Como atrair clientes: dicas para aumentar as vendas
Atrair clientes é um dos principais objetivos de toda empresa, não é mesmo? Afinal, quem não gostaria de ver seu negócio conquistar mais clientes e aumentar o faturamento? Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada. Confira abaixo!
Uma das perguntas mais corriqueiras, mas também difícil de responder é: “Como atrair clientes?” já que, a maioria das empresas possuem este objetivo para vender mais e, consequentemente, lucrar mais.
Este é o fundamento do jogo, conquistar prospects e gerar vendas, crescer e prosperar usando as ferramentas digitais, uma vez que os negócios estão avançando cada vez mais para as vendas online.
Por isso, “como atrair clientes” é uma daquelas perguntas cuja resposta é tão valiosa que todos desejam ter. Entretanto, infelizmente, não existe uma fórmula mágica e muito menos pronta para aumentar o número de pessoas interessadas em uma empresa, produto ou serviço.
São tantas as variáveis envolvidas em uma estratégia de vendas que cada empresa precisa elaborar seu próprio plano, conforme suas características e condições atuais. Outras variáveis como: tipo de produto, tamanho da equipe de vendas, verba disponível para investir em marketing digital, preço e valor do produto no mercado, também podem influenciar as ações para atrair clientes.
No entanto, eis a boa notícia: todas as variáveis e problemas podem ser contornados com uma boa estratégia de marketing digital. Até a crise pode ser sua aliada e sempre existe um modelo de marketing que vai atrair os clientes certos para o seu negócio.
Índice
Estratégias de como atrair clientes em 2021
Saiba quem é seu público-alvo
Nem todos os consumidores do mercado são seus clientes em potencial. Pelo contrário, apenas uma fatia deles, que podemos categorizar como público-alvo, têm interesse e estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.
Sua empresa sabe quem são essas pessoas? Que idade elas têm? Onde elas vivem? Conhece as redes sociais que mais usam? Quais são os hábitos e suas rotinas de compra? Identificar o público-alvo é a primeira etapa da criação de uma estratégia para atrair clientes.
Ter um bom atendimento é uma das formas de como atrair clientes
O atendimento pode ser um grande problema, se feito da forma errada, ou uma verdadeira chance de prospecção e vendas, principalmente, para as empresas que precisam vender mais.
Logo, é uma prática importante treinar a equipe de atendimento para que uma pessoa tenha uma boa experiência sempre que estiver em contato com a sua marca. O bom atendimento engloba o cuidado com as pessoas não só na loja física, como também nos canais digitais, como: redes sociais, WhatsApp, e-mail, entre outros canais conhecidos como SAC 3.0.
Mais de 90% dos participantes de uma pesquisa da MindMiners e NeoAssist disseram que o atendimento é determinante para realizar ou não uma compra. A sugestão é treinar a equipe de forma profissionalizada!
Como atrair clientes pela internet em 2021
A web oferece vários canais de comunicação que podem ser usados para atrair clientes e gerar vendas. Veja os principais:
Blog
O blogpost é a publicação de um conteúdo em seu próprio canal, como um blog corporativo, falando sobre seus produtos e serviços de maneira educativa, oferecendo informações valiosas para o cliente, sem a intenção direta de gerar venda.
O conteúdo para blog trabalha com o conceito de inbound marketing e venda consultiva, a fim de conquistar o cliente através da atração, e não da promoção.
Quando o cliente precisar fazer uma compra, quem ele vai procurar? A empresa que oferece informações úteis para ele. É assim que as vendas acontecem na internet.
A vantagem do blog é que o conteúdo produzido pela empresa fica em uma plataforma própria e, quando o SEO é bem trabalhado, ele pode aparecer nos resultados do Google de forma orgânica. Este tipo de estratégia possui um ótimo custo x benefício, uma vez que não é necessário investir quantias altas em anúncios.
Redes sociais
Uma das melhores maneiras de atrair clientes rapidamente pela internet é por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras. São milhões de clientes conectados que podem se interessar no seu produto ou serviço.
Além disso, as redes oferecem ferramentas para vendas diretas para os clientes, como os Marketplaces. Nelas, pode-se impulsionar os conteúdos publicados para uma estratégia de vendas e ainda conseguir captar leads para serem nutridos pelo seu time de vendas.
Contudo, não há como atrair clientes pelas redes sociais com um trabalho amador. Grave isso! Isso porque as fotos, descrições, interações, número de publicações e horários dos posts são detalhes completamente profissionais que precisam ser feitos por usuários ativos das redes, que conhecem suas ferramentas e particularidades.
Atualmente, as empresas usam estratégias de divulgação e segmentação profissionais nas redes sociais com o intuito de criar um canal abastecido com muito conteúdo e manter um contato direto com o cliente.
Em resumo, as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine virtual. Por isso, se for entrar nessa disputa, é inquestionável profissionalizar a ação de vendas nessas mídias sociais com profissionais gabaritados no assunto. Do contrário, você poderá perder tempo – e dinheiro.
E-mail marketing
Uma empresa pode usar a base de contatos para atrair clientes novos ou pessoas que interagiram com os seus canais de alguma forma, mas não concluíram a compra por algum motivo. Neste caso, e-mails profissionais são enviados para recuperar o contato, oferecer um desconto, informar sobre alguma vantagem e, claro, gerar vendas. Por exemplo, você já deve ter recebido um e-mail com um cupom de desconto, te lembrando de um carrinho que você abandonou em alguma loja virtual.
Com uma campanha de e-mail marketing bem estruturada você pode gerar uma boa receita mantendo contato com sua base de clientes já existente.
Tenha um site profissional
Não tem como atrair clientes no ambiente digital se o site da sua empresa está antigo, desatualizado, pesado ou praticamente abandonado. Ou pior, se a sua marca ainda não possui um endereço virtual, já que negócios que não estão no ambiente online estão perdendo chances de vendas todos os dias e, com o tempo, tendem até a desaparecer.
Muitas empresas fizeram sites há anos e não reformularam o conteúdo desde então. Durante esse tempo, muita coisa mudou e é necessário atualizar a sua página com as funcionalidades que a internet oferece hoje.
Entretanto, ainda dá tempo de reestruturar o seu site e se tornar competitiva na internet, oferecendo seus produto e serviços no ambiente online de forma profissional.
Refazer o site da empresa não é importante somente por uma questão estética, mas, principalmente tecnológica. Novas tecnologias para segurança, SEO on page, carregamento mais rápido de páginas, lojas virtuais, integração de sites e redes sociais, cadastro de clientes com login e senha e mais um número imenso de ferramentas que podem ser incorporadas ao site para atrair clientes.
O que você está esperando?
Canal no YouTube
Postar vídeos no YouTube é uma ótima maneira de atrair clientes interessados em seus produtos e serviços. Os vídeos do tipo tutorial, por exemplo, podem mostrar, detalhadamente e de forma didática, como um produto funciona.
Mas, é importante reforçar que a qualidade dos vídeos precisa ser boa. Afinal de contas, é a imagem da sua empresa que está sendo exposta!
Fazer lives com experts na sua área podem ajudar bastante e há várias ferramentas – gratuitas, inclusive – que podem auxiliar a sua empresa na hora de se lançar no mundo virtual.
Promoções nas redes sociais para atrair clientes
Uma maneira de atrair clientes é por meio de campanhas promocionais nas redes sociais, já que elas costumam engajar bastante os seguidores.
Oferecer brindes e descontos, fazer sorteios e ações de marketing com promoções sazonais em datas especiais são algumas ideias de estratégias excelentes para a atração de clientes.
Conte com um influencer para promover a sua empresa
Muitas empresas estão criando ou fortalecendo parcerias com influenciadores digitais, pessoas com uma quantidade elevada de seguidores nas redes sociais e que têm poder de influenciar as pessoas. Essa estratégia, que funciona não só para a venda de produtos, mas também para a comercialização de serviços, está em alta e pode funcionar para sua empresa!
Anúncios no Google
Se a sua empresa já tem um site e mesmo assim ainda não conseguiu atrair clientes com ele, pois não aparece no topo das pesquisas que os usuários fazem no buscador, os anúncios são uma ótima maneira de encurtar esse caminho e fazer sua marca chegar mais rápido aos primeiros resultados.
Para isso, sua empresa deve contar com um gestor de tráfego ou com uma agência de marketing digital para elaborar uma estratégia de anúncios. Com isso, ela irá pagar para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca quando um determinado usuário pesquisar pelo seu produto ou serviço na internet.
Programas de fidelidade e indicações
Usar a sua base de clientes é uma forma muito inteligente de atrair clientes fortalecendo sua relação com quem já compra seus produtos ou serviços. Para isso, crie um programa de fidelidade, com vantagens reais para que eles continuem comprando, como descontos exclusivos, soluções personalizadas e cupons.
Além disso, as indicações que um cliente faz para que uma pessoa compre na sua empresa merecem uma compensação. Por exemplo, quem indicar um amigo para fazer uma compra pode ganhar um desconto ou mesmo uma bonificação em crédito!
Como atrair clientes para o ponto de venda
Por fim, separamos algumas dicas de como atrair clientes para sua loja física:
- A sua loja física está com o visual antigo? Tente repaginar o espaço e faça um evento para o lançamento do espaço, com uma nova decoração e um estilo mais moderno;
- A vitrine da loja precisa ser bonita, organizada e gerar o desejo de comprar no cliente para ele entre e pergunte sobre um produto;
- O time de vendas precisa agir como um grupo de consultores, mostrando ao cliente o quanto o produto ou serviço pode resolver a sua dor;
- Os atendentes precisam ser atenciosos, bem-humorados e prestativos;
- Tenha um mesmo produto com variantes e preços diferentes, para que o cliente tenha mais opções de acordo com o orçamento disponível;
- Não pressione o cliente para comprar, isso pode ser insuportável.
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