smartphone, tablet e outros dispositivos. Isso melhora a experiência que o usuário tem ao acessar seu site e acredite: O Google sabe disso.
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